Atividade física e estudos: ajuda?

Nos últimos dias venho compartilhando com vocês assuntos relacionados à melhora do desempenho nos estudos. Dando continuidade ao assunto, hoje iremos falar sobre os benefícios do exercício físico no processo de aprendizagem do jovem estudante brasileiro.

Vocês já pararam para se perguntar porque temos uma disciplina de Educação Física na escola? Bom, eu já. E não, não é para encher a grade de horário por falta de opção. É porque a se exercitar é realmente importante para o desempenho acadêmico. E eu te provo com artigo científico. Depois que ler este texto inteiro, clique aqui.

Agora responda umas perguntas, com total sinceridade.

( ) Você já foi uma das pessoas (assim como eu), que achava ou acha que praticar exercícios físicos ia te deixar mais cansado e esgotado para realizar outras atividades do dia a dia, inclusive para estudar?

( ) Já achou que as aulas de Educação Física da escola eram só enrolação e não via sentido algum nelas?

( ) Já ignorou 100% quando alguém falava que se exercitar é importante?

Se respondeu SIM para qualquer uma dessas perguntas, quero ter o prazer de dizer que eu não estava errada sozinha. Você também está.

O primeiro benefício da pratica regular da atividade física é a manutenção da saúde. O personal trainer, Kadu Passos, explica que se exercitar é essencial para manter a saúde em dia, e no caso dos estudantes, ainda prepara para a maratona de provas. “Praticar exercícios físicos promove uma maior força e resistência corporal e isso auxilia os estudantes não só nas longas horas de estudos, como nas maratonas de provas”. Além disso, Kadu ainda deu uma dica para as matérias decorebas. “Uma boa opção é utilizar as caminhadas e outros exercícios para associa-los aos assuntos estudados. Esta técnica de exercício mental, pode ajudar nas conexões entre conceitos e ambientes”, finalizou.

Outro benefício é a sensação de bem estar. De acordo com o profissional de educação física, os exercícios “liberam substâncias que aumentam a sensação de bem estar, diminui o estresse e auxilia no controle da ansiedade antes das provas, além de aumentar a qualidade do sono, essencial para ter um bom rendimento”. Além disso, os exercícios também “aumentam a capacidade da memória, melhora a concentração e ainda prepara o corpo para as longas horas de estudos”.

Vamos à lista de benefícios

1. Aumenta a capacidade da memória
  2. Melhora a concentração
  3. Aumenta a energia
  4. Controla a ansiedade
  5. Melhora o sono

Quais exercícios devo fazer?

Quando se fala em praticar atividade física, a primeiro coisa que vem a cabeça de muitos (falo por mim), é a associação as academias de musculação. E só de pensar nisso, a galera já desiste, pois alegam não ter condições para pagar a mensalidade, não ter como se deslocar até ela, não ter tempo e várias outras coisas. Mas eu quero te contar um segredinho que é a solução para todos os seus problemas: não precisa de academia para praticar atividade física.

Não? Não!

O médico Esportivo, Dr. Danilo Pereira, explicou que a pratica pode ser realizada em casa, a qualquer hora, desde que seja com uma carga moderada. Leu bem né? Não é nem devagar demais, nem intensa demais. “É muito possível se exercitar em casa. O estudante pode reservar uns 30 minutinhos entre as pausas de estudos para realizar algum treino aeróbico, uma corrida, uma caminhada mais acelerada ou qualquer outro tipo de exercício que os tire da sensação de inércia. Os exercícios não precisam ser de alto impacto, mas precisam, pelo menos, que faça a pessoa sentir algo. Nada cômodo demais, nem nada forte demais”.