3 dicas para redação nota mil

Compartilhar:

competência 3

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Caso você não esteja lembrado medaholic, a melhores escolas médicas está aqui para refrescar sua memória e falar da importância que a redação tem para elevar sua pontuação na prova do Enem, e no texto de hoje vão 3 dicas para redação nota mil.

Não minta, jamais!

Os especialistas selecionados pelo Inep fazem a escolha do tema a partir de algum fato que impactou ou exerce influência sobre a sociedade no contexto atual, seja brasileiro ou internacional. 

O modelo de texto exigido na redação do Enem requer a capacidade de dissertar a respeito do tema proposto de maneira argumentativa. Isso quer dizer que o seu ponto de vista sobre aquele assunto precisa ser exposto de maneira clara, objetiva, mas principalmente, coesa. É preciso fazer sentido dentro do contexto geral.

O enunciado e os textos de apoio vão apresentar o tema da redação do Enem. Leia esses materiais com toda a atenção possível e evite utilizar os dados ou fatos desses textos, eles são apenas a base para o direcionamento (bem como hipóteses sem fundamentação teórica). 

Não passe de 30 linhas

Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas as etapas do texto dissertativo-argumentativo com uma redação tão pequena!

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

Agora, é bom ficar ligado porque como mostramos no começo, um dos motivos frequentes para zerar a redação é parte desconectada do tema proposto. Para ir bem na redação do Enem, é importante que o seu texto tenha organização e raciocínio lógico. E isso nem sempre significa escrever muito. 

Se liga:

  • introdução: 1 parágrafo com cerca de 6 linhas;
  • desenvolvimento: 2 parágrafos com cerca de 7 linhas cada;
  • conclusão: 1 parágrafo com cerca de 6 linhas.

O que NÃO fazer na redação

Quase 96 mil estudantes zeraram a redação do Enem na edição de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Enem). O principal motivo que levou os alunos a terem a prova zerada foi redações em branco, representando 43.391 casos. Em seguida, fuga ao tema, em 28.408 casos. Os demais foram: cópia do texto motivador (7.551), texto insuficiente (6.215), não atendimento ao tipo textual (4.865), parte desconectada (2.818), e outros motivos (2.540).

Como você notou acima, a reprodução de trecho ou da íntegra do texto motivador, assim como a fuga do tema são alguns pontos que já vão te orientar sobre o que não pode citar na redação do Enem. Mas, eu separei outros pontos, confira: 

  • Desrespeito aos direitos humanos;
  • Linguagem coloquial;
  • Erros gramaticais (acentuação, ortografia, pontuação, etc);
  • Erros de concordância e regência verbal ou nominal;
  • Escrever um texto que não é coeso ou coerente;
  • Não detalhar a proposta de intervenção, etc.
  • Escrever o texto predominantemente em outro idioma que não seja português;
  • Inserir qualquer tipo de identificação fora do lugar designado para isso (assinatura, nome, apelido ou rubrica, por exemplo.
  • Inserir um trecho desconectado do tema no meio da redação;
  • Inserir desenhos ou outras formas não verbais no texto.

Siga as dicas, pratique bastante a redação, e quando bater a dúvida vem reler essas 3 dicas para redação nota mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?