Faculdade de medicina: Como escolher a melhor para você?

faculdade de medicina

Passado todo o momento de estudos, tá na hora de parar e pensar um pouco mais sobre a sua faculdade de medicina. Mesmo que já tenha a ideia de para onde quer ir, faça a análise das suas possibilidades. Afinal, além de refletir diretamente na sua formação, será o local onde você passará a maioria dos seus dias nos próximos anos.

O curso de Medicina Tiradentes da Unit e da Fits de fato é um das mais tradicionais e procurados em todo país. Como já citamos aqui no portal, uma das provas dessa procura nos vestibulares de medicina, é a quantidade de concorrentes por vaga. A cada unidade de vaga, existem mais de 100 candidatos concorrendo por ela.

Pensando nessas problemáticas, existem várias possibilidades que fazem toda a diferença na hora de firmar sua decisão de estudar medicina, uma delas são os valores das mensalidades. Para reduzir os riscos e ajudar a te guiar nessa jornada de decisões, dá uma lidinha na matéria que com certeza vai clarear seus pensamentos.

• Busque instituições com credibilidade

O reconhecimento do MEC deve estar no top 1 de prioridades, pois quando uma faculdade ou um curso não são reconhecidos pelo MEC, o diploma não tem valor oficial no País. Ou seja, você passa anos estudando, investe dinheiro e, no final, não pode ser considerado graduado. Na Unit, o curso de medicina é nota 3, referencial para todo o nordeste.

Além de não conseguir trabalhar em sua área de atuação, o profissional fica impedido de prestar concursos públicos, de se registrar nos conselhos de classe da profissão e de ingressar em programas de mestrado ou doutorado.

• Avalie os plus da faculdade de medicina

A vida universitária não se resume à matriz curricular do curso. É interessante que o aluno também se envolva em atividades extracurriculares, sejam elas para complementar o currículo ou mesmo por hobby. Elas ajudarão no crescimento pessoal e proporcionarão integração com outros estudantes, até mesmo de cursos diferentes.

Sendo assim, antes de se matricular, descubra se atividades dessa natureza são oferecidas, como intercâmbios internacionais, grupos de pesquisa, estágios, atividades esportivas, grupos artísticos, entre outras.

Mais sobre escolas de medicina

• Avalie a infraestrutura da instituição

Ao ingressar na faculdade, o campus passa a ser a sua segunda casa. Logo, é fundamental que a instituição tenha toda a infraestrutura necessária para atender aos alunos. Portanto, comece analisando o óbvio: as salas são confortáveis? A higienização é bem-feita? Essas questões são essenciais para o bom rendimento do estudante.

Depois, observe detalhes importantes para a sua área de estudo, cheque se os laboratórios reúnem os equipamentos necessários, se a biblioteca disponibiliza títulos relevantes e se existem computadores conectados à internet disponíveis para todos. A prioridade pode variar conforme o curso. Por exemplo: para alunos da área de saúde, laboratórios e momentos práticos são necessários, e na Medicina Tiradentes da Unit e na Fits você conta com uma grande estrutura de laboratórios e salas de aulas com peças e aparelhos que trarão todo o suporte necessário.

Faça um tour pela unit aqui!

• Pesquise a titulação dos professores

De nada adianta uma ótima infraestrutura e tecnologia de ponta se não houver professores qualificados para ensinar os estudantes a usá-las, certo? Então, procure conhecer a formação dos docentes e em quais projetos eles estão envolvidos.

Para obter informações sobre seus futuros professores, acesse o site da própria instituição ou consulte o Lattes, uma plataforma online de currículos acadêmicos que disponibiliza as especializações e experiências de artigos publicados pelo profissional. Entretanto, basta pesquisar pelo nome do profissional e você terá todas as informações.

• Avalie o conteúdo programático do curso

Apesar de as matrizes curriculares das universidades apresentarem similaridades , sempre existem diferenças. Cabe a você analisá-las e escolher qual atende melhor às suas necessidades . Também vale verificar se os currículos dos professores responsáveis são compatíveis com as disciplinas e se eles estão atualizados sobre os assuntos.

Confira ainda o quadro de horários das aulas, pois, em algumas faculdades, ele é rígido, em outras mais flexível, dividido em turnos. Isso pode fazer toda a diferença caso você queira trabalhar durante o curso.

• Conheça a faculdade de medicina presencialmente

Além de pesquisar online e em outros canais de comunicação sobre a infraestrutura da universidade, vale a pena visitar o campus presencialmente, principalmente quando você está em dúvida. Isso porque você experimentará a sensação de estar no local e poderá conversar com outros alunos e funcionários.

Além de conferir se todas as propagandas condizem com a realidade, verifique também outras instalações, como áreas de convivência e cantina. Uma boa dica é fazer tour guiado, algumas instituições oferecem esse serviço.

Conheça sua escola médica aqui

Com certeza muita coisa deve ter passado pela sua cabeça enquanto lia, certo? Em suma, esperamos ter ajudado nessa caminhada de decisões. Fica ligado no nosso portal que tem muito mais conteúdo sobre a Unit/Fits por vir.