Será que vale a pena cursar medicina em outro Estado?

Você passou na escola médica dos seus sonhos, ou a que foi possível de acordo com sua nota, entre outros fatores, porém ela não está localizada na sua cidade de origem. Veja agora se é interessante e viável cursar medicina em outro Estado.

E agora? Vale tudo para cursar medicina em outro estado? Vale tudo pelo seu sonho?

Antes de responder esta pergunta, preparamos este post para você, caro colega que na empolgação de cursar medicina, não pensou nos prós e contras de morar em outro lugar.

Mas as melhores escolas médicas pensam em tudo, para você ficar mais tranquilo medaholic, então vem conosco neste post.

VALE A PENA CURSAR MEDICINA EM OUTRO ESTADO?

Início de uma nova jornada, a entrada numa instituição de ensino superior, novos desafios, novas descobertas, e se você vai estudar em outra cidade, muitas mudanças estão por vir, mas calma, elas podem ser benéficas:

1. Crescimento pessoal

Você que sempre morou com sua família, teve todo suporte e rede de apoio, não precisa pensar em coisas como limpeza, solidão, solitude, lista do supermercado, lavar roupa, enfim, outros tipos de responsabilidade, que você não tinha, apensar o foco em estudar.

Alguns podem ver isso como um fator negativo, outros podem ver uma oportunidade em amadurecer, crescer, ter o poder de decisão, ser independente. Você será o capitão do barco, literalmente.

Outro fator importante no crescimento pessoal, é que você vai precisar se organizar melhor, unir estudos, faculdade e organização da sua nova casa. Gerenciando melhor seu tempo, e saindo da sua zona de conforto.

É a medicina te dando um empurrãozinho para a maturidade.

1. Contanto novas pessoas e novas culturas

Como comentamos no item anterior, estudar em outra cidade pode te fazer sair da zona de conforto, não só em relação a novas responsabilidades, mas também em conhecer novas pessoas e novos costumes.

Sabemos que a cultura, os costumes, culinária, pessoas, mudam dependendo da região, lembrando que se for morar sozinho, precisa fazer novas amizades, se adaptar e conhecer a cultura da região escolhida para fazer sua nova morada. Lembrando que solitude é diferente de solidão.

Já diria a canção de Tom Jobim, “é impossível ser feliz sozinho”, o que dirá você pequeno gafanhoto, em um novo lugar, longe da família e dos amigos, e de tudo que é familiar para você. Imagina?

Mas olha só, não adianta só fazer amizades com colegas de turma, e nem ficar no eixo faculdade – casa, casa- faculdade. Vá conhecer outros lugares, conhecer outras pessoas fora do âmbito medicina, além de fazer bem para sua saúde mental, você vai se tornar mais diverso, empático e aberto a outas opiniões e pontos de vista.

1. Custos $$$$$$

Que maravilha, você passou numa escola médica em outra cidade, massa. E agora? Vai morar onde? Como vai se deslocar? o que vai comer? Onde vai comer? Vai dividir moradia com outras pessoas? A faculdade oferece alojamento? Você tem como se bancar sozinho?

Essas perguntas precisam ser respondidas antes de você escolher cursar medicina em outra cidade.

Escolha seu novo lar próximo da universidade, isso vai te poupar custos com transporte, se você conseguir ir a pé, melhor ainda, consegue fazer uma atividade física.

Se não for possível morar perto do campus, escolha um local que possua linhas de transporte públicos de fácil acesso.

Se possível, escolha sua moradia perto de hospitais, farmácias, supermercados, pontos estratégicos para facilitar sua rotina, lembrando que se vai morar sozinho os mantimentos não se repõem sozinhos no armário hahahaha.

Procure por repúblicas, pensões, entre outros, além de conhecer pessoas novas, você pode ratear as contas fixas.

E se mesmo com essas dicas, ficar muito oneroso para vc, alguns bancos disponibilizam bolsas de auxílio moradia, principalmente para alunos de medicina, já que o curso é integral e não tem tempo disponível para trabalhar. O foco é estudar.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar, e olha só no nosso grupo do Telegram, disponibilizamos conteúdos exclusivos para os medaholics, inclusive tem uma planilha de gastos, especialmente para você que vai morar em outra cidade, organização que fala né?

ACESSE NOSSA PLANILHA DE GASTOS PENSADA PARA VOCÊ QUE QUER CURSAR MEDICINA EM OUTRO ESTADO!