Como saber se medicina é pra mim?

Se você está com dúvidas como: Como saber se medicina é pra mim? Como saber se medicina é o que eu quero? ou estar com dúvidas em qual profissão seguir, leia este blog post e vamos te ajudar!

Como saber se medicina é o que eu quero?

A Medicina é uma das carreiras mais antigas e mais desejadas na nossa sociedade. Quem nunca ouviu dos pais ou avós que queriam ter um filho/neto médico ou advogado? Pois é! Além de ser um dos cursos mais tradicionais da história, a medicina também é um dos cursos mais concorridos e difíceis de entrar.

Mas até que ponto toda essa tradicionalidade e esse desejo dos familiares influencia na nossa escolha?

Quando pensamos na profissão que queremos seguir, buscamos encontrar algo que nos traga realização e nos apoiamos naquela ideia um tanto quanto equivocada do mestre Confúcio que diz: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. Caô, med migos.

Segundo o dicionário Online de Português, a palavra trabalho significa um “Conjunto das atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito”. Traduzindo, quer dizer que trabalho é trabalho e não tem para onde correr.

Como saber se medicina é pra mim?

Então vamos ao que importa. Você já perguntou a si mesmo se quer realmente ser médico? Já tentou falar de forma afirmativa “quero ser médico”? Qual foi a sensação?

Vamos responder juntos algumas reflexões:

• Porque eu quero estudar medicina?

É necessário ter em mente que como vivemos em sociedade, as vezes somos influenciados por agentes externos e não percebemos isso. Por isso é importante fazer uma análise interna e tentar entender de onde surgiu a vontade de ser médico e se ela é genuína ou se houve alguma influência dos nossos pais, amigos ou pessoas que acompanhamos.

• Gosto de estudar e estar sempre atualizando os meus conhecimentos?

Medicina é um curso que exige dedicação e muito estudo. Pensa comigo, são 6 anos de graduação e 5 a 2 anos de residência médica dependendo da especialização, ou seja, planeje aí uns 9/10 anos de formação.

Também é importante ter em mente que o curso de Medicina é muito dinâmico e esta sempre se atualizando. O que quer dizer que mesmo depois de formado, o profissional nunca deixa de estudar e tem que estar sempre acompanhando os lançamentos de novos artigos e descobertas no mundo da saúde.

• Gosto de gente?

O profissional médico passa o dia todo rodeado de pessoas. Seja com colegas de trabalho nos hospitais ou nos atendimentos, o tempo inteiro o médico precisa lidar diretamente com diversos tipos de pessoas em diferentes situações.

Pode parecer estranho se fazer esse tipo de pergunta, mas ela é muito mais importante do que se imagina. Algumas pessoas preferem ficar isoladas e se para você a ideia de ficar em uma sala sozinho no escritório parece ótima, ser médico e atender pessoas o dia inteiro não vai ser algo muito atraente para você.

Então se pergunte com sinceridade e sem julgamentos: Gosto de conviver, trabalhar, lidar e ajudar as pessoas?

Faça aqui o teste vocacional sobre qual especialidade médica você mais se identifica!

• Tenho medo de sangue?

É claro que esse não é um fator decisivo porque mesmo que durante o curso você tenha contato com sangue, é possível seguir especializações que não tenham um contato tão direto quanto a de cirurgião, por exemplo.

O curso de Medicina é bem diverso e o profissional pode seguir diversas carreiras. Se o contato direto com sangue for um problema, carreiras como psiquiatria, radiologia, pesquisador e muitas outras especialidades que não precisam lidar diretamente com procedimentos cirúrgicos.

• Consigo abdicar de outras atividades para me dedicar a carreira médica?

Se você faz vestibular ou cursinho para Medicina, acredito que entenda bem o que estou querendo dizer. Se o vestibulando já estuda muito, imagine o graduando? Atualmente o curso é em formato presencial e integral, ou seja, é dedicação total todo dia e toda hora enquanto estiver na faculdade e aquela revisãozinha quando chega em casa.

Além de puxado e com disciplinas bem específicas, o estudante ainda precisa se envolver em seminários, pesquisas, plantões em hospitais etc. Consegue visualizar o tanto de tempo que o curso exige?

Então pense se está preparado para reduzir aquelas saidinhas com os amigos, o uso de redes sociais e se está preparado para abrir mão de datas importantes. E se você tiver um plantão no dia do seu aniversário? Ou no natal?

Se todas as respostas ou a maioria tiver sido “sim”, espero que tenha respondido sua dúvida “como saber se medicina é para mim”, siga em frente!

Veja mais sobre o curso de medicina:

4 respostas

1. Minha situação é dificil, eu gosto de cuidar de pessoas, quero fazer coisas grandes e tudo mais , e estou entre tres cursos não sei o que fazer. Não posso dizer que sempre quis ser medica mas, quando passei a desejar ir para uma universidade a medicina passou a me intrigar e comecei a pensar sobre ela, não sei se tenho aptidão e ainda não me decidi, não sei se é para mim. É possivel descobrir se “medicina é para mim” depois de tempo? Ou sera que isso só é possivel se o desejo se manifesta desde cedo, quando criança por exemplo?

2. Meu sonho é ser médica pois eu amo cuidar de pessoas, eu sei que é bem puxado você não tem muito tempo…
    Mais eu vou conseguir ser médica e realiza o meu sonho