7 curiosidades do Enem para você guardar e compartilhar

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Abriram as inscrições do exame mais importante do país, por isso reunimos 7 curiosidades para você compartilhar com aquele seu amigo medaholic e aliviar a mente da pressão nesses dias. Vamos lá? 

 

1- A primeira edição do Enem foi em 1998

O Brasil perdeu a final da Copa do Mundo, o google foi criado, Titanic dominava os cinemas e o mais importante: o país escolhia a nova loira do Tchan. Ah e também o Inep realizava a primeira edição do Enem.

1

Ele servia para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, apesar de duas instituições de ensino superior já usarem a nota como forma de ingresso. Agora vai bater a saudade: a taxa de inscrição era de apenas 20 reais. 

 

2- O primeiro tema da redação

“Viver e aprender”, simples e poético. Era isso aí mesmo, medaholic. Pelo jeito, o Inep só queria incentivar o potencial argumentativo dos estudantes. Já para motivar, também tinha um trecho da música de Gonzaguinha “O que é o que é”.

2

3- Recorde de inscritos

 

Foram mais de 9,5 milhões de inscritos em 2014 e, sim, no fatídico ano do 7 a 1.   Em média, a prova tem mais de 6 milhões de candidatos todos os anos. É o maior evento educacional do país.

 

Para se ter ideia dessa imensa quantidade de jovens prestando a prova, seria equivalente à soma das populações do Distrito Federal, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amapá e Acre juntos! 

 

4- Popularidade

E não é que a prova fez o seu nome? O exame hoje é considerado o segundo exame com mais inscritos no mundo. Só ficando atrás do GAOKAO, que falando da maneira mais simplificada possível, é tipo o Enem da China. O Gaokao já obteve a marca de mais de 10 milhões de inscritos. Imagina o tanto de gente.

3

5- O método TRI

 

Desde 2009, o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item, um método para calcular a nota das questões do Enem. Tanto na produção, como na correção da prova. Mas quem fala melhor sobre isso é a nossa especialista, Camila Ferreira, que você pode dar uma olhada no que a Camila escreveu sobre como arrasar na TRI.

 

6- Mais de 70% dos inscritos no primeiro Enem digital não compareceram

 

A primeira vez que o MEC utilizou o método digital foi na última edição. Só que mais de 70% dos inscritos não compareceram no dia da prova. Muito por conta da pandemia e também do grande deslocamento necessário de alguns alunos, a alta taxa de abstenção ficou muito alta.

4

Mas a abstenção no Enem é comum. No método tradicional, o impresso, mais da metade dos inscritos também não compareceram a pelo menos um ou os dois dias de realização do exame, mais precisamente, 55,3% dos estudantes que realizaram a inscrição.

 

7- Ele é internacional ele

Você sabia que o Enem também é valido também em outros países? Atualmente, instituições em Portugal, Estados Unidos, Canada, Reino Unido, Irlanda e França recebem alunos com as notas do teste brasileiro. O Inep tem acordo com 50 universidades e institutos politécnicos.

Inclusive, Portugal é um dos destinos mais procurados. 

5

Aqui você pode conferir as 50 Instituições em Portugal que aceitam a nota do Enem.

 

Eu sei que você não vai fazer como esses estudantes, né? Então aproveita que aprendeu essas curiosidades sobre o Enem e vai fazer a sua inscrição!

Até a próxima, medaholic 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?