Aumento de produtividade: Veja dicas que vão te ajudar!

Blog
Reading Time: 2 minutes

Manter a concentração e o aumento de produtividade nesta quarentena tem sido um desafio para aqueles que ainda não se adaptaram à nova realidade.

A verdade é que a rotina de estudos não pode parar! Afinal de contas, o Enem já foi anunciado pelo INEP e nos aguarda aí para o final do ano.

Estamos vivendo o tempo das redes sociais e as distrações são muitas, por isso a PRAVELER, empresa de soluções em financiamento estudantil, elegeu 5 dos principais erros no aumento da produtividade cometidos pelos estudantes vestibulandos durante esse período de isolamento social.

Confira a lista para te ajudar no aumento de produtividade:

 1. Falta de rotina é caótico!

Organizar as atividades, determinar prazos e obedecer à risca podem ajudar a não acumular conteúdos e dar conta da demanda de estudos. Além de diminuir os picos de tensão e ansiedade nesse período de isolamento, e claro, obter resultados ao fim do dia. Recursos como calendários, agenda digitais, post-it podem ajudar no aumento da produtividade.

2. Estudar na sala? Errado!

Com essa nova flexibilização das rotinas de estudos e também de trabalho em função da quarentena, as pessoas ainda não se adaptaram ao ponto de separar um espaço ideal para desenvolver as atividades que antes eram feitas fora de casa.

É importante estabelecer um espaço com boa iluminação, pouco ruído para aumentar o desempenho nas tarefas. E, claro, não ficar de pijamas! Simular as postura e atmosfera do trabalho/ambiente educacional são fatores que influenciam no resultado.

3. Ah, depois eu pergunto!

Acúmulo de dúvidas pode ser um dos maiores problemas dos estudos à distância. Anotar tudo deve ser uma prática frequente, presencialmente ou à distância, e apresentar nas aulas é uma forma de manter o fluxo constante e sem ruídos no processo de aprendizagem. Solicitar o questionamento/atendimento ao professor de forma individual pode ser uma forma eficiente de acabar com obstáculos na rotina de estudos, mas às vezes a sua dúvida pode ser a de muitos, então discuta isso também com os seus colegas.

4. O “zap” apita e a lição atrasa

Manter o celular e outros aparelhos, como TV e rádios, ao redor pode tomar um tempo que pode gerar atrasos inclusive em atividades já organizadas do cronograma para os dias que seguirem. Lugar silencioso é a melhor alternativa para o aumento da produtividade e melhorar a fixação também, como já foi dito no tópico 2 desta lista.

5. Só as atividades externas param!

É “old” essa história de que NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS! As aulas por vídeo devem ser levadas a sério, tanto quanto as presenciais, porque haverá avaliações e o acúmulo de matéria pode se tornar um problema e prejudicar a aprendizagem ao longo do curso. Sabemos que seguir regras, de forma metódica, está cada vez mais difícil. A ideia de não poder sair de casa ainda é caótica na cabeça de muita gente, principalmente daqueles que sofrem com adaptação para organizar a rotina de estudos à distância.

Vale ressaltar que vários recursos de áudio e vídeo podem auxiliar no processo de aprendizagem, e buscar maneiras mas harmônicas para ter progressos no fim dos ciclos estabelecidos nos planejamentos de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o nosso blogpost sobre métodos de estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina