Enem 2022: Confira o edital [Atualizado]

Enem 2022

Lidando com mais alguns dos seus vazamentos sobre o Enem 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, que é responsável pela organização do Enem, deixou escapar as datas de inscrição da sua edição atual através de um possível calendário enviado para os alunos que solicitaram isenção da taxa de inscrição.

As provas que estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro de 2022, irão ter suas inscrições abertas no período de 10 a 21 de maio do mesmo ano, lembrando que as inscrições do Enem 2022, assim como todas as outras edições anteriores, serão feitas na Pagina do Participante  mediante a pagamento de uma taxa de R$ 85 (a ser efetuado até 27 de maio).

O participante que se identificar e quiser ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero, e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal, será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, no período de 23 e 28 de junho.

Aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também pela Página do Participante.

Confira aqui o edital com mais informações.

Saiba mais sobre o Enem 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou Enem como é popularmente conhecido, foi estabelecido no ano de 1998, com o intuito de avaliar o desempenho escolar dos alunos ao final do ensino médio. Após 11 anos de provas, o exame decidiu melhorar a sua metodologia e começou a ser utilizado como forma de acesso ao ensino superior e a partir dai as melhorias foram aumentando. Dos últimos 3 anos aos dias atuais, os alunos que forem fazer a prova, também podem optar por fazer o exame de forma impressa ou digital, com as questões aplicadas em computadores e com locais de prova pré-definidos pelo Inep.

Os resultados obtidos no Enem podem ser usados para que o aluno tenha acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Essas notas também são aceitas em mais de 50 instituições de ensino superior em Portugal.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.

Quer saber mais sobre o Enem 2022 e muito mais? Acesse nossa pagina especial sobre o assunto e confira dicas, métodos de estudos e muito mais!