Ferramentas para produtividade na quarentena

Blog
Reading Time: 3 minutes

Esse período de isolamento exige maior organização das tarefas diárias e isso inclui os estudos (vestibulares chegando, não é mesmo?). E para isso buscamos ferramentas para produtividade como tabelas, calendários, post-its, que são alguns dos recursos que já trouxemos em blogs anteriores. (Leia o blog “Não consigo organizar meus estudos. E agora?”)

Além do tradicional, tem as ferramentas para produtividade que podem ser encontradas no digital, até porque sabemos que você não larga do celular nessa quarentena! Que tal fazer bom uso?

Pra isso, fomos atrás de algumas formas de incentivo para te ajudar a não sair do ritmo de estudos para o Enem, que já tem data marcada, e outros vestibulares de medicina abertos também. E, claro, sempre pensando na saúde mental e bem estar, já que angústia, ansiedade são algumas das questões mais levantadas atualmente por razões como hiperinformação, notícias falsas e outros ruídos acerca do tão temido coronavírus. Mas, “the show must go on”, certo?! E dá pra fazer isso sem sair da casa!

Confira agora alguns apps que vão te auxiliar a manter a produtividade e o fluxo de estudos:

Os estudos continuam, afinal de contas, não estamos de férias!

Começaremos pelo App Prova que é um app disponível tanto para o sistema Android como o iOS. Este aplicativo é super completo e disponibiliza provas de vários vestibulares do Brasil inteiro e ainda possibilita a resolução de problemas num tempo estabelecido, cronometrado que já dá pra ir treinando para as maratonas que são as provas de vestibular. Além disso, ele utiliza o TRI (Teoria da Resposta ao Item), padrão adotado pelo Enem para atribuir as notas que vocês vêm lá no sistema.

Geekie Games Enem: é “jogo” sim, mas não é pra se divertir!

Este aplicativo é destinado para aqueles que realmente vão fazer Enem. Só está disponível para sistema Android e PC.

Mas e como funciona? O aplicativo reúne simulados, exercícios, relatórios de desempenho e planos de estudos a fim de traçar, posteriormente, o perfil do aluno e adequar a estratégia de estudos a necessidade do aluno.

A física pode ser mais leve e interativa!

O app Física Interativa está apenas disponível para PCs e para o sistema Android, o que limita um pouco o acesso para quem possui apenas aparelhos com sistema iOS. Mas vamos falar de seus benefícios? O aplicativo possui várias questões de física com resolução e aulas em vídeo, além de possibilitar o acesso de fórmulas offline.

Se gosta mais de literatura, temos uma sugestão perfeita: O Wattpad!

Cada um vai ter inclinação para determinada matéria ou área de conhecimento e literatura é uma delas. Imagina só poder acessar clássicos e também obras de novos escritores, tudo em lugar só? Esta aplicação permite que o acesso a vários livros e contos gratuitamente.

Está disponível em forma de aplicação para iOS e Android, e para a web também.

Corpo são e mente sã!

Tudo deve estar balanceado. Exercícios, estudos ou trabalho, alimentação, assim conseguimos ter um equilíbrio na rotina diária, que já falamos algumas vezes aqui: é necessário um planejamento!

Tá, e o que pode me ajudar a manter a produtividade e ter saúde mental?

Falta de concentração, distrações, ansiedade… esses são os males da quarentena e é para isso que serve o aplicativo Headspace. Nele você encontra várias técnicas para aumentar o foco e diminuir picos de estresse que tem sido o motivo da maior por profissionais de saúde mental.

É esquecido? No app é possível criar lembretes para organizar a rotina de exercícios e não deixar nada de fora do planejamento!

Relaxe entre exercícios, posições de yoga podem ajudar na concentração!

O aplicativo Daily Yoga possui mais de 500 posições de ioga que vão te ajudar a relaxar e manter a saúde em dia. Possui programas para iniciantes, ou seja, não precisa ser um guru dos exercícios físicos, e avançados com os objetivos de relaxamento, meditação e até tonificação corporal.

Claro que não trouxemos aqui todas as ferramentas para produtividade disponíveis para te ajudar, selecionamos as mais “queridinhas” e acessíveis.

E como sempre, buscamos mostrar formas de obter êxito nas metas do planejamentos traçado por vocês e que também se encaixam no perfil de cada estudante.

Se cuidem, bebam muita água, mantenham hábitos saudáveis e fiquem em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Notícias

Reprodução assistida no Brasil: CFM publica atualização

Notícias

Internato em medicina: É a melhor fase do curso?

Blog

Estratégias para escrever uma boa redação no Enem

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina