O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) confirmou, nesta terça-feira (18), a anulação de três questões da edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A decisão foi tomada após análises técnicas da equipe responsável pela elaboração e correção da prova.
Possível vazamento em live
A nota divulgada pelo INEP, alegando o motivo, seria pelo possível fato das questões terem sido vazadas durante uma live que ocorreu dias antes das aplicações das provas.
Edcley Teixeira que se declarou como estudante de medicina e consultor, foi responsável pela live que saiu do ar no Youtube, durante essa transmissão ele expôs questões bem parecidas com as oficiais do Enem, que segundo o Inep não são iguais mais semelhantes.
Participação em prêmio da Capes
O estudante participou do Prêmio Capes, iniciativa nacional voltada para calouros do ensino superior. O concurso seleciona, por meio de uma prova, os 1.000 estudantes mais talentosos do Brasil, concedendo R$ 5 mil para cada premiado. Parte das questões aplicadas no prêmio aborda conteúdos que também podem aparecer no Enem.
De acordo com as informações apuradas até o momento, Edcley teria memorizado itens utilizados no prêmio e, posteriormente, apresentado versões semelhantes durante a transmissão ao vivo.
O estudante participou do premio CAPES, concurso nacional para recém ingressos no ensino superior. Que através de uma prova, ele reconhece os 1.000 estudantes mais talentosos do Brasil, premiando cada um com R$ 5.000. O objetivo é identificar e incentivar futuros pesquisadores e cientistas desde o início da graduação.
O Inep reiterou o compromisso com a segurança das provas e todo o processo de elaboração do exame, e para investigar melhor sobre esse ocorrido, acionou a Polícia Federal, que irá apurar sobre esse possível vazamento das questões.
Não foram divulgadas quais questões especificas serão anuladas.















