Entenda sobre antiguidade clássica para o Enem

Compartilhar:

entenda antiguidade clássica para o enem 2022

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Faltam menos de 100 dias para o Enem 2022, e aqui vai uma dica valiosa: revisar assuntos recorrentes. Hoje vamos falar sobre os processos e as instituições políticas criadas pelos antigos gregos e romanos, entenda sobre antiguidade clássica para o enem. Sim! Conteúdo de História.

Se você acompanha nosso portal, sabe a importância das interdisciplinaridade, um conteúdo de história pode te ajudar na prova de geografia, ou vice-versa, e pode te de dar embasamento para construção de um possível tema da redação.

 

Vamos começar com uma curiosidade que é um fato

As instituições políticas no Brasil foram inspiradas nos princípios criados por esses primeiros democratas e republicanos,(gregos e romanos) respectivamente. 

Segundo o professor de história Gustavo Bonfim,  as práticas e os processos políticos atuais não são literalmente os mesmos dos de antigamente, e precisamos entender isso, além de precisarmos compreender a ação do ser entendido como cidadão dentro desses processos.

Qual o conceito de democracia?

A democracia surgiu nas cidades-estados da Grécia antiga, durante o primeiro milênio antes de Cristo, e tomou sua forma clássica no auge político da cidade de Atenas. Sua etimologia provém dos termos “demo” (povo) e “cracia” (governo), ou seja, significa literalmente “o governo do povo”.

O conceito de democracia pode ser definido por diversos aspectos. Vale ressaltar que as democracias se apresentam em graus diferentes de desenvolvimento.

Polis gregas/cidades-estados

As chamadas polis gregas ou cidades estados possuíam completa autonomia política, econômica, cultural e religiosa. O poder era exercido por um pequeno grupo de proprietários de terras, constituindo uma Oligarquia.

 

O pai da democracia

Em 510 a.C, Clístenes visava restaurar o equilíbrio entre grupos sociais de Atenas, suas reformas fortaleceram as instituições democráticas atenienses.

E por que, você pode questionar? Depois de diversas tentativas de tirar tiranos do poder, Clístenes conseguiu esse feito, por um profundo conflito social, e instalou em Atenas as condições para a implantação da Democracia, que é baseada nos ideais de igualdade.

 

Instituições políticas

As instituições políticas eram organizadas na Ágora e o que é isso?

Praça principal das antigas cidades gregas, local em que se instalava o mercado e que muitas vezes servia para a realização das assembleias do povo, formando um recinto decorado com pórticos, estátuas, e também servia de centro religioso.

Eram dividas em dois grupos:

  • Eclésia– Assembleia do povo, participavam todos cidadãos atenienses livres, e o que rolava nessa Eclésia? Votação de leis, diálogos políticos, escolha de magistrados, assuntos religiosos, além de questões de guerra e paz.
  • Bulé – tinha a função de analisar e preparar os projetos de lei, supervisão da administração pública, e debate de toda questão diplomática.

 

Qual o conceito de República?

O termo república deriva do latim Res Publica, e significa “coisa pública”, isto é aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos. A República é um modelo de organização política que teve origem na Roma Antiga.

É a forma de governo de um país, com poderes constituídos a partir da decisão de representantes ou cidadãos.

O parlamento, atualmente, compõe a estrutura política tanto de regimes presidenciais( onde o presidente é o chefe do governo e o chefe de estado ao mesmo tempo), como o brasileiro e o estadunidense, quanto de regimes monarquistas, como o Reino Unido, por exemplo.

Também existe uma variação do modelo misto, o parlamento presidencialista, em que o presidente é o chefe de Estado e o primeiro ministro chefe do governo. 

 

O Senado na república romana

O senado foi a principal instituição política da sociedade romana, era composto por 300 senadores.

Funções do senado:

  • Administração das províncias;
  • Práticas religiosas;
  • Administração da política externa;
  • Supervisão do tesouro público
  • Escolha dos magistrados;
  • Confirmação das leis (ou não) votadas pela Assembleia Centurial.

 

Conflito das ordens

O Conflito das Ordens foi uma disputa política entre plebeus (“comuns”) e patrícios (“aristocratas”) na antiga República Romana e que durou de 494 até 287 a.C., no qual os plebeus lutaram por igualdade política com os patrícios. O conflito teve um papel preponderante no desenvolvimento da Constituição republicana.

Os plebeus reivindicavam leis escritas, casamento entre indivíduos de classes diferentes, fim da escravidão por dívidas, e participação política.

Aqui tem mais conteúdos

 

O que você precisa saber sobre geografia.

Como se preparar para o vestibular de medicina 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?