Como estudar para medicina no Enem?

medicina no enem

Se você está com dúvidas de como estudar para medicina no Enem? como passar em medicina? como organizar sua rotina de estudos para cursar medicina? Este blog post vai tirar suas dúvidas.

O processo de preparação para o curso de Medicina é realmente bem puxado. Não à toa, é um dos cursos mais concorridos do país. Isso significa que, proporcionalmente, há poucas vagas para a enorme quantidade de candidatos.

Ser aprovado em medicina no Enem é resultado de um intenso cronograma de estudos, que devem ser alternados com períodos de descanso para não sobrecarregar o corpo e a mente. Vários elementos também estão envolvidos nessa jornada como o foco, a motivação e, principalmente, a autoconfiança. Vamos te dar algumas dicas para deixar essa rotina com menos pressão e mais produtiva.

Nesse post você vai conferir como construir uma rotina de estudos para conseguir uma boa aprovação no vestibular de Medicina, como:

• Leve as tarefas até ao ponto de conclusão;
  • Alterne tarefas menos interessantes com as mais agradáveis;
  • Descubra o horário em que você é mais produtivo;
  • Programe pausas;
  • Mude de ambiente.

Continue lendo o nosso post e saiba como estudar para Medicina no Enem de forma saudável.

Leve as tarefas até ao ponto de conclusão

E como fazer um plano de estudos para Medicina? Dentro de uma rotina é preciso que a organização não permita deixar tarefas pela metade. Isso pode se tornar uma bola de neve e atrapalhar bastante seu cronograma. Por isso, estabeleça metas que você pode alcançar respeitando os limites do seu corpo.

Quando você tenta fazer duas, três ou quatro atividades ao mesmo tempo, está sabotando sua própria produtividade. Não caia nesta armadilha! Embora, muitas vezes, você se ache capaz de dar conta de várias tarefas simultaneamente, na verdade, você inicia uma atividade com determinado foco, interrompe e passa para outra, e assim sucessivamente.

Ao retornar a primeira, seu cérebro não volta exatamente ao ponto em que parou, ou faz isso raramente porque você já está cansado. Muitas vezes, é preciso retroceder alguns pontos para retomar o raciocínio, e não há como ser mais eficiente ou mais rápido dessa forma.

Só inicie uma tarefa quando finalizar a anterior mesmo que atrase o cronograma de estudos um pouco, pelo menos, você conseguiu ter a concentração necessária para seguir. E lembre-se, não precisa ser CDF para passar em Medicina.

Baixe aqui nosso planner de estudos!

Alterne tarefas menos interessantes com as mais agradáveis

Nem todos os assuntos que você estuda são tão interessantes. Claro que algumas pessoas têm mais facilidade com as disciplinas da área de humanas, outras com as da área de exatas. Geralmente a motivação para estudar o que gosta é maior, mas você precisa sempre ter em mente que para passar no vestibular de Medicina todas as disciplinas têm a mesma importância.

O ideal é alternar os conteúdos para não deixar nenhum assunto de fora. Outra dica bacana é procurar alternativas para o aprendizado, assistindo vídeo aulas, filmes, documentários, podcasts de estudos e participando de fóruns de discussão.

Participe do nosso grupo de estudos para medicina no telegram

Descubra o horário em que você é mais produtivo

Antes de você organizar uma rotina de estudo em casa e na escola, procure descobrir qual horário do dia você é mais produtivo. Tem pessoas que são mais ativas pela manhã, outras são notívagas, ou seja, possuem hábitos noturnos.

Isso é importante na sua organização de estudo para que possa aprofundar o aprendizado nas disciplinas que têm maior dificuldade, justamente nesses momentos em que você está mais disposto. Deixe as atividades mais repetitivas para quando sua energia estiver mais baixa.

Programe pausas

Como é a rotina de estudos para o processo seletivo para Medicina? Estudar, descansar, estudar, descansar… pois é! Essa rotina inclui momentos revigorantes de descanso e distração. Mas cuidado! Essas pausas têm que ser organizadas e está dentro de uma rotina de estudos ideal que deve ser seguido sempre.

Se você não organiza o tempo de distração, sempre vem àquela ideia “depois eu compenso”, aí já sabe, né? Tudo começa a acumular e depois fica mais difícil correr atrás do prejuízo. A frustração e o desânimo podem tomar espaço. Não se permita isso! Tenha disciplina e foco. Fazendo a sua metodologia de ensino pode fazer a diferença ao estudar para passar em medicina.

Ah! Dormir nunca é perda de tempo. Seu organismo precisa desse momento com qualidade para se restaurar. Cultive realmente bons hábitos porque a falta de sono sobrecarrega o corpo e a mente.

Mude de ambiente

Se você tem dificuldades com a rotina porque os espaços de estudo sempre são os mesmos, que tal mudar o ambiente de vez em quando? Você pode utilizar os espaços da escola como biblioteca para frequentar com certa regularidade.

Você também pode frequentar espaços públicos como praças e parques arborizados para respirar um ar puro e também estudar. Organize um lanchinho bacana, convide alguém que também esteja nessa preparação para estudar juntos. Temos certeza que será um momento produtivo!

Treine para passar em medicina no Enem: