Enem: Exame ou concurso? Entenda e garanta sua vaga

Arrasando na TRI
Reading Time: 2 minutes

Você já parou para se perguntar qual a diferença entre exame e concurso? Pode parecer uma pergunta retórica, mas as diferenças entre ambos são grandes, principalmente relacionadas ao objetivo de cada um, que é bem diferente. Além disso, entender essas diferenças conceitualmente pode ser fundamental na hora da prova. 

 

Quando falamos em exame, falamos de uma prova que tem o objetivo de examinar se o candidato aprendeu o conteúdo. Nesse tipo de prova se espera que o candidato tenha um rendimento mínimo podendo ser de 60% ou 70% para a aprovação. 

 

Já quando se fala em concurso, o objetivo é o da seleção. Ele busca selecionar candidatos que tenham uma nota maior independente de avaliar se o candidato aprendeu o conteúdo não. No concurso o que conta é o rendimento

 

A diferença principal entre o exame e o concurso é que no exame não existe concorrência nem disputa com outras pessoas. O candidato é o seu próprio “adversário”, já que ele só será aprovado caso tenha aprendido realmente o conteúdo. 

 

Já quando se trata de concurso, a concorrência é direta. Uma pessoa concorre com outras que estão disputando a mesma vaga. 

 

Mas e o Enem?

Inicialmente o Enem até surgiu com o objetivo de ser exame, mas com o passar do tempo ele deixou de ser uma prova de verificação de aprendizagem para se tornar a porta de entrada para o maior concurso nacional do país, que é o Sisu. A partir daí, o Enem deixa de ser considerado um exame para produzir nota para uma seleção, se tornando um concurso

 

Qual fator mais importante do concurso?

O principal fator de eliminação da prova de concurso é o tempo. Colocando um tempo mais curto, os concursos evitam que os candidatos tenham um rendimento total. Por isso, é preciso entender que somente estudar e dominar conteúdo não garante a aprovação. É preciso que cada candidato aprenda a trabalhar seu tempo estrategicamente. O que quer dizer que para fazer uma boa prova, o candidato precisa ter em mente que a prova do Enem é uma prova de estratégia e não de avaliação de conhecimento. 

 

Me acompanhe também no Instagram para mais dicas. Segue lá: @camilaferreiraofficial 

 

Leia outros textos da Coluna Arrasando no TRI aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Importância do sono para os estudos

Notícias

A Alexa imitando vozes de pessoas mortas?

Notícias

Maior bactéria do mundo é descoberta e surpreende cientistas

Quero saber tudo do mundo Med!