Como cursar Medicina? Dicas para ingressar no curso dos seus sonhos.

Compartilhar:

como fazer medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Quando alguém decide cursar Medicina já sabe dos desafios que vai encontrar. Dedicação integral à preparação, abdicar de horas de lazer e, principalmente, a concorrência. Esses três elementos parecem gigantes se você não tem foco. E como cursar Medicina? 

A alta concorrência pode ser um motivo para desestimular. Quando você constata que tem centenas de candidatos por uma vaga, é lógico que as dúvidas aparecem. Para não deixar que esse temor te paralise ou faça você desistir dos seus sonhos, vamos te dar algumas dicas de como cursar medicina e se manter motivado e focado nos seus objetivos.

Como começar a estudar para Medicina do zero?

Medicina não é um curso fácil de ser aprovado, mas isso você já deve saber. O primeiro passo para começar seus estudos é realmente querer ser aprovado. A partir disso, você deve organizar sua rotina.

Prepare seu espaço e organize sua rotina de estudos 

Ter um espaço adequado para estudar é muito importante para você conseguir se concentrar. Além disso, a partir da rotina de estudos, seu corpo vai começar a entender que aquele é o seu espaço de estudos.

Primeiro, busque separar um local confortável, de preferência sem barulho e distrações. O local mais adequado é uma mesa de estudos, mas nem todos os estudantes possuem esse espaço para realizar os estudos. Além disso, lembre-se sempre de avisar as pessoas do seu convívio sobre seus horários de estudos para evitar que te distraiam.

O segundo passo é estabelecer uma rotina. Para isso, você vai dividir os conteúdos que precisa estudar, de acordo com a prioridade de cada disciplina. Uma dica: tenha um planner de estudos para te ajudar a organizar e estabelecer suas metas.

Estabeleça metas que possam ser cumpridas

Isso é importantíssimo! No início da preparação a empolgação pode fazer com que você esteja disposto a estudar 12 horas por dia, por exemplo! Mas, à medida que o tempo passa, a motivação vai diminuindo. Isso precisa ser evitado!

A qualidade do estudo é muito melhor do que a quantidade. Portanto, preze por metas menos ambiciosas e que possam ser cumpridas sem maiores sacrifícios. Assim você consegue manter a constância e a concentração nas atividades.

E sabemos que ao estudar para passar em Medicina, temos diversas dicas como organizar um cronograma de estudos para Medicina, com livros, podcasts e outros tipos de metodologia de estudos.

Se recompense toda vez que atingir seus objetivos

Recompensas são sempre boas, não é? Então faça isso com você! Quando suas metas semanais de estudo forem atingidas, por exemplo, dê um tempo pra fazer algo prazeroso. Ir ao cinema, comer uma pizza, conversar com amigos. 

Esses momentos também fazem parte da jornada de preparação e ajudam a aliviar a tensão causada pela grande concentração nos estudos. 

Organize suas pausas

Falamos das recompensas a si mesmo que são importantes, mas essas pausas têm que ser organizadas e estar dentro de um cronograma que deve ser seguido sempre.

Se você não organiza o tempo de distração, sempre vem àquela ideia “depois eu compenso”, aí já sabe, né? Tudo começa a acumular e depois fica mais difícil correr atrás do prejuízo. A frustração e o desânimo podem tomar espaço. Não se permita isso! Tenha disciplina e foco. 

Priorize seu sono. Dormir nunca é perda de tempo. Seu organismo precisa desse momento com qualidade para se restaurar. Cultive realmente bons hábitos porque a falta de sono sobrecarrega o corpo e a mente. Então evite levar trabalho e estudo pra cama, faça uma meditação ou alongamento para relaxar. Se precisar de uma ajudinha para dormir, que tal um bom e quentinho chá de camomila? O ambiente precisa estar escuro e aconchegante, ok? 

Como escolher a universidade ideal?

Essa é uma dúvida que divide muitos estudantes, afinal a instituição precisa ser a mais adequada ao gosto, rotina e condições financeiras do estudante. Além disso, é essencial estar de olho na localização e no preço da faculdade escolhida.

A propósito, nós temos um ebook que te ajuda a tomar essa decisão e te ajuda saber como escolher a melhor instituição para estudar Medicina:

Método de Ensino

Uma das coisas que deve ser levada em conta na hora de decidir onde estudar é o método de ensino utilizado no curso de medicina da instituição que você está de olho. Existem diversos métodos usados pelas instituições brasileiras, mas os mais comuns no curso de medicina são:

  • Método Tradicional:

O modelo Tradicional de Ensino é o mais conhecido e que estamos acostumados desde quando estávamos no jardim de infância. Nesse método, o professor ensina o conteúdo para o aluno e o avalia através de provas, trabalhos e seminários. Ou seja, o professor vai explicar detalhadamente sobre a composição do coração, suas funções e as possíveis patologias que podem afetá-lo.

  • Ensino PBL:

No método PBL, do inglês Problem Based Learning, os alunos trabalham em grupos para resolver problemas clínicos simulados ou reais. Eles identificam lacunas em seu conhecimento, pesquisam e discutem soluções, promovendo a aprendizagem autodirigida e o pensamento crítico. Por exemplo: Um grupo de estudantes recebe um caso clínico sobre um paciente com sintomas neurológicos e deve pesquisar e discutir possíveis diagnósticos e planos de tratamento.

  • Aulas expositivas:

Este método envolve a transmissão direta de conhecimento pelo professor aos alunos. O professor apresenta informações através de palestras, slides ou outros meios, e os alunos geralmente tomam notas e fazem perguntas. Exemplo: Uma aula sobre anatomia onde o professor explica as estruturas do sistema circulatório usando modelos anatômicos e slides.

  • Ensino baseado em simulação:

Simulações de situações clínicas são utilizadas para que os alunos pratiquem habilidades clínicas e tomada de decisão em um ambiente controlado. Isso inclui o uso de manequins simuladores, pacientes virtuais ou cenários de simulação em computador. Exemplo: Os alunos participam de um simulacro de parada cardiorrespiratória em um simulador de paciente de alta fidelidade, praticando técnicas de RCP e trabalho em equipe.

  • Aprendizagem baseada em casos:

Os alunos são expostos a casos clínicos reais ou fictícios para que possam integrar conhecimentos teóricos à prática clínica. Eles analisam os casos, identificam problemas, formulam diagnósticos diferenciais e desenvolvem planos de tratamento. Exemplo: Um grupo de estudantes discute um caso clínico de um paciente com dor abdominal aguda, considerando diferentes etiologias e decidindo sobre investigações e tratamentos apropriados.

Formas de Ingresso

Existem diferentes formas que um estudante pode usar para estudar Medicina. Se a opção for estudar em uma instituição pública, uma das possibilidades é através do Enem. Pelo Enem, o estudante pode concorrer a uma vaga no curso através do Sisu e estudar sem pagar nada e, além disso, também é possível conseguir uma bolsa parcial ou integral em uma instituição privada. 

Outra possibilidade, é através do financiamento estudantil, o Fies, forma de ingresso ofertada pelo governo federal que destina financiamento através da nota do Enem. Essa modalidade de ingresso é uma das mais utilizadas pelos estudantes de medicina. Para entender como conseguir o financiamento estudantil para Medicina, leia o ebook abaixo:

 Algumas instituições, no entanto, ainda utilizam o vestibular próprio como principal forma de entrada de alunos nos cursos da instituição, como Unicamp e USP. No entanto, também disponibilizam a forma de entrada através do Enem, com menor quantidade de vagas. 

Seu sonho é cursar Medicina?

Se você chegou até aqui, então com certeza Medicina é o seu curso dos sonhos. No entanto, este é um curso que tem uma alta concorrência e exige muita dedicação do estudante, tanto durante o tempo de estudos para o vestibular quanto durante o período da graduação. Além disso, como é uma profissão que lida com a saúde humana, está constantemente se transformando, o que exige do profissional um alto comprometimento.

Se você ainda não tem certeza dessa decisão ou quer entender o que faz da medicina essa concorrência toda, veja o Ebook “Amor ou Status”, para te guiar nessa escolha:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?