Como não esquecer o que estudou?

Como não esquecer o que estudou?

Já passou pela experiência de estudar um conteúdo e esquecer quase tudo no dia seguinte? Sabemos o quão frustrante isso é, mas saiba que este esquecimento é mais comum do que você imagina e, inclusive, a própria ciência explica este fenômeno. Portanto, não se desespere, a Melhores Escolas Médicas vai te indicar algumas dicas para não esquecer o que estudou, mas antes vamos entender os motivos que causam esse esquecimento.

Após 24 horas, o nosso cérebro tende a esquecer gradativamente o conteúdo estudado. Essa teoria foi explicada pela primeira vez em 1880 pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus que definiu este acontecimento fisiológico como “Curva do Esquecimento”, que contribuiu e serviu como base para os estudos da Psicologia e Neurociência.

Curva do Esquecimento

Através do estudo da Curva do Esquecimento, o psicólogo identificou que: 75% do conteúdo estudado é esquecido em até 24 horas, caso o assunto não seja revisado dentro deste período; 50% é esquecido no dia seguinte e apenas 3% a 5% é lembrado após 30 dias.

É intrigante a forma como a mente humana funciona. Para não ficar sobrecarregado, o nosso cérebro se desfaz de algumas informações gradativamente ao decorrer do tempo. É necessário, portanto, que este dado seja revisado para que o cérebro armazene e processe os dados estudados.

É como se o nosso cérebro funcionasse como um computador, após um tempo sem uso dos arquivos, que aqui seriam os conteúdos estudados, ele entende que aquele arquivo não é necessário e o enviaria para a lixeira. Deu para entender?

Calma, a MEM explica…

Quando estudamos um conteúdo, é importante estudarmos da forma correta, além de dedicar um tempo para a revisão para que o cérebro entenda que aquele conteúdo é importante e o guarde sempre no topo. No entanto, o cérebro é um músculo e é por isso que deve ser exercitado para melhorar e aprimorar a memória auxiliando a lembrar melhor de conteúdos.

Portanto, há algumas dicas, aliadas à revisão e aos métodos de memorização que auxiliam neste processo de aprendizagem. Por isso, para te ajudar a estudar os conteúdos necessários, diminuir o esquecimento e conquistar aquela vaga em Medicina, a Melhores Escolas Médicas (MEM), te dá algumas dicas sobre como estudar efetivamente sem correr o risco de esquecer depois.

Métodos de Memorização para evitar esquecer o que estudou

Você sabe o que são Métodos de Memorização? Os Métodos de Memorização são técnicas utilizadas para auxiliar no processo de aprendizagem e para auxiliar a lembrar mais efetivamente dos conteúdos estudados. Adotar o hábito de estudar através dos Métodos de Memorização é uma importante ferramenta para deixar toda a decoreba de lado e começar a estudar corretamente para os exames de Medicina no país.

Revise os conteúdos

Revisar os conteúdos é o primeiro passo para quem quer exercitar o cérebro e evitar o esquecimento. Mas, é importante que você revise este conteúdo pouco antes depois de estudá-lo e não deixá-lo esquecido até chegar o dia da prova.

Outro ponto relevante também é destacar os pontos principais dos conteúdos e revisar apenas o que você considera essencial e não perder tempo estudando todo o conteúdo novamente.

Mas, atenção! Não revise apenas uma vez, fracione o tempo da revisão. Você pode fazer a primeira revisão no mesmo dia que fez o estudo, a segunda e a terceira podem ser revisitados na semana seguinte e um mês após estudá-lo.

Para auxiliar neste processo, busque sempre compreender o assunto ao invés de decorá-lo. O processo de memorização é o oposto ao de decorar. Se você decora algo, é muito mais fácil para o cérebro esquecer a informação quando você não precisar mais dela.

Exercite sua mente

O corpo humano tende a necessitar de exercícios físicos, certo? A nossa mente também, afinal, nosso cérebro também é um músculo e precisamos sempre exercitá-lo. Exercitar a mente é um importante aliado no processo de memorização de conteúdos e evitar o esquecimento de informações.

Ademais, quando estudamos um conteúdo, além das revisões, podemos fazer outros exercícios para estimular nosso cérebro a se recordar daquelas informações. Em dúvida sobre como exercitar a mente? É simples, mas também requer disciplina.

Algumas dicas que podem te auxiliar a estimular o seu cérebro:

• Através da resolução de simulados: Resolver simulados e exercícios sobre os assuntos além de auxiliar na memorização, também é um passo interessante para quem vai prestar vestibular ou Enem porque pode resolver questões de provas para compreender a linguagem do exame.
    • Explicando o conteúdo para alguém: Quando explicamos o que aprendemos a alguém, colocamos em prática nosso aprendizado, contribuindo para fixação e memorização dessas informações.
    • Utilizando Métodos Mnemônicos: Os métodos mnemônicos são técnicas de estudos que auxiliam na memorização de assuntos complexos através de recursos mais simples. São ganchos que servem para nossa memória lembrar com mais facilidade das coisas.

Para saber mais sobre Métodos de Estudos:

Como não estudar para o Enem

OS MELHORES MÉTODOS DE ESTUDO PARA MEDICINA | Melhores Escolas Médicas

• Busque produtos que tratem sobre o assunto: Já se interessou em aprender através de séries, livros ou filmes? Sim, é possível e melhor ainda quando os conteúdos estão atrelados aos assuntos que você está estudando. Além do entretenimento, esses conteúdos auxiliam na memorização das informações estudadas. Por isso, busque consumir produtos que estejam ligados aos assuntos que você está vendo no momento.

Gostou do conteúdo? No seu próximo estudo, lembre dessas dicas e coloque-as em prática.