As Melhores Escolas Médicas do Brasil

Olá, estudante! Hoje o blog do MEM vai te mostrar as melhores Escolas Médicas do Brasil, entre todas as regiões do país, facilitando a sua escolha para a melhor instituição para você.

Sabemos que o curso de medicina é um dos mais procurados e concorridos do Brasil, mas como saber quais as melhores instituições do país? Nós do Melhores Escolas Médicas iremos apresentar as melhores instituições, mostrando uma lista das melhores faculdades federais e particulares.

Para classificar as melhores instituições, levamos em conta alguns fatores, tais como: nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), avaliações do Ministério da Educação (MEC), infraestrutura, conteúdo, material, entre outros.

Além disso, é bom reforçar que além de ser bem conceituada, existem outros fatores que tornam uma faculdade a melhor e a mais ideal para você, como: valor de mensalidade, professores, infraestrutura, instalações, proximidade com sua residência, custos com transporte, entre outros.

Anualmente o RUF divulga a lista das melhores universidades do Brasil credenciadas ao MEC, tendo como base os indicadores de pesquisa, mercado, ensino, entre outros.

Além das instituições de ensino, o RUF avalia cerca de 40 cursos de graduação ofertados por faculdades, universidades, institutos federais e centros universitários.

Com base no RUF 2019 segue o top 5 das melhores faculdades particulares de medicina do Brasil:

1. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – RS)
  2. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP – SP)
  3. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC – SP)
  4. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP – BA)
  5. Universidade de Fortaleza (UNIFOR – CE)

Já as melhores Universidades Federais de medicina de acordo com o RUF e o MEC são:

1. Universidade de São Paulo (USP- SP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – SP)
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – MG)
  4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – SP)
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – RS)

Curtiu? Lembrando que é melhor sempre você pesquisar bem para saber qual instituição se enquadra melhor com o seu ideal. Fique sempre ligado aqui no nosso Portal MEM para saber as atualizações das Melhores Escolas Médicas do Brasil.