Como manter a calma no vestibular de medicina?

Compartilhar:

como-manter-a-calma

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Vestibulandos de medicina podem pensar que ao passarem em um processo seletivo para Medicina, todo o  estresse de estudos e dedicação integral aos livros acabaram ou, pelo menos, vão diminuir. Isso é um grande erro. Na verdade sua caminhada de intensos estudos está apenas começando, e como manter a calma no vestibular de medicina é fundamental. Por isso, fique atento a sua saúde mental.

O curso de Medicina dura, no mínimo, seis anos e exige uma dedicação integral dos estudantes por causa da quantidade de disciplinas e atividades laboratoriais que são necessárias para formar o profissional. Tudo é feito de forma presencial.

Escola, cursinho, universidade e depois os hospitais se tornam praticamente sua segunda casa.  Isso exige muito dos estudantes de medicina. Tanto fisicamente quanto psicologicamente e o cuidado com a saúde mental tem que ser constante.

Embora os estudos sejam decisivos para seu ingresso numa escola médica, outro ponto importante nessa trajetória é como manter a calma, ter equilíbrio emocional, entre outras coisas que vamos falar no decorrer do texto.

 

O que você vai ler neste artigo:

  • Como manter a calma
  • Cuidado com a informação em excesso.
  • Procure sempre se divertir e fazer atividades prazerosas.
  • Não perca o seu sono de vista.
  • Que tal utilizar a estratégia A.C.A.L.M.E.-SE?

Como manter a calma?

Para ficar tranquilo nessa maratona de estudos e manter a calma, você precisa entender como ter equilíbrio emocional.

Segundo a Psicóloga Renata Souza, é preciso primeiro compreender estes dois conceitos de maneira separada:

  • Genericamente a inteligência é uma função cognitiva altamente complexa, e é compreendida atualmente como um sistema organizado de habilidades cognitivas que se relacionam entre si.
  • Já os afetos, ou emoções estão associados ao modo como o indivíduo se relaciona com as coisas em si, sejam pessoas, compromissos, trabalho e o próprio vestibular. Em síntese seria: qual a minha relação emocional com o vestibular? Como ele me afeta?

Nesse sentido, a inteligência emocional é a composição ou a combinação dos recursos cognitivos altamente complexos que são orientados para a tomada da melhor decisão sem deixar de considerar que as emoções são parte desse conjunto.

Assim, o indivíduo que desenvolveu a inteligência emocional aceita que chorar faz parte do processo. Ele não compreende o choro como uma “fraqueza” ou “insegurança”. Ao contrário, ciente das ambivalências das experiências da vida: aceita as suas emoções.

Cuidado com a informação em excesso!

Informação é que não falta durante a rotina de estudos, seja estudando em casa, no cursinho,  e nos primeiros períodos da faculdade, tem o Ciclo Básico com aulas teóricas trazem um conteúdo reflexivo quanto ao exercício da profissão e matérias introdutórias onde os estudantes de medicina aprendem sobre o funcionamento do corpo humano. Depois vem o Ciclo Clínico, onde os estudantes começam a lidar com os pacientes e traz um estudo aprofundado de doenças.

Por último, vem o Internato que é o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a jornada. São plantões em hospitais com uma rotina bem puxada. Então, informação é que não falta e você tem que saber organizar seu tempo e qualidade de estudo.

Isso significa dizer que você tem que “ouvir” seu corpo e entender quando é a hora de descansar para repor às energias. Gerenciar o excesso de informações é o primeiro passo para cuidar da saúde mental.

Procure sempre se divertir e fazer atividades prazerosas

Participar de reuniões em família, bater papo com amigos, se alimentar bem e fazer uma atividade física são fundamentais para manter a saúde mental em dia.

Lembre-se que durante a formação em Medicina você tem que lidar com doenças, o sofrimento do paciente e saber lidar com a morte. Muitas vezes é difícil esquecer algumas situações vividas em plantões ou no cotidiano da aprendizagem, mas você precisa construir uma rede de apoio e estratégias de relaxamento.

 

Não perca o seu sono de vista!

Dormir nunca é perda de tempo. Seu organismo precisa desse momento com qualidade para se restaurar. Cultive realmente bons hábitos para cuidar do seu sono.

A falta de sono sobrecarrega o corpo e a mente. Então evite levar trabalho e estudo pra cama, faça uma meditação ou alongamento para relaxar. Se precisar de uma ajudinha para dormir, que tal um bom e quentinho chá de camomila? O ambiente precisa está escuro e aconchegante, ok?

A falta de sono também causa ansiedade e pode ser uma porta de entrada para várias doenças físicas e mentais. Os estudantes de Medicina precisam manter essa rotina de sono em dia porque tudo que se aprende na universidade é importante e pode fazer uma enorme diferença no seu futuro profissional se você não consegue acompanhar o conteúdo.

Que tal utilizar a estratégia A.C.A.L.M.E.-SE?

O psicólogo e pesquisador paulista Bernard Rangé, criou a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E para ajudar a lidar com crises de Pânico e Ansiedade. Esses transtornos são os mais frequentes quando há alguma sobrecarga mental. Cada letra indica uma ação a ser feita. Vamos decorar e aplicar?

  • A – Aceite as sensações geradas pela ansiedade porque elas são passageiras.

 

  • C – Contemple o ambiente ao seu redor para que seu corpo lide com a ansiedade.

 

  • A – Aja apesar da ansiedade. Não tente fugir porque pode aumentar o medo. Continue fazendo suas atividades.

 

  • L – Libere o ar dos pulmões. Respire calmamente e profundamente. Uma dica: inspire pelo nariz contando mentalmente até três, segure o ar por mais três segundos e solte o ar lentamente pela boca contando até seis.

 

  • M – Mantenha o ritmo anterior até a ansiedade diminuir.

 

  • E – Examine seus pensamentos. Evite pensamentos ruins porque a crise vai passar.

 

  • S– Sorria porque você conseguiu passar pela crise.

 

  • E – Espere o futuro com aceitação e aprenda a conviver com os problemas.

Saiba mais sobre saúde mental nos estudos.

Três dicas para passar no vestibular cuidando da saúde mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?