Cursos de Medicina no Norte: Veja quais são as faculdades

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Recém-divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) revelam um dado, no mínimo, preocupante. O Norte do Brasil, que já sofre com a ausência de médicos, também carece de cursos de Medicina de excelência. A região é a única do país que não possui uma escola médica sequer avaliada com nota máxima no Enade 2019.

O Norte tem o menor número de cursos de Medicina do Brasil

Dos 17 avaliados, somente dois – os das universidades federais do Tocantins (UFT) e de Rondônia (UNIR) – atingiram o conceito 4, numa escala de 1 a 5.

Além destes, sete graduações obtiveram nota 3; três receberam o conceito 2; e cinco foram avaliadas com nota 1. Isso significa dizer que 47% dos cursos de Medicina da região obtiveram conceito considerado insuficiente pelo MEC. No contexto nacional, 25,8% das escolas médicas nesta situação – com nota 1 ou 2 – estão no Norte.

A avaliação do Enade também aponta deficiência no ensino público de Medicina de excelência na região. Das 17 graduações avaliadas, nove, ou seja, 52,9% estão em instituições públicas. Sete delas são federais.

Das oito escolas médicas do Norte que receberam conceito 2 ou 1, quatro são públicas.

No Brasil, somente quatro instituições de ensino superior públicas obtiveram conceito 2 no curso de Medicina. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade de Gurupi (UnirG), no Tocantins, estão entre elas. Além disso, apenas duas IES públicas figuram na lista das graduações em Medicina com conceito 1: a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ambas no Norte.

Carência de médicos!

Se o desempenho dos cursos de Medicina do Norte, no Enade 2019, é algo preocupante, a ausência de profissionais médicos na região acrescenta uma certa carga de dramaticidade aos resultados do exame.

No Estudo Temático Cursos de Medicina do Brasil 2020, o portal Melhores Escolas Médicas, especializado em conteúdo e pesquisas para a área, calcula que o Brasil chegará a 2025 com mais de 660 mil médicos formados.

O cálculo tem como base os quase 488 mil profissionais com vínculo ativo no país, no último mês de janeiro – dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) – e a estimativa de estudantes que devem se formar ao longo dos próximos anos.

Veja as notas de corte de medicina no Enem na região norte

De acordo com a projeção, o Brasil terá, daqui a cinco anos, uma média de três médicos para cada mil habitantes

A proporção hoje é de 2,5 médicos, valor acima do registrado em países como México, Polônia e Japão, de acordo com o CFM.

O problema é que esses profissionais geralmente não chegam aos recantos do país. Falta uma política pública de incentivo e a região Norte acaba sendo a mais penalizada.

O estudo temático do portal Melhores Escolas Médicas mostra, por exemplo, que o Amapá tem o menor número de médicos do Brasil, com 0,9 para cada mil habitantes. No Distrito Federal este índice é de 4,4.

Mais recentemente, o Conselho Federal de Medicina e a Universidade de São Paulo (USP) realizaram um levantamento dos médicos com registro ativo no país e aptos a atuar no combate à pandemia.

Os três estados que registram o menor número de profissionais com este perfil são o Amapá, com apenas 816 médicos, Roraima (853) e Acre (913). Todos da região Norte.

VEJA TAMBÉM:

https://melhoresescolasmedicas.com/mem-responde/qual-o-lugar-mais-facil-para-passar-em-medicina/

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?