Como saber se medicina é pra mim?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você está com dúvidas como: Como saber se medicina é pra mim? Como saber se medicina é o que eu quero? ou estar com dúvidas em qual profissão seguir, leia este blog post e vamos te ajudar!

Como saber se medicina é o que eu quero?

A Medicina é uma das carreiras mais antigas e mais desejadas na nossa sociedade. Quem nunca ouviu dos pais ou avós que queriam ter um filho/neto médico ou advogado? Pois é! Além de ser um dos cursos mais tradicionais da história, a medicina também é um dos cursos mais concorridos e difíceis de entrar.

 

Mas até que ponto toda essa tradicionalidade e esse desejo dos familiares influencia na nossa escolha? 

 

Quando pensamos na profissão que queremos seguir, buscamos encontrar algo que nos traga realização e nos apoiamos naquela ideia um tanto quanto equivocada do mestre Confúcio que diz: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Caô, med migos. 

 

Segundo o dicionário Online de Português, a palavra trabalho significa um “Conjunto das atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito”. Traduzindo, quer dizer que trabalho é trabalho e não tem para onde correr. 

 

Como saber se medicina é pra mim? 

 

Então vamos ao que importa. Você já perguntou a si mesmo se quer realmente ser médico? Já tentou falar de forma afirmativa “quero ser médico”? Qual foi a sensação? 

Vamos responder juntos algumas reflexões:

  • Porque eu quero estudar medicina?

É necessário ter em mente que como vivemos em sociedade, as vezes somos influenciados por agentes externos e não percebemos isso. Por isso é importante fazer uma análise interna e tentar entender de onde surgiu a vontade de ser médico e se ela é genuína ou se houve alguma influência dos nossos pais, amigos ou pessoas que acompanhamos.

 

  • Gosto de estudar e estar sempre atualizando os meus conhecimentos?

Medicina é um curso que exige dedicação e muito estudo. Pensa comigo, são 6 anos de graduação e 5 a 2 anos de residência médica dependendo da especialização, ou seja, planeje aí uns 9/10 anos de formação.

Também é importante ter em mente que o curso de Medicina é muito dinâmico e esta sempre se atualizando. O que quer dizer que mesmo depois de formado, o profissional nunca deixa de estudar e tem que estar sempre acompanhando os lançamentos de novos artigos e descobertas no mundo da saúde.

 

  • Gosto de gente?

O profissional médico passa o dia todo rodeado de pessoas. Seja com colegas de trabalho nos hospitais ou nos atendimentos, o tempo inteiro o médico precisa lidar diretamente com diversos tipos de pessoas em diferentes situações.

Pode parecer estranho se fazer esse tipo de pergunta, mas ela é muito mais importante do que se imagina. Algumas pessoas preferem ficar isoladas e se para você a ideia de ficar em uma sala sozinho no escritório parece ótima, ser médico e atender pessoas o dia inteiro não vai ser algo muito atraente para você.

Então se pergunte com sinceridade e sem julgamentos: Gosto de conviver, trabalhar, lidar e ajudar as pessoas?

 

Faça aqui o teste vocacional sobre qual especialidade médica você mais se identifica!

 

  • Tenho medo de sangue?

É claro que esse não é um fator decisivo porque mesmo que durante o curso você tenha contato com sangue, é possível seguir especializações que não tenham um contato tão direto quanto a de cirurgião, por exemplo.

O curso de Medicina é bem diverso e o profissional pode seguir diversas carreiras. Se o contato direto com sangue for um problema, carreiras como psiquiatria, radiologia, pesquisador e muitas outras especialidades que não precisam lidar diretamente com procedimentos cirúrgicos.

 

  • Consigo abdicar de outras atividades para me dedicar a carreira médica? 

Se você faz vestibular ou cursinho para Medicina, acredito que entenda bem o que estou querendo dizer. Se o vestibulando já estuda muito, imagine o graduando? Atualmente o curso é em formato presencial e integral, ou seja, é dedicação total todo dia e toda hora enquanto estiver na faculdade e aquela revisãozinha quando chega em casa.

Além de puxado e com disciplinas bem específicas, o estudante ainda precisa se envolver em seminários, pesquisas, plantões em hospitais etc. Consegue visualizar o tanto de tempo que o curso exige?

Então pense se está preparado para reduzir aquelas saidinhas com os amigos, o uso de redes sociais e se está preparado para abrir mão de datas importantes. E se você tiver um plantão no dia do seu aniversário? Ou no natal?

 

Se todas as respostas ou a maioria tiver sido “sim”, espero que tenha respondido sua dúvida “como saber se medicina é para mim”, siga em frente!

Veja mais sobre o curso de medicina:

 

4 respostas

  1. Minha situação é dificil, eu gosto de cuidar de pessoas, quero fazer coisas grandes e tudo mais , e estou entre tres cursos não sei o que fazer. Não posso dizer que sempre quis ser medica mas, quando passei a desejar ir para uma universidade a medicina passou a me intrigar e comecei a pensar sobre ela, não sei se tenho aptidão e ainda não me decidi, não sei se é para mim. É possivel descobrir se “medicina é para mim” depois de tempo? Ou sera que isso só é possivel se o desejo se manifesta desde cedo, quando criança por exemplo?

  2. Meu sonho é ser médica pois eu amo cuidar de pessoas, eu sei que é bem puxado você não tem muito tempo…
    Mais eu vou conseguir ser médica e realiza o meu sonho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?