O descanso é necessário: pare um pouco de estudar

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Todo mundo que já estudou para prestar vestibular e Enem sabe o quanto é difícil e exige dedicação, ainda mais quando o objeto de desejo é um curso tão concorrido quanto o de medicina. No entanto, saiba os momentos no qual o descanso é necessário.

É necessário muito mais do que dedicação e vontade, arrisco dizer que o mantra dos marombas serve muito bem neste contexto aqui, pois para entrar no curso de medicina também é preciso muito foco, força e fé. Mas qual a hora de parar de estudar, ficar só na fé e relaxar um pouco?

Veja esses relatos de experiência

O estudante do quarto ano de medicina, David Nascimento, disse que quando foi prestar o Enem, não houve essa de descanso não. Inclusive aproveitou a hora do lanche antes da prova para ler uma coisinha. “Na véspera da prova parecia que eu estava ainda mais focado, mas eu sabia que era puro nervosismo. Lembro que enquanto lanchava antes de sair para fazer a prova, eu simplesmente lembrei de um assunto que estava sendo debatido na época e fui ler uns dois textos para o caso de cair na redação”.

Já para a estudante do segundo ano de medicina, Luísa Santana, o descanso é necessário, foi planejado e mais do que esperado. “Durante todo o ano eu me dediquei demais, só vivia para os estudos. Quando estava chegando perto da prova eu estava em um ritmo tão pesado que já não estava aguentando mais. Decidi que a semana antes da prova seria para desacelerar, relaxar e até que funcionou”.

Como vimos, estudar até o último minuto ou tirar uns dias de descanso foram opções que apresentaram resultados positivos para ambos, então será que existe uma resposta certa para a hora de deixar de estudar? Para a psicóloga, especialista em educação, Cecília Diniz, o recomendável é parar de estudar um ou dois dias antes. “A ansiedade tende a aumentar na véspera das provas e o estudante pode ficar com a sensação de falta de tempo, angústia e causar falha na concentração pela ideia de que ainda falta muito para se estudar. Por isso é importante dar uma pausa para o cérebro descansar”.

Acredito que eu e você concordamos que antes de ousar responder se estudar na véspera funciona ou não, precisamos avaliar que tipo de estudo antes da prova é este que estamos falando, pois existe a revisão e o estudo de última hora. Como eu, nem ninguém que conheço ganhou na Mega Sena ou em qualquer outro prêmio sem jogar, vamos combinar que o estudo de última hora é o que não funciona, certo? Mas vamos a explicação desses dois métodos.

Revisão

O método de revisão é quando o aluno já teve muito foco, força e fé e já estudou com uma boa antecedência, mas na véspera da prova quer dar aquela revisada para se sentir mais seguro e clarear um pouco as ideias. Neste caso, ele já se esforçou bastante, aprendeu algumas teorias, umas fórmulas ou outras e sabe como enfrentar o temido vestibular.

Baixe aqui todas as provas do Enem para revisar

Estudo de última hora

Neste caso aqui o estudante esqueceu o foco e a força e ficou só com a fé. Deixou tudo para a última hora, e a não ser que ele seja um gênio com memória fotográfica e todas aquelas coisas de gênios que nem ouso tentar adivinhar quais são, vai precisar aprender todas as matérias em um curto ou curtíssimo período de tempo. Nesse caso, ele ainda não estudou e precisa de uma solução rápida e eficaz para o seu problema, a chamada sorte.

Bom, tentando chegar a uma conclusão saudável, esta autora acredita que é importante que cada um conheça os seus limites. O que funciona para algumas pessoas pode não funcionar para outras, então é tudo muito relativo. Antes de mais nada, entenda como funciona seu corpo e respeite os seus limites. Procure estudar de forma organizada e se achar que aquela checada antes da prova como fez o David, vai te deixar mais seguro ou que relaxar vai te acalmar, faça o que achar melhor para você. Não existe uma fórmula mágica para passar no Enem e nós sabemos bem disso, mas lembre-se, o descanso é necessário para todos.

Veja mais sobre saúde mental vestibulando:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?