Como Estudar Medicina pagando pouco? (ou até nada!)

Blog
Reading Time: 2 minutes

Olá, estudante! Uma das dúvidas mais recorrentes entre as pessoas que desejam ingressar no curso é: como estudar medicina pagando pouco ou quase nada? Hoje, o blog do Melhores Escolas Médicas irá te mostrar que é possível sim realizar o sonho de estudar medicina e, melhor ainda, sem pagar quase nada!

 

 

Sabemos que cursar medicina é o sonho de muitos jovens estudantes no país, a vocação de cuidar de outras pessoas é algo muito importante para nossa sociedade, mas também sabemos que as instituições de ensino particular possuem altas mensalidades que nem sempre cabem no bolso de todo mundo. Pensando nisso, nós do MEM vamos mostrar as melhores formas de ingressar na faculdade sem pagar nada.

 

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, é o sistema informatizado do Ministério da Educação – MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

 

O sistema conta com o critério de nota de corte, que é a média das notas dos cadernos da prova do Enem como Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Essa média serve para saber se você está dentro da nota de corte que a instituição possui, para que assim você saiba se conseguiu ser aprovado ou não.

 

Outro sistema ofertado pelo MEC, através do Governo Federal, é o Programa Universidade Para Todos – ProUni, que oferta bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda que tiveram um bom desempenho no Enem. Para concorrer, é preciso ter obtido 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. O Prouni é destinado a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa e é uma ótima opção para quem também deseja ingressar em medicina.

 

Também existem os financiamentos para auxiliar o estudante a pagar sua faculdade, como o Programa de Financiamento Estudantil – FIES, também ofertado pelo MEC, que permite o estudante pagar sua faculdade após 2 anos de sua formatura. O financiamento é reconhecido por possuir juros baixos, porém, para concorrer é preciso se enquadrar nos requisitos de renda familiar e desempenho no Enem, publicados no edital daquela edição do processo seletivo.

 

As instituições também costumam oferecer financiamento próprio para aqueles que passam no vestibular de medicina mas não têm como custear os gastos da faculdade, então sempre procure saber se as faculdades que vocês tanto querem costumam ofertar financiamentos próprios.

 

 

Viu só? Existem diversas maneiras que ajudam você, estudante, a ingressar na faculdade! É sempre bom também entrar em contato com as instituições para saber mais informações como mensalidade, financiamentos e custos em geral, para que você possa melhor se preparar para alcançar seu sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina