Como funciona o Sisu? Tudo o que você precisa saber!
Se você tem dúvidas sobre: O que é o Sisu? Como funciona o Sisu? Como se inscrever no Sisu? Como usar as cotas no Sisu? Quando sai o Resultado do Sisu? Essas e outras dúvidas vamos responder nesse blog post. Fique ligado!
SAIU O RESULTADO DO SISU!!!
O resultado do Sisu já está em processo na página do participante .Quem for aprovado na chamada regular tem de 23 de fevereiro a 8 de março para fazer a matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino.
Já o candidato que não for selecionado pode se inscrever na lista de espera de um dos cursos escolhidos no ato de inscrição. Esta etapa estará disponível até 8 de março, com resultado divulgado a partir do dia 10 de Março.
Mais informações aqui:
O processo para cursar uma graduação não acaba no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na verdade, já que o Enem funciona como uma espécie de vestibular, é preciso um sistema de seleção para ingresso nas universidades públicas. Esse sistema foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010, conhecido como Sistema de Seleção Unificada (SiSU). E a grande pergunta é, como funciona o SiSU?
O programa pretende democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil. As vagas disponibilizadas nas universidades e institutos são direcionadas a candidatos que prestaram o Enem, não zeraram a redação e se inscreveram no sistema de seleção, totalmente informatizado. Vamos tirar agora suas dúvidas sobre o SiSU!
O que você vai ler neste post:
- Inscrições no Sisu estão abertas
- Como usar a cota no SiSU?
- Como verificar o resultado do SiSU?
- Como participar da lista de espera do SiSU?
- Nota de corte no SiSU e nota mínima: qual a diferença?
- Lista de Notas de Corte Medicina
- Como Calcular sua nota do SISU?
Inscrições
De 15 a 18 de fevereiro acontece as inscrições para o Sisu 2022.1, e o resultado das notas de corte no dia 22 de fevereiro. Lembrando que podem participar os alunos que não zeraram a redação e realizaram o Enem 2021. Com essa adrenalina toda para saber se deu para entrar numa escola médica, nem deu tempo para pensar que em fevereiro também tem carnaval e moramos num país tropical, mas vc conhece alguém chamada Tereza, tem um fusca, e um violão? E para qual time você torce? Rsrs uma leve devaneada numa música bastante conhecida para te ajudar a aliviar pressão da espera do resultado.
Como se inscrever?
Acesso ao sistema, entre 00h do dia de abertura das inscrições e 23h59 do dia de encerramento; (aviso de amiga, o sistema sempre trava no início das inscrições então se não conseguir acessar não precisa se desesperar que depois volta ao normal).
Confirmação de dados – é necessário certificar que todos estão corretos e alterar os que estiverem errados;
Pesquisa de cursos – a pesquisa pode ser feita por cidade e por instituição de ensino;
Escolha de cursos – o estudante poderá escolher a primeira e a segunda opção, de acordo com o seu interesse. Também é possível conferir a quantidade de vagas disponíveis por ampla concorrência ou por ações afirmativas e as notas de corte.
Como usar a cota no SiSU?
As instituições participantes do SiSU cadastram no sistema, além das vagas, sua política de cotas. Para as universidades, institutos e centros federais, por exemplo, há a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), que reserva vagas para estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas. As universidades estaduais e municipais também podem reservar vagas no SiSU, de acordo com as leis do estado ou do município.
Se você vai concorrer pelo sistema de cotas, a opção é feita no momento da escolha do curso no SiSU. O sistema informa a quantidade de vagas de cada modalidade e os requisitos para concorrer. Os documentos comprobatórios devem ser entregues no momento da matrícula.
Como verificar o resultado do SiSU?
O SiSU é um sistema automático e seleciona os candidatos melhores classificados em cada curso, segundo as notas obtidas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Portanto, as maiores pontuações vão recebendo os primeiros lugares, até que todas as vagas daquele curso sejam preenchidas.
Só são selecionados os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo sistema, de acordo com o curso escolhido, por tipo de concorrência. Importante! Em casos onde a nota do estudante permita sua classificação em duas opções de vagas (primeira e segunda opção SiSU), ele será convocado apenas para a primeira opção.
Algumas instituições podem adotar notas mínimas e/ou médias mínimas para a inscrição em determinados cursos, como medicina, por exemplo. Caso o candidato queira fazer sua inscrição, mesmo tendo obtido nota abaixo daquela estabelecida como mínima para o curso desejado, receberá o alerta do sistema.
Como participar da lista de espera?
O candidato que se inscrever no SiSU e não for selecionado nas opções de chamada única regular do sistema, ainda tem a oportunidade de entrar na universidade. Será possível ingressar na lista de espera SiSU e optar pela primeira ou segunda opção de curso informada no momento da inscrição.
O candidato que integrar a lista de espera do SiSU deve acessar o sistema durante o período determinado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera.
VEJA MAIS SOBRE COMO FUNCIONA O SISU:
Atenção total porque, nesse caso, caberá à própria instituição de ensino convocar o estudante. O candidato deve acompanhar as convocações da lista de espera da instituição na qual tenha manifestado interesse de ingresso.
Nota de corte no SiSU e nota mínima: qual a diferença?
Nós já falamos sobre nota de corte aqui no blog. Nos cursos de medicina essas notas costumam ser bem altas por causa da relação entre concorrência e o número de vagas. No SiSU, além da nota de corte, algumas instituições podem criar notas mínimas para acesso a alguns cursos, como medicina, por exemplo. A nota mínima é fixa, ou seja, ela não vai variar de acordo com a pontuação dos candidatos. Dessa forma, já é possível saber se a pontuação é suficiente para ingresso no curso.
No nosso grupo do Telegram informamos todas as notas de corte atualizadas para diversas Universidades de Medicina no Brasil: acesse agora.
Já a nota de corte é calculada diariamente pelo sistema enquanto as inscrições estiverem abertas. A nota de corte é diferente da nota mínima porque não veta a participação do candidato, funciona como uma base para que possam saber qual posição está ocupando diante dos outros concorrentes para o mesmo curso e instituição.
SAIBA QUAIS SÃO AS INSTITUIÇÕES DE MENOR CONCORRÊNCIA NO SISU
Esse é um calculo individual por universidade, por quê?
Porque cada universidade tem a liberdade de fazer a distribuição de notas da maneira como quiser.
Por exemplo: a UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, tem peso 1 para todas as provas, uma média aritmética simples, já em outras universidades é média ponderada.
Se liga nesse ponto importante:
É fundamental pesquisar qual universidade você quer, levando em consideração essa variação dos pesos, assim você consegue jogar sua nota de maneira mais assertiva.
Como assim?
Se você teve uma nota melhor em Natureza, muitas faculdades de medicina colocam o peso em natureza, ou seja, suas chances são melhores, optando por esse tipo de cartada no jogo dos pesos das notas. Está pensando que para entrar em medicina é só estudar? Haha tem que ser bom em estratégia também. CALCULE AQUI SUA NOTA