Curso preparatório para Medicina: presencial ou online?

Para muitos estudantes que pretendem prestar o vestibular, o curso preparatório para Medicina é uma excelente alternativa. Sendo um programa de estudos intensivo e direcionado, essa modalidade de ensino visa, como o próprio nome sugere, preparar os estudantes para provas de vestibular, nesse caso, de Medicina.

E para quem quer passar em Medicina, sempre tem aquela pergunta: “como passar no vestibular de Medicina?” Com um conteúdo aprofundado e voltado principalmente para as matérias e conteúdos mais específicos cobrados em vestibulares de Medicina, esse tipo de pré-vestibular pode ser oferecido de duas formas: presencial ou online.

Apesar de possuírem o mesmo objetivo, cada um possui especificidades que os diferenciam.

Continue essa leitura e saiba quais os principais pontos de cada um e descubra qual modalidade melhor se adapta ao seu modo de estudo e pode ser um reforço de peso na hora de aprender e revisar assuntos.

Curso preparatório para medicina presencial

Possuindo um modus operandi já bem conhecido, a modalidade tradicional de ensino baseia-se no ensino coletivo e direto entre professor e aluno. Se para você a interação é algo indispensável para melhorar a absorção do conteúdo, então provavelmente é o preparatório presencial que mais te chamará atenção.

Curso preparatório para Medicina

Contudo, com essa modalidade outros fatores precisam ser levados em conta, como tempo de transporte até o local do preparatório, horários que são pré-estabelecidos cada a formação de turma. Além disso, também deve ser levado em conta o contato com os demais alunos – e concorrentes – principalmente pensando no cenário atual de pandemia.

Para muitos esse é o modo mais eficaz dessa metodologia de ensino, contudo, é preciso analisar como essa possibilidade se adequa a sua rotina e realidade. Nem sempre o estudante tem a possibilidade de se deslocar para o curso preparatório – quando se mora em uma cidade pequena, por exemplo – logo, a logística para essa pode não ser possível ou financeiramente executável.

Curso preparatório para medicina online

Diferente do presencial, essa é uma modalidade com horários mais flexíveis, que se adapta à rotina e evolução do estudante. Nele é possível encontrar aulas gravadas ou feitas ao vivo, algumas instituições até mesclam esses dois tipos para oferecer uma abordagem mais completa e com o intuito de sanar dúvidas que possam surgir ao longo do estudo.

Por ser um formato diferente do que muitos estudantes estão habituados, para alguns adaptar-se à modalidade online pode ser um processo mais demorado. Isso acontece porque com a flexibilidade que o online permite, é preciso que o próprio estudante tenha disciplina e organize seus horários de estudos para que não haja procrastinação.

Baixe aqui nosso planner de estudos e organize sua rotina de preparação para o vestibular!

estudar medicina

Alguns estudantes possuem em seu perfil a necessidade de ser acompanhado ou seguir horários pré-estabelecidos para serem mais produtivos. Contudo, esse pode não ser um problema. É preciso apenas saber adaptar-se a esse novo modo de ensino que possibilita diversos benefícios, como aulas sempre disponíveis e o contato com professores de maneira prática para que as dúvidas sejam esclarecidas. E  estudar para medicina, podemos ter a opção de podcasts, sendo uma grande aliada.

Geralmente esse tipo de curso costuma ser um pouco mais barato em relação ao presencial, mas essa não é necessariamente uma regra. Então, se seu objetivo é escolher algo de qualidade sem que isso prejudique muito do seu orçamento, o preparatório online pode ser uma boa opção para você.