Cursos gratuitos de pré-vestibular: saiba tudo!

Se você está procurando cursos gratuitos de pré-vestibular e cursinhos de pré-vestibular oferecidos pelas universidades, leia esse blog post e se prepare para os vestibulares!

Cursos Gratuitos de Pré-Vestibular

No Brasil, o acesso a uma graduação pública é, para muitos, a única forma de conseguir realizar o sonho da conquista do jaleco. Contudo, com a alta concorrência existente, quem tem acesso a mais ferramentas e aulas preparatórias como cursinhos pré-vestibulares é quem possui mais oportunidade de receber um ensino qualificado voltado para essa prova em específico.

Mas, novamente, custear esse tipo de modalidade de ensino não é possibilidade real para muitos estudantes que não possuem renda disponível para esse tipo de ensino.

Com o objetivo de democratizar o ensino e possibilitar mais chances de ingressar no Ensino Superior, assim surgiu os cursos gratuitos de pré-vestibular oferecidos (geralmente) por estudantes por meio da própria Instituição de Ensino Superior (IES) em que está matriculado.

Tendo isso em mente, confira nesse post o que é, como funciona e conheça algumas opções totalmente gratuitas de cursinhos pré-vestibulares oferecidos por Faculdades e Universidades em todo país.

O que é o pré-vestibular?

Os cursinhos de pré-vestibulares são aulas preparatórias oferecidas para os estudantes – geralmente a partir do 3º ano do ensino médio – que estão estudando para prestar vestibulares específicos ou realizarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Esse tipo de curso costuma ter um alto valor de adesão, isso porque costumam ser intensos e/ou contam com um corpo docente preparado para focar o ensino nesse tipo de prova.

Sabendo da importância e do impacto desse tipo de ensino direcionado, algumas instituições, por meio dos seus estudantes, oferecem cursinhos comunitários para que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de educação que faz toda diferença na hora de se preparar para uma prova de vestibular.

Para esse tipo de pré-vestibular podemos destacar 3 pontos, sendo eles:

Inscrição

Por ser voltado para a população que possui renda mais baixa, os cursos de pré-vestibulares são gratuitos, contudo, alguns optam por realizar a cobrança de uma taxa simbólica na inscrição, apenas para custear gastos como transporte dos professores ou confecção do material que será distribuído para os estudantes ao longo do preparatório.

Geralmente o valor pedido é entre R$ 10 e R$ 50 reais, não ultrapassando essa quantia.

Critérios de seleção

Em alguns pré-vestibulares, por conta da procura ser maior que a quantidade de vagas disponíveis para o curso, o centro administrativo opta por criar um processo de seleção para preencher as vagas disponíveis.

Alguns critérios envolvem média do estudante no ano presente ou anterior, comprovação de renda abaixo de três salários e é exigível que o estudante tenha realizado sua passagem no ensino médio completo (até o momento da sua inscrição) em uma instituição pública ou particular, desde que na condição de bolsista. Também são priorizados estudantes que estejam no último ano do ensino médio.

Metodologia dos cursos gratuitos de pré-vestibular

Os cursos gratuitos de pré-vestibular podem ser intensivos, realizados em um curto período de tempo para realização de revisões de provas passadas, ou mais longas, com aulas específicas para todas as matérias e/ou áreas de conhecimento dos vestibulares. Essa segunda opção é feita com uma duração de tempo maior para contemplar melhor os assuntos em cada área.

Alguns cursos ainda podem ser online, a fim de atingir um quantitativo maior de estudantes e facilitar o acesso, principalmente em anos atípicos como 2020 e 2021.