Existe segredo para passar no vestibular?

Blog
Reading Time: 3 minutes

Durante todo o ano, milhares de estudantes buscaram se preparar para enfrentar a temida prova do Enem e diversos outros vestibulares em instituições de ensino superior do Brasil. Teve quem estudou por conta própria, quem assinou cursinho online, quem optou apenas por conteúdos escolares e arrisco dizer que teve até quem optou pela sorte. Mas será que com tantos métodos de estudos, existe um segredo para passar no vestibular? 

O segredo

Então queridos vestibulandos desesperados. A resposta é a que lá no fundo vocês já sabem: Não existe nenhum segredo para passar no vestibular. Seja ele qual for, para o curso que for. Portanto, não tentem procurar uma fórmula milagrosa, muito menos inventar ou vender. Não caiam nas propagandas que prometem te dar um método de aprovação certa em poucos meses, porque isso não existe. 

Conseguir ser aprovado no vestibular exige esforço, equilíbrio e muito estudo. Mas ainda assim há o risco do resultado não ser o esperado. De novo, não existe fórmula, método ou segredo certo para a sonhada aprovação. 

Mas acalmem os coraçõezinhos de vocês, definam um objetivo e se planejem da melhor forma possível. Como disse lwzy Alves, “Querer não é poder, mas poder é saber conquistar o que se quer”. Não basta apenas querer passar no vestibular para o curso dos sonhos, é preciso estudar, buscar reforço e, principalmente, se conhecer para entender os seus limites e suas necessidades a superar. 

Eu já fui vestibulanda. Já fiquei obcecada pelos estudos e achei que viver outra coisa que não fosse fórmulas e teorias me prejudicaria. Já tive crises de ansiedade sempre que uma prova se aproximava ou quando a correção dos simulados não saía como eu esperava. Mas eu também aprendi e entendi que eu tinha limites, que vez ou outra dar uma pausa para conversar com amigos, ouvir as músicas que gosto, ir caminhar ou dar risada com a família não ia me fazer menos capaz e que, inclusive, essas coisas eram extremamente necessárias. 

Mantenha a Calma

Portanto, queridos vestibulandos desesperados. Façam o que tiver ao alcance de vocês, dentro do limite de vocês e entendam que por mais que você queira muito ser aprovado, não existe uma fórmula mágica, uma certeza absoluta e que nem sempre, mesmo que você tenha feito tudo certinho, que tenha se esforçado bastante, o resultado sai como o esperado, mas isso não te torna menos capaz. 

Eu e todos da Melhores Escolas Médicas estamos torcendo pelo sucesso e aprovação de cada um de vocês. E também estamos prontos para te ajudar independentemente do resultado. Boa segunda prova do Enem, bons resultados e sintam-se à vontade para compartilhar as suas experiências conosco. 

Participe de vestibulares de medicina como treineiro e passe na escola médica dos seus sonhos.

  • Por que?

Para você que é estudante de primeira viagem, participar de provas de vestibulares, ou do Enem, é importante para você se familiarizar com a prova, testar de verdade seus conhecimentos, sua habilidade leitora, seu nível de stress e ansiedade, entender o que as futuras provas querem de você enquanto estudante.

Isso vai te ajudar a perder o medo de principiante, vai avaliar seus pontos negativos e seus pontos positivos, vai viver a experiência de um vestibular de verdade, como você reage sob pressão, em quanto tempo você consegue resolver a prova.

Além de ajudar a controlar suas emoções, como você vai se sentir no dia da prova.

  • Como?

Você se inscreve na instituição que você quiser, entenda o processo seletivo, leia o edital, você vai fazer como treineiro, porém simule o mais próximo da realidade possível.

As provas tem taxa de inscrição, vai depender da instituição, algumas tem isenção da taxa na modalidade de treineiro, porém você tem que ficar de olho.

A maioria das escolas e cursinhos já preparam o aluno para esse tipo de prova, com simulados e resoluções de provas de vestibulares, porém você estar de fato fazendo a prova da determinada universidade é outra coisa né não?

Lembrando que você não pode fazer a prova como vaga regular viu? Para não atrapalhar a comparação de pontos dos outros concorrentes, que estão de fato fazendo a prova para entrar.

Veja mais dicas aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina