Como estudar matemática para o Enem 2022?

como-estudar-matematica-para-o-enem-2022

Se você é aquele estudante que acha que não vai conseguir passar porque não sabe ou não gosta de matemática, saiba que é mais fácil do que você imagina! No entanto, você precisa ter  as técnicas certas, muita prática e com uma estratégia em mente, tenho certeza de que você irá arrasar na prova! Então, quer saber como estudar matemática para o Enem 2022? Vamos lá!

Características da prova

Já falamos MUITO sobre as estratégias para se dar bem na TRI aqui no portal, contudo vamos focar na matéria de matemática, ok? A prova de matemática na prova do Enem é composta por 45 questões de múltipla escolha divididas em três níveis:

• 12 básicas;
  • 21 intermediárias;
  • 12 complexas;

O nível dessas questões serve para calcular sua nota através da TRI, o que facilita demais sua vida, medaholic! Ela é aplicada no segundo dia de Enem, juntamente com a prova de ciências da natureza.

No entanto, como todas as provas do Enem, matemática tem uma estratégia a ser seguida a fim de aumentar sua nota. Ela é a segunda prova que mais pontua, só perde para a redação, por isso é tão focada (e temida) pelos estudantes. Mas relaxa que vamos explicar tim-tim por tim-tim sobre as estratégias.

Matemática, como começar a estudar?

Pegue seu planner para anotar tudo o que você tem fazer na sua rotina de estudos, e anote lá: estudar matemática para o enem, todos os dias, nem que seja 30 minutos por dia, contudo essa danadinha tem que estar presente.

E por onde começo? Pela matemática básica! E o que é essa matemática básica?

É um conjunto de habilidades, conceitos e operações mais simples que vão te ajudar a passar para assuntos mais complexos.

Quando você sobe uma escada você pelo degrau de cima? Não, né! Na matemática é a mesma coisa, não adianta querer aprender assuntos mirabolantes se aquela conta de dividir ainda é uma pedra no seu sapato. Portanto, foco na matemática básica.

Assuntos que mais caem em matemática no Enem

Entrevistamos o professor de matemática Isaías Lima para que nos desse algumas dicas e nos contasse quais são os assuntos que mais caem na prova. Na live que fizemos com ele, ficamos sabendo que existem alguns assuntos que merecem destaque e atenção dobrada. O primeiro deles é, sem dúvida, matemática básica. Concorda que não tem como resolver uma questão de um assunto avançado se você não domina o básico?

Além disso, o professor afirma que mais de 20 questões da prova você consegue resolver apenas sabendo matemática básica. Aqui vai uma listinha do que você deve focar:

• Razão e proporção
  • Regra de três
  • Porcentagem

Focando craque nesse assuntos, existe uma chance de um bom desempenho na prova. No entanto, não termina por aí! Você deve estudar bastante as famosas funções!

O professor Isaías ressaltou que as questões sobre função não são difíceis e que geralmente vêm como interpretação de um gráfico ou com um problema que você deve traduzir na linguagem de funções. Ele até nos deu a melhor ordem para você estudá-las:

Quadrática, Logarítmica, Exponencial e Trigonométrica.

O professor explicou que é recomendável deixar as trigonométricas por último porque não são tão frequentes no Enem.

E lá vem eles, a análise combinatória, probabilidade e estatística! São tópicos que exigem um pouco mais de raciocínio, pois requerem muita interpretação, tanto do texto, como do assunto que você aprendeu. Dominando esses tópicos, você garante em torno de 5 questões!

Por último, mas não menos importante: geometria plana e espacial. Ela está presente em nada mais, nada menos do que 90% da prova! Portanto, para gabaritar geometria plana e espacial, faça muito exercício sobre:

• Teorema de Pitágoras
  • Semelhança entre triângulos
  • Trigonometria do triângulo retângulo (seno, cosseno e tangente)
  • Áreas do triângulo (retângulo, triângulo, círculo)
  • Volumes (prisma, pirâmide, esfera, cone, cilindro)

Quais são os assuntos básicos de Matemática para o Enem?

• 4 operações e suas propriedades
  • Conjuntos numéricos
  • MMC E MDC
  • Frações
  • Decimais
  • Potenciação
  • Radiciação
  • Racionalização de denominadores
  • Produtos notáveis
  • Fatoração de expressões numéricas
  • Porcentagem
  • Equação de 1°grau e do 2° grau
  • Sistema de equação de 1° e 2° grau
  • Critério de divisibilidade
  • Razão e proporção
  • Regra de 3 simples e composta
  • Logaritmo

O que NÃO cai em matemática no Enem

Nem tudo o que o professor dá no ensino médio vai cair no Enem, sabia? Muitos assuntos têm pouca recorrência na prova e, por isso, merecem menos atenção e preocupação. São eles:

• Função modular;
  • Determinante;
  • Binômio de Newton;
  • Polinômios;
  • Números complexos;
  • Sistema linear.

Pratique bastante

Aqui vai mais uma analogia: você não aprende a tocar um instrumento profissionalmente em 1 dia. Nada melhor que se aperfeiçoar em algo do que praticar a mesma coisa quantas vezes for necessário. Para isso, faça baterias de questões, simulados e provas anteriores. Vai por mim, uma hora se torna automático e os cálculos vão ser tão naturais quanto respirar. Isso vai te dar confiança para partir para os assuntos mais complexos.