Como lidar com a pressão de estudar Medicina

estudar medicina

Estudar medicina é um grande desafio que requer muita dedicação e empenho. É uma profissão de grande responsabilidade e, por isso, o curso exige muito dos estudantes.

Além disso, a pressão de amigos, familiares e até mesmo a autocobrança pode gerar um grande estresse. Nesse texto, discutiremos formas de lidar com a pressão de estudar Medicina.

O curso de Medicina é uma graduação que tem como objetivo formar médicos capacitados para atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. A duração do curso costuma ser de seis anos, com aulas teóricas e práticas em laboratórios e outros ambientes simulados, hospitais e clínicas. A entrada no curso é bastante concorrida e pode ser feita através do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como manter a calma durante a jornada

Para lidar com a pressão, é importante ter técnicas de concentração e de relaxamento para os momentos mais tensos. Uma dica é praticar exercícios de respiração, que ajudam a controlar a ansiedade.

Além disso, é importante estabelecer uma rotina de estudos e descanso, para não sobrecarregar o cérebro e evitar o esgotamento mental.

A pressão de amigos e familiares também pode ser um grande desafio, por isso é importante dialogar com eles e explicar a importância de um tempo dedicado aos estudos.

Como lidar com a autocobrança

Além da pressão externa, muitas vezes o estudante de medicina exerce uma grande pressão sobre si mesmo. A cobrança de obter boas notas, conciliar a rotina de estudos com outras atividades e ser um excelente aluno pode gerar muito estresse.

Para lidar com isso, é importante praticar exercícios mentais, como a meditação, praticar atividades físicas, ter boas noites de sono e uma alimentação balanceada.

As técnicas de relaxamento podem ser praticadas em qualquer lugar e a qualquer momento do dia. Uma das técnicas mais conhecidas é, sem dúvidas, a yoga. Outras técnicas como a respiração profunda auxiliam no relaxamento muscular progressivo.

Além disso, é importante dedicar um tempo para atividades que tragam prazer e relaxamento, como ler um livro, assistir a um filme ou ouvir música.

É fundamental também aceitar que errar faz parte do processo de aprendizagem e que a evolução acontece gradualmente. Então, ainda que o seu progresso seja lento, foque em continuar progredindo. E nada de ficar se comparando aos outros, ok?

VESTIBULAR | Vassouras 2023

Como manter a motivação alta

É importante manter a motivação e a persistência para alcançar os objetivos. Tenha ao seu redor frases que fazem você se lembrar de quando escolheu fazer medicina. O que o motivou? Onde você quer chegar?

Você deve se lembrar sempre do propósito de estudar medicina, que é ajudar as pessoas e salvar vidas. Essa motivação deve ser cultivada todos os dias, para não perder o foco e a dedicação. Além disso, é importante ter persistência, pois o caminho até a formação em Medicina pode ser longo e desafiador, mas o resultado final é muito gratificante.

Você não está só

Lidar com a pressão de estudar Medicina pode ser um grande desafio, mas é possível superá-la com técnicas de concentração, manutenção da calma e diálogo com amigos e familiares.

Se você estiver se sentindo sobrecarregado, pessimista, achando que não vai dar conta de tudo, tenha calma. É mais normal do que você imagina.

Você não é de ferro, não precisa ter vergonha de pedir ajuda. Seja a sua família, amigos, professores, ou a um profissional da área, afinal terapia é vida e vai te ajudar a encarar os desafios do dia a dia com mais calma e clareza.

Viver, estudar, entrar numa faculdade medicina, requer muita coragem, e pedir ajuda é um dos atos mais corajosos.

Então medaholic, lembre de cuidar de você, da sua saúde mental, você vai precisar muito durante seu percurso no curso, e principalmente quando chegar o momento de tratar a saúde e o bem-estar de outras pessoas, seus futuros pacientes.