Como encontrar o método de estudo ideal

O processo de aprendizagem não é o mesmo para todo mundo. Cada um tem seu ritmo e é importante observar que se uma abordagem é bem compreendida por um estudante pode não ser por outro. Por isso, nesse blog vamos falar sobre como encontrar o método de estudo ideal.

O importante é você procurar formas diferentes de aprendizado

Graças à tecnologia e a evolução das metodologias ativas, há uma diversidade de ferramentas que podem auxiliar no processo de aprendizado. Se você está se preparando para entrar no curso de Medicina e não pode fugir das aulas tradicionais em cursinhos e na escola, pode encontrar outras formas de melhorar seu desempenho nos estudos.

Saiba que não existe uma metodologia de ensino ideal, o que existem são modelos de aprendizagem que melhor se adaptam ao processo de preparação. Está com dificuldade para encontrar a melhor forma de aprender? Nós te damos alguns caminhos.

Como vamos te ajudar a encontrar o método de estudo ideal:

1. Organize seus estudos
  2. Diversifique a forma de aprender
  3. Ganhe experiência prática
  4. Aproveite as provas para maximizar o aprendizado
  5. Evite as distrações
  6. Estude relacionando com a vida

Organize seus estudos

Certamente você já ouviu aquele ditado que diz: “quem não sabe para onde ir, não chega a lugar nenhum!” É exatamente isso que acontece quando você não organiza e sistematiza seus estudos. Fazer tudo ao mesmo tempo só gera angústia e ansiedade porque parece que o volume de estudo se torna muito maior.

Já dissemos no aqui que a qualidade do estudo é mais importante do que a quantidade e isso deve ser levado a sério. Organize suas horas de estudo criando um cronograma com horário para cada disciplina ao longo da semana. Isso vai te ajudar a não ficar ansioso com tanto conteúdo e melhorar significativamente seu processo de aprendizagem. Como também pode contribuir para você encontrar seu método de estudo ideal: método progressivo, método pbl, ciclo eara, pomodoro, entre outros.

Diversifique a forma de aprender

Hoje nós temos o mundo ao nosso alcance pela internet e, obviamente, muito conteúdo para ajudar nos estudos. Utilize computador ou dispositivos móveis para complementar a leitura de livros e apostilas. Outra coisa bacana para fazer na internet, é utilizar aplicativos  que ajudam a resolver questões de processos seletivos anteriores, jogos educativos e acompanhar aulas on-line. Assistir  a documentários, filmes e séries também podem ajudar na aprendizagem quando utilizados como apoio na complementação do conteúdo visto em sala de aula. Sempre peça dicas aos seus professores!

Ganhe experiência prática

Quando a gente pratica o que aprendeu, fica mais fácil memorizar. Ensinar a alguém, exercitar outro idioma conversando com diversas pessoas, certamente vai enriquecer bastante a experiência da aprendizagem. Por exemplo: para escrever bem você tem que ler bastante e como posso colocar isso em prática? Que tal criar um blog e tratar de temas que você gosta? Uma forma de compartilhar suas experiências com outras pessoas.

Aproveite as provas para maximizar o aprendizado

Não podemos fugir das provas. Elas são extremamente importantes para medir o processo de aprendizado. Ao invés de reclamar delas, aproveita para maximizar o aprendizado e encare como um desafio a ser vencido.

Se você se dá bem nas provas é um sinal de que está compreendendo o conteúdo e pode aproveitar esse momento para refletir sobre sua evolução.

Baixe aqui todas as provas e gabaritos do Enem

Evite as distrações

Você não realiza seu sonho de cursar Medicina se rendendo às distrações no momento do estudo. Foco e disciplina são palavras-chave nessa jornada para a aprovação. A internet é uma enorme fonte de conhecimento, mas também de distração. Por isso, é importante desativar redes sociais do celular e só acessá-las no computador. Evite estudar em ambientes com televisão por perto também. Ah! Estudar deitado não é uma boa porque logo o sono faz aquele convite para deixar o livro de lado.

Estude relacionando com a vida

Estudar é algo ligado à sua vida, não é separado. Procure relacionar seu aprendizado ao cotidiano e quanto mais relações você fizer, melhor. Fica mais fácil lembrar do que você aprende se ligar a fatos da sua vida e da sociedade em que você vive.

Aprender é construir pontes de conhecimento. E isso se torna mais prazeroso quando você reconhece aquilo que está estudando na prática. Todas as disciplinas podem ser explicadas com os fatos do cotidiano. Um mundo de conhecimento que está além dos livros. Aproveite!

Veja mais sobre como encontrar o método de estudo ideal: