Conheça a história de Doralice Andrade

História de Aprovado: Doralice Andrade

Doralice Andrade: Aprovada em Medicina na Unit Sergipe.

Olá mediciner, quem aí não ama uma história de aprovado para se inspirar, não é mesmo? Clica aqui e vem conhecer mais histórias inspiradoras.

Contrariando as estatísticas, conheça a história de Doralice Andrade, 19 anos, estudante de medicina da Unit Sergipe.

A medicina sempre foi a primeira opção de Doralice, desde criança ela sempre afirmava que queria ser médica. Achou parecido com você também, futuro mediciner? Pois é, esse desejo, é uma constante entre os que sonham em entrar numa escola médica.

Dora, passou de primeira, ela faz parte do pequeno percentual de alunos que passam de primeira no vestibular de medicina. Segundo a Universidade São Paulo, apenas 10% do total dos candidatos do curso de medicina são alunos que entram na sua primeira tentativa.

Tranquilidade

Essa palavra pode descrever como Doralice conseguiu passar de primeira no vestibular de medicina, apesar da insegurança antes do dia “D” relatada por essa medaholic, no dia da prova ela estava muito tranquila, e isso fez a diferença para seu resultado.

Ansiedade como sabotador de sonhos e resultados

Quando Doralice estava no terceiro ano do ensino médio, foi o ano que estourou a pandemia do coronavírus, isolamento social, medo do desconhecido, e ano decisivo para sua escolha profissional, o ano do vestibular.

“Eu ficava o dia inteiro em casa, que se tornou o colégio, minha rotina, e isso me deixou muito ansiosa e temerosa se passaria no vestibular de medicina. Era somente os estudos e eu, não fazia mais nada, resultado: dei uma surtada, pensei seriamente em tentar outros cursos, porque comecei a achar que não passaria em medicina.” Relatou Dora.

Método de estudos

Doralice fez cursinho como complemento aos estudos no colégio, e ela utilizou o método de estudos de resolução de questões, prestava atenção às aulas, e depois resolvia as questões de vestibular da escola médica que ela faria vestibular.

“Não existe treino melhor do que resolver as questões de vestibular da faculdade que você quer entrar, além de ter a familiaridade com a prova em questão, você já testa seus conhecimentos, também não me desesperava, caso  não soubesse resolver uma determinada questão, se não conseguisse, levava para meu professor e tirava as dúvidas.”

Rotina na faculdade

A rotina de estudos durante a faculdade de medicina mudou um pouco, principalmente pelo método de ensino que a escola médica que Doralice está cursando. Na Unit o método é o PBL ( Aprendizagem baseada em problemas).É uma metodologia de ensino ativa, ou seja, diferente do que Doralice fazia no ensino médio.

No PBL você estuda antes que o professor passe o conteúdo, é passado um estudo de caso e você dá possíveis soluções para determinado questionamento. Bem diferente do que estava acostumada, e pela demanda das outras disciplinas da faculdade, fica bem corrido. Logo no começo fiquei com receio de não dar conta, norma, é tudo diferente, mas fui me adaptando e definindo algumas prioridades e no final deu tudo certo. O importante é você aprender, não é todo dia que você consegue dar conta de tudo, e está tudo bem.”

Além da rotina com estudos, Dora ressalta como está sendo a experiência de ser uma estudante de medicina.

“Está sendo muito bacana ver meu amadurecimento como estudante e como pessoa, conheci muita gente nova e estou passando por muitas experiências também, acho que além de tudo o que eu já imaginava, o que eu mais percebi realmente foi um amadurecimento, mesmo estando no terceiro período.”

Recado para quem quer entrar em medicina

“Não desista. É um caminho muito difícil, surtamos, pensamos que aquilo não é para gente, mas no final de tudo vale a pena. A sensação de ser aprovado no vestibular de medicina é incrível, e a experiência de cursar medicina é sensacional, foi a melhor escolha que fiz na vida.” Afirma Doralice.