Como pagar a graduação de Medicina mesmo sem dinheiro?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Ser um Medaholic não é uma tarefa fácil. Isso porque ser apaixonado e escolher uma das profissões mais fascinantes do mundo envolve muitas situações que vão muito além do amor e da vocação. A questão financeira é uma delas.

 

O curso de Medicina é o mais caro do Brasil. Com mensalidades entre 3 e 12 mil reais, a graduação em uma universidade particular acaba se tornando impossível para grande parte dos interessados, já que nem todo mundo tem condições de desembolsar uma quantia como essa. A opção que resta é procurar uma universidade pública, mas é aí que entra mais uma situação um tanto quanto complicada para o Medaholic enfrentar: a concorrência. 

 

E se já é preciso uma boa dose de foco, força e fé para conseguir ser aprovado no vestibular de Medicina de uma universidade particular, conseguir uma vaga em uma universidade pública exige muito mais. A concorrência é ainda maior e as notas de cortes são altíssimas, o que nos faz voltar para a opção anterior, das universidades particulares. 

 

Calma que eu sei que você não ganhou na mega sena (nem eu, infelizmente), mas para quase tudo nessa vida existe solução e para pagar a universidade também. O nome dessa “solução” se chama “Fundo de Financiamento Estudantil”, ou se preferir, só “Fies”. 

 

O que é o Fies? 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é um programa do Governo Federal, criado em 1999 para (como o próprio nome já diz) financiar o ensino superior em instituições privadas do Brasil. 

 

O diferencial do Fies foi a cobrança de juros mais baixos do que os outros financiamentos já disponíveis. Porém, a partir de 2017 houve um upgrade no programa que passou a se chamar “Novo Fies” e uma das novidades foi a possibilidade de financiamento com juros zero. 

 

Como funciona? 

Duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, o Fies abre vagas para que os estudantes interessados possam financiar a graduação que estão fazendo ou que desejam fazer. 

 

O financiamento é válido para cobrir todo o curso e o estudante só começa a pagar por ele após a formatura. 

 

Como conseguir? 

Para conseguir o financiamento, o estudante precisa fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se enquadrar nos pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Mas uma coisa é certa, quanto maior a nota do Enem, maior a chance de conseguir o financiamento. (e quando se trata de medicina então…)

 

Pré-requisitos

  • Tirar pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e não zerar a redação em qualquer edição a partir de 2010;
  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Se liga aqui

Não pode participar do programa o candidato que:

  • Já tenha sido beneficiado com o Fies (nesse caso o raio só cai uma vez no mesmo lugar);
  • Seja beneficiado com bolsa integral do Prouni (parcial pode)
  • Seja beneficiário de bolsa parcial do ProUni em outro curso que não o da inscrição do FIES;
  • Estiver com a matrícula trancada;
  • Estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE / CREDUC).

 

Novo Fies

O novo Fies foi anunciado no final de 2017, passando a ser válido em 2018. Nesse novo modelo do programa, passou a oferecer três modalidades de financiamento.

 

Modalidade I

Destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. São 100 mil vagas sem cobrança de taxa de juros.

 

Modalidade II

Destinada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 150 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

 

Modalidade III

Destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 60 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

 

Novidade

A partir do segundo semestre de 2020, o Fies não apresenta mais critério de renda, ou seja, o programa não exige mais uma limitação máxima para participar do processo seletivo.

 

Inscrições

Como citado acima, o Fies abre inscrições duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. As inscrições para o primeiro semestre de 2021 já aconteceram e agora é a vez das inscrições para o segundo semestre (que inclusive já estão abertas e se encerram próxima sexta-feira, dia 30).

 

Como se inscrever?

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site do Sistema informatizado do Fies (SisFies). 

 

Segue o fio 

  •  Inscrição no sistema 
  • Para se inscrever no sistema, o estudante deverá informar o seu CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha que será utilizada para acessar o sistema;
  • Após isso, o estudante receberá um e-mail para validação do cadastro;
  • Após a validação, o candidato deve continuar a preencher seus dados, indicar o curso desejado e a instituição de ensino.
  • Inscrição 
  • O estudante pré-selecionado deverá acessar o site do SisFies dentro do prazo de 04 à 06 de agosto e informar os dados do financiamento que deseja realizar como, por exemplo, as informações do fiador, de renda e de alguns documentos.
  • Validação das informações
  • Após a conclusão da inscrição no SisFies, o candidato deverá ir à instituição de ensino que escolheu para validar as informações cadastradas no site. Esse processo é feito na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
  • Contratação do financiamento
  • Após a validação das informações na CPSA, o estudante e o fiador (se tiver) deverão ir ao banco escolhido no cadastro do SisFies para assinar o contrato de financiamento. 

 

Preciso de fiador?

Só precisa de fiador o candidato que:

  • For bolsista parcial do ProUni;
  • Esteja matriculado em cursos de licenciatura;
  • Tenha renda familiar bruta mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa.

Resultado 

O resultado dos candidatos aprovados é divulgado no site oficial do Fies. A lista de pré-selecionados deste segundo semestre de 2021 está prevista para ser liberada no dia 03 de agosto.

 

Cronograma

Inscrições: De 27 à 30 de julho

Resultado pré-seleção: 03 de agosto

Complemento das inscrições: 4 a 6 de agosto

Lista de espera: 04 à 06 de agosto

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?