Como planejar a semana e ser mais produtivo?

Blog
Reading Time: 3 minutes

Saiba como começar a semana se organizando! 

 

Para quem está na jornada para passar em medicina, uma organização correta é a chave para a aprovação! Você sabe como organizar a rotina de estudos durante a semana? (A gente sempre traz aqui no portal planners para te ajudar nisso, já deu uma conferida na aba de mimos?!)

Nesse texto, resolvemos trazer dicas de como fazer um planejamento semanal eficiente. Vem conferir o passo a passo!  

Descarregue sua mente 

Que tal anotar todas as suas tarefas no papel para poder visualizar melhor? Colocar tudo pra fora é um bom exercício para esvaziar sua mente. Apenas escreva aquilo que você pretende fazer durante a semana, independente da ordem de importância, depois você pode organizar as informações do seu jeito. O essencial nessa fase é apenas listar e visualizar tudo aquilo que quer executar durante a semana.

Classifique e defina um tempo para cada tarefa
É hora de organizar as suas tarefas! Há várias formas de classificá-las, seja por ordem de prioridade, por isso tenha um termômetro para ordenar o nível de importância de cada uma delas; seja pelo grau de complexidade, para tanto, organize sua rotina de acordo com o nível de dificuldade de cada atividade.
Por fim, pode parecer coisa de gente metódica, louca por organização, mas é importante que você leve em conta também o tempo de execução, calcule quanto tempo vai levar realizando cada item da sua lista, assim, você sabe como gerir seu tempo, colocando um número adequado de atividades por dia.

Distribua os afazeres durante a semana

Uma vez que você já sabe tudo o que vai precisar fazer e quanto tempo irá levar em cada tarefa, é hora de distribuir a rotina de estudos durante a semana. É importante dividir de maneira igual a quantidade de coisas a fazer, não se sobrecarregando menos ou mais em dias específicos. Pode ocorrer de você ficar exausto no meio da semana, por exemplo, e não conseguir ter ânimo suficiente para terminar o seu planejamento semanal.  

Lembrem-se que o planejamento deve ser dentro do real e não do ideal, ao distribuir as tarefas ao longo do dias é importante ter bom senso, coloque aquelas que são mais práticas e somente uma tarefa complexa por dia.
Se você não conseguir concluir todas as metas, tenha paciência e não se cobre tanto, ao invés disso, analise a distribuição feita e observe se não colocou tarefas demais em um dia específico.

Esteja preparado para imprevistos

Sabe aquela frase pronta que todo mundo diz: “Fique calmo, imprevistos acontecem!”Sim, a gente já cansou de ouvir, mas não deixa de ser verdade. Esteja sempre preparada para situações inesperadas, saiba ter o equilíbrio necessário para contornar o problema e esteja aberta a fazer ajustes na sua rotina de estudos. Lembrem “imprevistos acontecem”, mas nem por isso você deve desistir do seu planejamento.

Monitore os resultados

Você estudou/trabalhou a semana toda, chegou a hora de olhar para os resultados! Quais foram os pontos positivos e negativos da semana? Destaque aquilo onde se saiu bem e pontos que merecem sua atenção para não repetir no futuro.
É um trabalho maçante, mas é extremamente importante, medaholic! Do que adianta se comprometer tanto se não vai avaliar onde está acertando ou errando? 

Se mima, garota, você merece!
Chegou a hora dos mimos? É isso mesmo!

Você passou pelo olho do furacão, saiu descabelada, mas viva, plena e com o planejamento semanal em dia! Então nada mais justo do que se mimar um pouco, né?! Tire um dia de descanso, procure atividades de lazer e vai relaxar! Momentos como esses são importantes para cuidar da mente, mas também para estabelecer um prêmio, uma recompensa pela sua conquista. Assim, você vai se sentir cada vez mais motivado a continuar se empenhando. Foque nos benefícios ao invés dos obstáculos do processo!

Eita, muita dica boa, né?! Já estamos aqui nos coçando para organizar a rotina de estudos, e vocês?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?