Dietas que ajudam a melhorar o desempenho nos estudos

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Você já deve ter se cansado de ouvir falar sobre a importância da alimentação saudável para ter uma boa qualidade de vida, e hoje nós vamos discutir como isso se aplica para melhorar o desempenho nos estudos.

Como melhorar o desempenho nos estudos?

Só quem está vestibulando sabe o quão cansativa é a vida e a rotina do jovem estudante brasileiro. Passamos horas e horas em frente ao computador assistindo aula, respondendo questões, lendo livros e, com tanta atividade assim, às vezes nos esquecemos de nos alimentar ou nos alimentamos muito mal. 

 

O problema, é que fazer isso é um grande erro, principalmente para nós, jovens estudantes que estamos lutando para prestar o vestibular. E quem diz isso não sou eu, sua mãe ou a tia que adora fiscalizar nosso prato. O alerta foi feito pela nutricionista Priscila Ribeiro, que para facilitar minha vida e a sua, trouxe várias dicas de alimentação.

 

“Para o nosso cérebro funcionar bem, ele precisa estar nutrido e irrigado. As vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e zinco, são minerais super importantes e necessários para uma boa função cognitiva. Já os alimentos ultra processados como os fast foods e biscoitos, não é a melhor opção quando pensamos em nutrir o corpo e o cérebro”, disse Priscila.

Tomar estimulantes como o café melhora o desempenho?

Quem nunca tomou aquele cafezinho para tentar espantar o sono e se concentrar mais nas aulas? Eu já! E olha que, em partes, ele ajuda mesmo viu. Olha o que diz a Dr. Priscila.

“Tudo depende da dosagem e do indivíduo. A taurina e cafeína deixam as pessoas mais alertas e atentas, então dependendo da dosagem, podem sim ser uma estratégia. Porém, quando se tem um acesso há uma sobrecarga de estimulação da dopamina e isso pode causar resistência ou mascarar o verdadeiro problema que pode ser cansaço”.

“Além disso, se você não tiver uma boa noite de sono e descansar, os estimulantes até vão te deixar mais alerta, mas o seu cérebro não vai conseguir processar nada. Você não vai aprender nada”, completou.

Alimentos que ajudam a melhorar o desempenho nos estudos:

Chocolate amargo

Pode doce? Pode sim! Mas só uma barrinha ok?  “O chocolate  é rico em cacau que tem magnésio e auxilia na vasodilatação cerebral.

 

Vegetais e folhas verde-escuras

Couve, espinafre e brócolis são ricos em Vitamina K e Betacaroteno.

 

Oleaginosas

Castanha de caju, amendoim, nozes, sementes de abóbora, são ótimos para o cérebro pela quantidade de selênio presente nelas.

Frutas 

As frutas também. Maçã, manga, kiwi, abacate, uva…

Ovos

Os ovos são excelente fonte de proteínas, com destaque para a albumina, o alimento possui preciosidades como a luteína, aquele pigmento que pertence ao grupo dos carotenoides. Além disso, a gema do ovo também está repleta de colina, uma das vitaminas do complexo B.

ômega-3

Peixes como sardinha e salmão.

Veja mais dicas de como melhorar o desempenho nos estudos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?