Como fazer Medicina? Dicas para focar nos estudos!

Blog
Reading Time: 3 minutes

Se você estar com dúvidas de Como estudar para medicina, Como fazer medicina, Como passar em medicina? Esse blog post vai te ajudar! Vamos lá!

Quando alguém decide cursar Medicina já sabe dos desafios que vai encontrar. Dedicação integral à preparação, abdicar de horas de lazer e, principalmente, a concorrência. Esses três elementos parecem gigantes se você não tem foco. 

E como fazer Medicina? A alta concorrência pode ser um motivo para desestimular. Quando você constata que tem centenas de candidatos por uma vaga, é lógico que as dúvidas aparecem. Para não deixar que esse temor te paralise ou faça você desistir dos seus sonhos, vamos te dar algumas dicas de como cursar medicina e se manter motivado e focado nos seus objetivos.

Algumas dicas são essenciais para obter foco em seus objetivos, elas são:

  • Você não está sozinho;
  • Descubra os seus momentos de melhor desempenho;
  • Estabeleça metas que possam ser cumpridas;
  • Se recompense toda vez que atingir seus objetivos;
  • Organize suas pausas.

Continue lendo o nosso post e confira Como fazer Medicina e assim, desestimular a concorrência e ter foco nos seus objetivos! 

Você não está sozinho

O sonho de se tornar médico pode parecer algo distante se você não tem confiança. Essa é a primeira coisa que você tem que desenvolver: a confiança em sua capacidade! Isso já vai fazer toda diferença logo no início da preparação. Lembre-se que outras pessoas estão lutando para fazer o curso de Medicina e todos têm que se esforçar.

Nesse momento o apoio da família, professores e amigos é fundamental para começar bem essa jornada. Tenha sempre em mente que há pessoas que te amparam e torcem para o seu sucesso. Isso é um combustível para manter a motivação em momentos mais difíceis. Ah! Procure não pensar na concorrência. Foque todas as suas energias na preparação.

Descubra os seus momentos de melhor desempenho

Antes de você organizar uma rotina de estudo em casa e na escola, procure descobrir qual horário do dia você é mais produtivo. Tem pessoas que são mais ativas pela manhã, outras são notívagas, ou seja, possuem hábitos noturnos.

Isso é importante na sua organização de estudo para que possa aprofundar o aprendizado nas disciplinas que têm maior dificuldade, justamente nesses momentos em que você está mais disposto. Deixe as atividades mais repetitivas para quando sua energia estiver mais baixa. 

Estabeleça metas que possam ser cumpridas

Isso é importantíssimo! No início da preparação a empolgação pode fazer com que você esteja disposto a estudar 12 horas por dia, por exemplo! Mas, à medida que o tempo passa, a motivação vai diminuindo. Isso precisa ser evitado! E lembrando que não precisa ser CDF para passar em Medicina.

A qualidade do estudo é muito melhor do que a quantidade. Portanto, preze por metas menos ambiciosas e que possam ser cumpridas sem maiores sacrifícios. Assim você consegue manter a constância e a concentração nas atividades.

Utilizar um método organizacional como o GTD  pode incentivar você a relacionar sua atividade diária a objetivos significativos. Isso pode ser altamente recomendável.

E sabemos que ao estudar para passar em Medicina, temos diversas dicas como organizar um cronograma de estudos para Medicina, com livros, podcasts e outros tipos de metodologia de estudos.

 

Se recompense toda vez que atingir seus objetivos

Recompensas são sempre boas, não é? Então faça isso com você! Quando suas metas semanais de estudo forem atingidas, por exemplo, dê um tempo pra fazer algo prazeroso. Ir ao cinema, comer uma pizza, conversar com amigos. 

Esses momentos também fazem parte da jornada de preparação e ajudam a aliviar a tensão causada pela grande concentração nos estudos. Jamais utilize esse tempo de recompensa para procurar saber de concorrência de processos seletivos para estudar para Medicina.  

Organize suas pausas

Falamos das recompensas a si mesmo que são importantes, mas essas pausas têm que ser organizadas e está dentro de um cronograma que deve ser seguido sempre.

Se você não organiza o tempo de distração, sempre vem àquela ideia “depois eu compenso”, aí já sabe, né? Tudo começa a acumular e depois fica mais difícil correr atrás do prejuízo. A frustração e o desânimo podem tomar espaço. Não se permita isso! Tenha disciplina e foco. 

Priorize seu sono. Dormir nunca é perda de tempo. Seu organismo precisa desse momento com qualidade para se restaurar. Cultive realmente bons hábitos porque a falta de sono sobrecarrega o corpo e a mente. Então evite levar trabalho e estudo pra cama, faça uma meditação ou alongamento para relaxar. Se precisar de uma ajudinha para dormir, que tal um bom e quentinho chá de camomila? O ambiente precisa está escuro e aconchegante, ok? 

Veja mais sobre como fazer medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina