Entenda como desmistificar o Enem e tenha sucesso na prova

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Do dia em que abriram as inscrições, até a data da primeira fase, o estudante tem 144 dias de preparação para o exame mais importante do ano. Mas será que esse tempo é suficiente para se sentir pronto para a prova? Se não for, fica tranquilo. Porque hoje estamos prontos e preparados para seguir desmistificando o Enem e, de quebra, te ajudar a conquistar aquela tão sonhada vaga. 

 

E caso você tenha dormido no ponto e perdido alguns dias dessa corrida, se prepara que agora é hora de correr atrás do prejuízo. Força nessa peruca que ainda dá tempo de preparar uma rotina, escolher o que, como, quando e onde estudar. Então, mãos à obra!!!

Planejamento 

Com absoluta e total certeza você já ouviu que precisa se planejar para o Enem porque a prova é extensa e contextualizada. Ela não é aquela prova que você virou a noite estudando na véspera e conseguiu fazer de boas no dia seguinte.

 

Inclusive, antes de continuar o assunto, já vou logo adiantando que nunca na galáxia, em hipótese alguma, sonhe em perder a noite anterior a prova do Enem ou acredite que passar a madrugada estudando algo vai fazer milagre na sua nota, ok? Ok! 

O que você precisa mesmo, med amigo, é de um bom e velho, porém eficiente, cronograma de estudos. É necessário planejar bem o que você vai estudar, sempre dividindo entre os dias e horários disponíveis na sua rotina. Nada de querer dar uma de study aholic com traços de superman e querer só estudar e estudar e depois acabar se atrapalhando todo. 

 

E como nossa brotheragem aqui já é firmada e das antigas. Preparamos alguns modelos de planners que vão ajudar desde o medaholic virginiano que não pode ver um organizador até os medaholic mais desorganizados que você conhece. Clique aqui.

 

Eu ouvi um “amém igreja”?

E se mesmo com esses planers, o negócio ainda está difícil para você, vamos pensar um dia de cada vez. Ou melhor, uma semana de cada vez. Confere aqui essa matéria especial  que Luciana Lima preparou pra te ajudar a montar um planejamento semanal eficiente. 

 

E agora? 

Primeiro, procure fomentar uma rotina de leitura fora dos seus estudos. É isso mesmo. Escolhe um bom livro: seja de romance, biografia ou qualquer outra coisa que estimule o seu cérebro a se acostumar aos textos longos que o Enem ama. Só não vale passar o dia todo lendo fofoca dos famosos no Instagram, viu? Até porque eles já estão tá com a vida ganha e vocês ainda estão lutando. 

Segundo, procure entender como funciona a prova do Enem. Você sabia que as equipes que formulam as questões usam a Teoria de Resposta ao Item para produção e correção das provas? Não precisa nem ser mago para arrasar na prova do Enem, sabendo sobre essa belezinha aqui você pode garantir uma boa nota na prova. Chegue, acesse esse texto aqui para saber os segredos da famosa TRI. 

 

Agora que você já está por dentro de como funciona a prova, é hora de conhecer a bonita! 

 

Analise as edições anteriores e treine bastante. Não se acanhe, você pode abusar dos simulados e resolução de questões que já passaram pela prova. BUT (mas), não se sinta diminuído se não acertar um grande número de questões. Erre mesmo, confira o que te fez errar e aproveita e a hora boa pra isso é agora (antes da prova).

 

Além disso tudo, é óbvio que você vai sentar na cadeira e malhar o cérebro com boas horas de leitura e absorção de conteúdo. Vou te passar algumas dicas práticas:

  • Procure quais são os assuntos mais frequentes
  • Distribua esse conteúdo em seu planejamento;
  • procure resoluções comentadas de questões
  • e VAI ESTUDAR!!! 

Dia da prova 

Se você não quer estrear sua carreira artística no Show dos Atrasados do Enem, preste atenção no horário. Nesta edição, a prova digital vai acontecer no mesmo horário que a prova impressa, ou seja, todo bixinho vai sair de casa em horário próximo então calcula direito esse deslocamento. Pensa no trânsito, no horário do buzu, na possível demora do Uber. A não ser que tenha o poder de se tele transportar, não deixe pra sair de casa em cima da hora.

 

Ou saia e se prepare para participar do Show dos Atrasados.

 

E aí, medaholic. Já começou a se preparar para o Enem? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?