Dica de leitura: Sobrevivendo ao inferno – racionais MC´s

dica de leitura: sobrevivendo no inferno

Vamos de dica de leitura hoje?

Muita calma nessa hora, se você chegou aqui achando que ia encontrar um resumo desta obra necessária do século XXI, sinto informar que não é resumo, mas é indicação.

Sobrevivendo ao Inferno antes de se tornar livro em 2018, é um álbum de um dos maiores grupos de Rap do Brasil, Racionais MC´s.  Este álbum foi lançado no início dos anos 1990, e atingiu mais de um milhão de cópias vendidas.

Certo, e por quê a melhores escolas médicas está falando de um livro de Rap?

Porque ele é leitura obrigatória para o vestibular de medicina da Unicamp, e é leitura obrigatória para a vida.

O aclamado álbum que virou livro em 2018, fala sobre as mazelas que o jovem negro de periferia enfrenta no seu cotidiano. De como os efeitos da escravidão no Brasil, ecoam até hoje na população negra brasileira.

Política, sociedade, racismo estrutural, violência urbana, formação das periferias, a religião inserida dentro dessas comunidades periféricas, o papel do estado, segurança pública, desigualdade social, educação e a falta dela. Poderia listar outros itens que essa obra traz, mas vou parar por aqui, só queria que você, querido estudante, entendesse a riqueza que é esta obra e como pode te ajudar, não só como leitura obrigatória, porém com vários temas para a redação.

E veja só, um álbum lançado no início dos anos 1990, talvez você que esteja lendo esse texto, não era nem nascido rsrs, e até hoje é muito atual.

Vale a pena considerar essa dica de leitura e ouvir o álbum também.

“aqui estou mais um dia sob o olhar sanguinário do vigia, você não sabe o que é caminhar com a cabeça na mira de uma. . .” a primeira frase da música Diário de um detento, uma das mais conhecidas do grupo de rap, ela retrata o massacre do Carandiru.

“… 60% dos jovens de periferia
Sem antecedentes criminais já sofreram violência policial
A cada quatro pessoas mortas pela polícia, três são negras
Nas universidades brasileiras, apenas 2% dos alunos são negros
A cada quatro horas, um jovem negro morre violentamente em São Paulo
Aqui quem fala é Primo Preto, mais um sobrevivente”

Primeira estrofe da música capítulo 4, versículo 3, também do álbum Sobrevivendo ao Inferno.

O álbum é composto por 9 músicas, todas de cunho social, e principalmente antirracista.

E o livro é composto pelas letras dessas músicas, precedidos de textos introdutórios sobre a temática da música em questão.

Além de leitura obrigatória, esse livro e álbum é uma fonte de atualidades para você estudar para possíveis temas da redação, seja do Enem ou de vestibulares próprios.

Por falar em redação, fica ligado que nos próximos dias vai ter um post aqui no portal sobre como estudar redação para o Enem. Fica ligado em todas nossas redes sociais para não perder nenhum detalhe importante, que pode te ajudar na sua jornada de estudos para passar em medicina.