Curso preparatório para medicina: saiba tudo

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

 

Diante de todo um contexto histórico e social, o curso de medicina se tornou um dos mais desejados entre os estudantes que querem ingressar em uma universidade, seja pública ou particular. Nesse contexto, percebe-se que para alcançar a tão sonhada aprovação em medicina não é nada fácil, mas, com a ajuda de instituições empenhadas em ajudar exclusivamente os alunos, abrindo um curso preparatório para medicina, fica muito melhor.

 

Sabe-se da importância que é o vestibular na vida de um estudante e de como esse assunto traz inúmeras dúvidas, anseios e angústias. Em decorrência disso, preparamos este post para ajudar na hora de entender quais são os caminhos possíveis para serem tomados quanto a um vestibulando de medicina. Para ter mais informações, confira esse post!

Curso preparatório para medicina:

Certamente, o sonho de fazer uma faculdade de medicina é compartilhado por muitos estudantes e se torna necessário entender que existe uma concorrência gigantesca e qualificada. Sabendo disso, algumas escolas e cursos preparatórios para o vestibular adaptaram a sua equipe e os seus métodos para atender, especialmente, ao público que sonha em ingressar na medicina, disponibilizando turmas exclusivas para os vestibulandos de medicina.

 

cursinho preparatorio para medicina

 

Fazer um curso preparatório para medicina é uma opção que requer bastante determinação, pois já que como a medicina é um curso que possui uma nota muito alta para possibilitar o ingresso nele, o ensino nessas turmas exclusivas são muito mais intensas do que nas turmas tradicionais.  

Veja também:

Quais as diferenças

Ao pensar em estudar em um assistente de medicina, é preciso entender algumas diferenças das turmas convencionais que podem influenciar na sua escolha, como por exemplo:

A carga horária é maior

Visando uma carga horária que suporte todas as aulas necessárias para transmitir os conteúdos de forma mais detalhada, é preciso o aumento dela.

Aprofundamento

No assistente, aprofunda-se o conhecimento da maioria das disciplinas, especialmente, biologia.

O material utilizado

Os módulos, as apostilas, os livros, dentre outras formas de materiais possíveis, costumam ter questões de algumas provas além do ENEM, e, muitas delas trazem questões com um nível de dificuldade maior e com mais especificidade.

A quantidade de provas e de simulados

Costumam aplicar mais simulados que as turmas tradicionais, visando aumentar a possibilidade de treinamento dos alunos para o dia da prova. Tal situação merece destaque, tendo em vista que quanto mais ocorrer uma simulação do dia da prova, as questões de tempo de prova e do estado psicológico do aluno durante a prova ficam muito mais controladas. 

Direcionamento

Toda a preparação é direcionada a quem quer fazer medicina, ou seja, muitas vezes, também, é focado nas possíveis matérias de peso para medicina em determinadas universidades.

 

Critérios para escolher onde fazer

season 1 student GIF by NBC

  • Pesquise quais escolas tem as melhores referências no quesito de aprovações nos vestibulares de medicina;
  • Veja como funciona o assistente de medicina da instituição;
  •  Procure saber sobre a equipe de professores. É de suma importância a confiança do aluno no seu professor;
  • Busque opiniões de alunos que já estudaram no assistente de medicina da escola ou do cursinho que você tem interesse em estudar. Uma conversa com alguém que passa ou que já passou pela experiência de fazer um assistente de medicina pode te ajudar a decidir o que fazer e como fazer;
  • Saiba qual é o sistema de ensino utilizado no local, faça uma pesquisa sobre ele e tire as suas próprias conclusões sobre o material;
  • Entre em contato com a instituição e pergunte se seria possível algumas aulas experimentais para que você veja na prática como funciona.
  • Informe-se sobre os projetos e os suportes possíveis do assistente de medicina (se tem plantões de dúvidas e suporte de inteligência emocional, por exemplo).

Alguns pontos que devem ser considerados:

Vale ressaltar que a fase de pré-vestibular é um momento difícil para todo estudante, principalmente para quem quer medicina, uma vez que é o curso que requer uma nota mais alta devido a sua grande concorrência. Entendendo isso, é interessante considerar alguns pontos:

1- Planejamento de rotina

Quando você escolhe fazer medicina, é preciso ter uma noção de que algumas mudanças na rotina de estudos são necessárias. O assistente de medicina deve dar suporte sobre esse tipo de organização. Diante disso, é tarefa da equipe de assistente de medicina acompanhar, com eficiência, cada aluno de perto. No entanto, o aluno deve ter um olhar sincero sobre a sua rotina e sobre os seus limites. Veja também alguns podcasts de estudos que podem ser seus aliados!

cursinho preparatorio para medicina

2- Uma boa relação entre o aluno e a escola

O trabalho deve ser sempre feito em conjunto, ou seja, o aluno e a escola devem ter uma boa relação entre si, para que, juntos, alcancem o objetivo da aprovação de medicina.

curso preparatório para medicina

3- A importância da saúde mental

Nota-se que, assim como o estudante deve se comprometer com o seu estudo, ele também deve colocar a sua saúde mental como um ponto importante a ser analisado. Uma mente saudável é imprescindível para conseguir persistir em um ritmo de estudos até o dia da prova.

Stressed Mental Health GIF by YouTube

 

Tendo em vista as informações acima, é imprescindível uma pesquisa prévia sobre como proceder nos seus estudos para se preparar para o vestibular. Nesse caso, o assistente de medicina traz inúmeras possibilidades para que o aluno expanda a sua capacidade, visando se preparar da forma mais completa e direcionada.

 

Sem dúvida, em uma turma exclusiva para estudantes que desejam fazer o curso de medicina, a aprovação se torna, geralmente, uma realidade mais próxima. O estudo direcionado, os métodos diferenciados, o suporte mais amplificado e um estudo mais intensivo, torna o aluno muito mais preparado para realizar qualquer prova, seja o ENEM, a FUVEST ou as dos cursos de medicina das principais faculdades particulares. 

 

Com isso, o assistente de medicina pode ser a melhor opção para você realizar o seu sonho e ingressar no curso que você tanto almeja. Não deixe de pesquisar, de entender e de tentar encontrar a melhor forma para você que possa realizar esse sonho.

Veja mais sobre curso preparatório para medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?