Considerado o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, o Enem 2025 teve suas notas divulgadas na última sexta-feira (16) e abriu oficialmente a disputa por vagas em universidades públicas e privadas. A nota do exame movimenta milhões de estudantes em busca de uma oportunidade acadêmica, que podem ficar em dúvida onde usar o resultado.
Para utilizar a nota obtida no exame, o governo federal criou 3 programas que visam facilitar a entrada do estudante no curso desejado, sendo: Sisu, ProUni e Fies, que abrem inscrições respeitando a mesma sequência.
Além desses programas, o aluno também pode tentar uma vaga em algumas universidades que aceitam a nota do Enem, como forma de ingresso ao seu centro de ensino, dispensando o vestibular.
Entenda, a seguir, como você pode utilizar sua nota para ingressar tanto em faculdades públicas quanto em instituições privadas.
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que, unido ao Enem, se torna a principal porta de entrada ao curso em uma universidade pública.
Já com inscrições abertas, o aluno pode submeter suas notas ao processo seletivo e escolher até duas opções de curso, que podem ser alteradas quantas vezes quiser até o encerramento, no dia 23 de janeiro.
O candidato pode tentar uma vaga por meio da Ampla Concorrência (AC) ou através da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que incluem pilares como renda e raça. Mas, é importante frisar que, para ingressar utilizando cotas, o candidato precisa ter estudado obrigatoriamente em escola pública.
Podem se inscrever no processo seletivo alunos que participaram de uma das últimas três edições (2023, 2024 e 2025) do Exame Nacional, sem ter zerado a redação e sem ter participado como treineiro.

PROUNI
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criada em 2004 para oferecer aos estudantes bolsas de graduação em instituições privadas. Essas bolsas podem ser concedidas de forma integral (100%), caso o candidato possua renda familiar até 1,5 salário mínimo, ou parcial (50%), caso sua renda familiar seja de até 3 salários mínimos.
Para se inscrever, o candidato precisa ter participado de pelo menos uma das últimas duas edições (2024 e 2025), obter nota superior a 450 pontos, não ter zerado a redação e ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo.
As inscrições estarão abertas do dia 26 até o dia 29 de janeiro.

FIES
Por sua vez, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), foi criado para financiar cursos de graduação em instituições particulares. Assim, o mesmo que o estudante não tenha condições de arcar com a mensalidade, ele pode realizar o curso e pagar após a formatura.
O programa oferece empréstimos estudantis com juros baixos (ou, até mesmo, sem juros) para que o aluno possa cursar a faculdade normalmente.
Semelhantemente ao ProUni, no FIES, o estudante precisa obter média igual ou superior a 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A renda necessária é de até 3 salários mínimos. A nota a ser usada pode ser de qualquer ediçãoa partir de 2010.
Desde 2024, o programa reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
As inscrições para esse processo seletivo ainda não começaram.

Leia também:
Como usar a nota do Enem no SISU, Prouni e Fies?
Ingresso direto
Além desses programas, o Enem também pode ser utilizado diretamente nas instituições privadas de ensino superior.
Algumas faculdades aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Nesses casos, o estudante pode se inscrever diretamente no site da instituição e informar sua nota no exame.
Assim, a universidade pode analisar a nota e decidir se fornecerá uma vaga direta, com bolsa integral, ou descontos proporcionais ao desempenho. Cada instituição define suas exigências, que devem ser consultadas através do site da própria universidade.
IES em Portugual
Em maio de ano passado, duas universidades portuguesas passaram a aceitar a nota do Enem para ingresso no curso de Medicina. São elas: Universidade de Lisboa e a Católica Medical School da Universidade Católica Portuguesa.
Para se inscrever, no entanto, o candidato precisa apresentar um resultado mínimo de 700 pontos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
📲As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM









