A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), divulgou nesta terça-feira (6), o edital do 54º Exame de Suficiência para Concessão do Título de Especialista em Medicina do Trabalho 2025.
O exame é destinado aos médicos que desejam obter o reconhecimento oficial como especialistas na área, conforme as normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA). A prova será realizada no segundo semestre de 2025, e as inscrições estarão abertas a partir do dia 7 de maio, exclusivamente pela plataforma oficial da ANAMT.
Pré-requisitos obrigatórios
Para realizar a prova para o Título de Especialista em Medicina do Trabalho, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
1 – Inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).
2 – Ter finalizado o Treinamento Teórico-Prático equivalente à residência médica na área.
3 – Comprovar atuação profissional em Medicina do Trabalho por, no mínimo, quatro anos.
Essa comprovação pode ser feita por meio de:
- Registros em Carteira de Trabalho e declaração do empregador com descrição das atividades;
- Declaração do contratante com firma reconhecida ou certificado digital, acompanhada do CNPJ da empresa;
- Documentos de sócio ou proprietário de empresa de serviços em Medicina do Trabalho;
- Comprovação de atividades no exterior, com documentos apostilados e traduzidos oficialmente.
Importante: O prazo final para contabilização do tempo de prática profissional será a data de encerramento das inscrições.
Documentos obrigatórios
Para realizar a inscrição o candidato deve enviar os seguintes documentos:
- Formulário de inscrição preenchido no portal da ANAMT;
- Cópia do CRM definitivo e válido;
- Currículo comprovado com documentação adequada;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- Certidão de Regularidade Profissional atualizada (emitida há no máximo 30 dias), emitida pelo CRM de inscrição primária — e, se aplicável, também da inscrição secundária. Apenas declarações de inscrição ou situação financeira não serão aceitas.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição para a realização da prova é de R$ 3.000,00 para médicos não associados e R$ 1.500,00 para associados quites com a ANAMT ou AMB. O pagamento pode ser feito por boleto ou cartão de crédito, em até duas parcelas.
A inscrição só será validada após envio completo da documentação e confirmação do pagamento. O valor pago não será reembolsado em nenhuma hipótese, mesmo em caso de ausência na prova.
Associados inadimplentes podem regularizar a situação até a data-limite do cronograma. Para associados da AMB, é necessário apresentar declaração atualizada em papel timbrado da entidade.
Processo seletivo
O processo de avaliação para Título de Especialista em Medicina do Trabalho será constituído por duas etapas. A primeira é a avaliação curricular e a segunda, avaliação através da prova objetiva teórica e objetiva prática.
Avaliação curricular
A avaliação curricular analisa exclusivamente o Curriculum Vitae do candidato e os documentos comprobatórios enviados no momento da inscrição. Serão consideradas apenas as atividades relacionadas à especialidade, e essa etapa tem caráter classificatório, com pontuação máxima de 10 pontos.
Provas objetivas
A segunda etapa é dividida em duas provas objetivas: teórica e prática. A prova teórica consiste em 50 questões de múltipla escolha, realizadas em computador, com valor máximo de 45 pontos. Já a prova prática avalia habilidades, atitudes e competências por meio de cinco casos clínicos, cada um com cinco questões, também aplicada em formato digital, com pontuação máxima de 45 pontos.
QUADRO DE COMPOSIÇÃO DA NOTA DA PROVA
Avaliações | Pontuação para cada questão | Pontuação máxima |
Prova Objetiva Teórica (50 questões) | 0,9 | 45,0 |
Prova Objetiva Prática (25 questões) | 1,8 | 45,0 |
Avaliação curricular | — | Até 10,0 |
A nota final será composta pela soma das três etapas, totalizando até 100 pontos.
Resultados da Prova
Os resultados da prova para Título de Especialista em Medicina do Trabalho serão disponibilizados na área do candidato, no portal de inscrição da ANAMT. A partir das 10h do dia 03/10/2025, estarão acessíveis o gabarito oficial e o caderno eletrônico de questões.
Cada candidato poderá consultar suas notas individuais e o espelho de pontuação, com o detalhamento do desempenho em cada questão, no menu “Título de Especialista” / “Área do Candidato” no site oficial da ANAMT.
Para mais informações confira o edital completo.
Acompanhe outras atualizações sobre o universo da Medicina:
- Como escolher a melhor faculdade de Medicina? Confira alguns critérios essenciaispor Cleiton Alberto
- CFM oficializa Comissão de Saúde e Espiritualidade para estudar impacto da fé na recuperação de pacientespor Cleiton Alberto
- Inscrições do Mais Médicos encerram nesta quintapor Stephanie Freitas
- Mais de 750 dias de atrasos e adiamentos no Programa Mais Médicospor Edgar Jacobs
Leia mais sobre Medicina do Trabalho:
Tudo sobre a residência em Medicina do Trabalho; saiba mais!