5 vestibulares abertos para medicina em faculdades públicas

Confira neste texto 5 universidades públicas com vestibular aberto para Medicina com ingresso em 2025

vestibulares abertos para medicina

Karla Thyale Mota

As instituições de ensino superior no Brasil que realizam vestibular próprio para medicina já deram início ao período de inscrições para os processos seletivos com ingresso em 2025. Portanto, quem está em  busca de uma vaga no vestibular de medicina, é fundamental ficar atento aos prazos e às universidades com vestibulares abertos para medicina.

Neste artigo, listamos 5 universidades públicas que oferecem o curso de Medicina e que já estão com os processos seletivos em andamento. Portanto, continue a leitura e confira.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

Campus de Palmas da UFT / Fonte: Instituição.

Localizada no estado de Tocantins, a Universidade Federal de Tocantins (UFT) disponibiliza 20 vagas para o curso de Medicina para o município de Palmas. As inscrições podem ser realizadas até 19 de setembro, portanto, quem tiver interesse em ingressar na instituição, deve realizar a inscrição logo.

A prova de conhecimentos gerais e redação serão aplicadas no dia 17 de novembro. De acordo com o edital, a data provável para liberação do resultado será a partir do dia 19 de dezembro.

Confira as principais informações:

• Inscrições: até 19/09
  • Valor da inscrição: R$ 140,00
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 20/09
  • Vagas: 20
  • Data das provas: 17/11
  • Link para inscrição

Acesse o edital e veja todas as informações: Vestibular UFT 2025.

Universidade Federal de Santa Catarina

Principal prédio da UFSC / Fonte: Instituição.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre as inscrições para o curso de Medicina em três cidades do estado de Santa Catarina: Araranguá, com 42 vagas, Curitibanos, com 18 vagas e Florianópolis, com 70 vagas.

Candidatos interessados em participar do processo seletivo, podem se inscrever até o dia 9 de outubro, através do portal da instituição. De acordo com o edital, as provas acontecem em duas etapas, a primeira em 07 de dezembro e a segunda em 08 de dezembro.

Confira as principais informações:

• Inscrições: 10/09 até 09/10
  • Solicitação de isenção: 10 a 27/09
  • Valor da inscrição: R$ 182,00
  • Pagamento da taxa de inscrição: 10/10/24
  • Vagas: 130 ao total nas três cidades
  • Data das provas: 07 e 08/12
  • Link para inscrição

Acesse o edital: Vestibular UFSC 2025.

Universidade do Estado da Bahia

Prédio Uneb em Salvador / Fonte: Instituição.

As inscrições para o vestibular de medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) estão abertas até o dia 07 de outubro. Conforme o edital, o vestibular contemplará o campus de Salvador com vagas para ingresso no 1º e 2º semestre de 2025 e as inscrições podem ser realizadas no portal da universidade.

Além disso, candidatos interessados em participar do vestibular responderão a duas provas aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro contendo questões de Língua Portuguesa, Redação, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas. Enquanto isso, o resultado será divulgado a partir do dia 31 de janeiro de 2025.

• Inscrições:  09/09 a 07/10/2024.
  • Valor da inscrição: R$ 90,00
  • Pagamento da taxa de inscrição:
  • Vagas: 70 vagas cada semestre
  • Data das provas: 15 e 16/12

Confira o edital completo da instituição: Vestibular UNEB 2024

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Campus Centro da USCS / Fonte: Instituição..

Continuando a lista de vestibulares abertos para medicina, os candidatos que desejam ingressar no curso da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), podem realizar a inscrição através do Portal Vunesp. As inscrições seguem até 28 de outubro.

Neste processo seletivo, são ofertadas 180 vagas divididas entre três campi. Ou seja, 60 vagas para o campus da cidade de São Caetano, 60 para Bela Vista, em São Paulo, e 60 para o município de Itapetininga.

Os candidatos podem concorrer nos três campi com vagas ofertadas. No entanto, será necessário pagar o valor de inscrição de cada um deles.

• Inscrições: 12/09 até 28/10
  • Valor da inscrição: R$ 350,00
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 29/10
  • Vagas: 180
  • Data das provas: 24/11

Acesse o edital do processo seletivo: Vestibular USCS 2025

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Prédio da UESB em Vitória da Conquista / Fonte: Instituição.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) também está com inscrições abertas para ingressos no primeiro e segundo período letivo de 2025 para os campi de Vitória da Conquista e Jequié, no estado da Bahia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de setembro.

Para o campus de Vitória da Conquista, são 15 vagas disponibilizadas, contando com a reserva de vagas. Já para o município de Jequié, são 14 vagas. As provas acontecem nos dias 1 e 2 de dezembro.

• Inscrições: 12 a 26/09
  • Valor da inscrição: R$ 110,00
  • Pagamento da taxa de inscrição: 23/10
  • Vagas: 15 (Vitória da Conquista) e 14 (Jequié)