Capital ou interior: qual o melhor local para exercer a medicina?

Compartilhar:

cronograma-de-estudos-na-reta-final

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O local onde uma pessoa pode exercer a medicina é uma escolha pessoal que depende de diversos fatores. Cada opção apresenta suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha ideal dependerá dos objetivos e preferências individuais de cada profissional. Para saber tudo isso, continue lendo!

Atualmente existem 388 cursos de Medicina no Brasil com uma oferta de 42.216 vagas. Dentre elas, a maioria dos cursos são ofertados por instituições de ensino privado, 224 instituições ofertam 252 cursos, enquanto na rede pública, 99 instituições ofertam 136 cursos. 

Sendo assim, em todo o país, 63,5% das vagas dos cursos de Medicina estão nos interiores dos Estados. Ao todo são 26.805 vagas em IES localizadas no interior e 15.411 nas capitais. 

 

Quais são as vantagens de exercer a medicina na capital?

Exercer a medicina em uma grande cidade pode oferecer mais oportunidades de carreira, além de uma variedade maior de especialidades médicas.  Isso pode ser vantajoso para médicos que desejam se especializar em áreas específicas ou avançar rapidamente em suas carreiras. 

Exercer a medicina em uma capital pode oferecer diversas vantagens para os médicos. Confira algumas delas:

 

Maior variedade de especialidades médicas

As grandes cidades costumam ter hospitais de grande porte, clínicas especializadas e centros de pesquisa que oferecem uma variedade maior de especialidades médicas. Isso pode ser vantajoso para médicos que desejam se especializar em áreas específicas ou avançar rapidamente em suas carreiras.

 

Oportunidades de carreira

As capitais geralmente possuem um mercado de trabalho mais amplo, competitivo e abrangente. Isso pode oferecer mais oportunidades de carreira para médicos. Há uma demanda maior por profissionais de saúde nas cidades grandes, e isso pode abrir portas para novos desafios e crescimento profissional.

 

Remuneração mais alta 

Em geral, os salários dos médicos em áreas urbanas são maiores do que em regiões rurais ou em cidades menores. Isso pode ser um fator importante para médicos que desejam ganhar mais dinheiro e melhorar sua qualidade de vida.

 

Infraestrutura médica mais desenvolvida

As capitais geralmente têm uma infraestrutura médica mais desenvolvida, com acesso a equipamentos de última geração, tecnologia avançada e serviços médicos mais especializados. 

Se você pensa em fazer uma especialidade que precise mais disso para garantir um atendimento de maior qualidade aos pacientes, é um ponto a considerar.

 

Oportunidades de networking

Em grandes cidades, há mais oportunidades para médicos se conectarem com outros profissionais da área, como pesquisadores, professores universitários, especialistas renomados, entre outros. Isso pode abrir portas para colaborações, parcerias e novas oportunidades de carreira.

Essas são algumas das vantagens de exercer a medicina em uma capital. No entanto, é importante lembrar que cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha ideal dependerá dos objetivos e preferências pessoais de cada médico.

 

Quais são as vantagens de exercer a medicina no interior?

Por outro lado, a vida no interior pode oferecer uma qualidade de vida mais elevada, com um custo de vida menor e uma comunidade mais unida. Em áreas rurais, a demanda por médicos pode ser maior do que a oferta, criando oportunidades para profissionais da área médica. 

Além disso, o contato com a natureza e a possibilidade de trabalhar em clínicas comunitárias podem ser atraentes para médicos que valorizam o trabalho em equipe e o contato direto com os pacientes. Confira algumas vantagens:

 

Maior qualidade de vida

O ritmo de vida no interior costuma ser mais tranquilo e menos estressante do que nas grandes cidades. Isso pode ser vantajoso para médicos que buscam uma vida mais equilibrada, com mais tempo para a família e para atividades pessoais.

 

Comunidade unida

Em geral, as comunidades no interior são mais unidas e solidárias, o que pode criar um ambiente de trabalho mais agradável e colaborativo. Médicos que valorizam o trabalho em equipe e o contato direto com os pacientes podem se beneficiar desse tipo de ambiente.

 

Demandas específicas da população

Em algumas regiões do interior, há uma demanda maior por médicos de determinadas especialidades. Por exemplo, em áreas rurais com uma população envelhecida, há uma demanda maior por geriatras. 

Isso pode ser vantajoso para médicos que desejam se especializar em uma área específica e ter uma demanda maior por seus serviços.

 

Custo de vida mais baixo 

Em geral, o custo de vida no interior é mais baixo do que nas grandes cidades. Isso pode significar um salário menor em algumas regiões. Contudo, também pode significar uma maior qualidade de vida e mais dinheiro para investir em atividades pessoais e na família.

 

Contato com a natureza 

Em áreas rurais, há uma maior proximidade com a natureza, o que pode ser um fator importante para médicos que valorizam o contato com o meio ambiente e atividades ao ar livre.

 

Qual escolher então?

Lembrando que existem universidades qualificadas em todos os locais, o curso de medicina da Universidade de Vassouras, por exemplo, fica no interior do Rio de Janeiro. Com nota 4 no MEC, a instituição possui um dos melhores cursos de medicina do Rio de Janeiro e está com o vestibular para medicina aberto.

Antes de fazer a sua escolha, é importante destacar que há desafios em ambas as opções. Por exemplo, trabalhar em áreas rurais pode significar uma menor infraestrutura médica. Bem como um menor salário em algumas regiões. 

Já nas grandes cidades, o trânsito e a poluição podem ser problemas que afetam a qualidade de vida dos médicos e de seus pacientes.

Portanto, não há uma resposta definitiva para qual o melhor local para exercer a medicina. Isso dependerá dos seus objetivos e preferências pessoais, além de fatores como oportunidades de carreira, qualidade de vida e acesso a serviços médicos. 

Comenta aqui o que você achou e qual desses você escolheria!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?