Cursar medicina no Centro-Oeste: Veja as faculdades

Tá valendo a pena cursar medicina no Centro-Oeste, sabia? Ela foi a região do país onde o número de cursos de Medicina mais cresceu no período de 2009 a 2018.

Produzido pelo Portal Melhores Escolas Médicas, o Estudo Temático de Medicina do Brasil 2020 revela um aumento de 10% nas graduações, 13% nas vagas e 10% no número de inscritos.

Veja mais sobre Cursar Medicina no Centro-Oeste:

Por outro lado, ao fazer um recorte a partir do final de 2014, quando o Governo Federal, por uma questão econômica, endureceu os requisitos de acesso ao Fies, até 2018, o estudo temático também mostra que o Centro-Oeste foi a segunda região que mais registrou queda no número de inscritos nos vestibulares para cursos de Medicina (-14,7%, diante de uma média nacional de -3,9%).

Mas isso não é motivo para sobressaltos, pelo menos, para as instituições que mantém 61,9% das graduações em Medicina avaliadas pelo Ministério da Educação, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade 2019.

Universidades Públicas de Medicina

Dos 21 cursos de Medicina da região Centro-Oeste avaliados no Enade 2019, 13 são públicos. Todas as quatro graduações que obtiveram conceito 5, patamar máximo de qualidade, são de universidades federais.

A UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) é responsável por duas dessas graduações, nos campi de Cuiabá e Rondonópolis. As instituições públicas também contabilizam cinco dos dez cursos que receberam conceito 4 e estão a um degrau da excelência, e três entre as cinco notas 3, conceito considerado bom.

Contrariando os bons resultados da maioria das instituições públicas de todo o país, a Universidade Estadual do Mato Grosso – Unemat – foi a única da região Centro-Oeste a receber nota 2 no Enade, conceito considerado insuficiente pelo MEC.

Abaixo dela, somente a Uniceplac, da rede privada de ensino superior, registrou nota 1.

CONFIRA AS MELHORES FACULDADES PARA CURSAR MEDICINA NO CENTRO-OESTE (ENADE 2019):

UFMT Rondonópolis MT
UFMT Cuiabá MT