Faculdade de medicina: entenda como funciona os estudos

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

É sabido por todos que a faculdade de medicina exige um alto nível de foco do estudante para que todos os assuntos sejam assimilados com sucesso. Mas, durante os 6 anos de curso, não é só nos livros que baseia-se a experiência acadêmica.

Ingressar no ensino superior, para qualquer jovem, representa um grande passo e a chance de vivenciar novas possibilidades em um universo completamente novo e diferente de tudo que já foi vivido em uma instituição de ensino. Para o estudante de Medicina, essa também é uma realidade. Essa é também uma fase de descobrimento e crescimento pessoal.

Tendo isso em mente logo surge a pergunta: é possível conciliar a rotina puxada de estudos com todas as possibilidades de interação social que o ambiente acadêmico oferece aos alunos de Medicina? Continue nesse post que vamos esclarecer tudo a respeito dessa questão!

Como é a rotina de estudos numa faculdade de Medicina?

Seria irreal dizer que para a faculdade de Medicina é fácil criar um ritmo de estudos. Com um tempo maior de duração que a maioria dos cursos de graduação e sendo realizada em sua grande parte em tempo integral, o curso exige que sejam feitas algumas renúncias, isso é indiscutível.

 

São aulas teóricas e práticas, somadas com horas de estudo em laboratório e pesquisas na biblioteca. Provas discursivas e práticas, atividades e grupos de estudo. Toda essa rotina requer dedicação para que tudo seja feito da melhor forma, afinal, como em qualquer outra formação, os estudantes buscam se destacar em meio a tantos outros alunos.

 

Illustration Love GIF by The Creamlovers

Ao falar do graduando em Medicina, espera-se que seja alguém distante de todos, com baixa interação social e vivendo à base de livros. Esse imaginário coletivo é o que faz tantas pessoas se surpreenderem quando veem alunos (a maioria) que fogem dessa imagem e conseguem viver uma vida normalmente em paralelo a toda rotina de estudos.

 

É preciso entender que estar dentro da faculdade de Medicina não significa que, necessariamente, é preciso abrir mão de experiências fora dos laboratórios da universidade. O próprio ambiente acadêmico pode ser muito rico para as interações entre os estudantes e outras pessoas da comunidade.

 

BAIXE AQUI NOSSO PLANNER DE ESTUDOS!

 

Vida acadêmica x experiência no ambiente universitário

A experiência acadêmica é inclusive instigada pela instituição e pelas organizações que compõem o corpo estudantil. Isso porque se tem ciência da importância de buscar válvulas de escape em meio a tantas cobranças e responsabilidades que a formação exige. 

 

Sabendo disso, conheça algumas possibilidades encontradas no ambiente acadêmico que fomentam a interação social e o melhor aproveitamento dessa fase tão importante que é a experiência da graduação.

Atividades extracurriculares

Seja realizando atividades de voluntariado, ações voltadas para a comunidade ou até mesmo workshops, as atividades são uma grande oportunidade para vivenciar experiências profissionais fora da sala de aula e dos laboratórios, ao mesmo tempo que oferece ao estudante a oportunidade de aumentar sua bagagem cultural e ajudar a comunidade local (quando são realizadas ações).

 

Essas atividades são uma ótima oportunidade inclusive de realizar o networking, ou seja, a rede de contatos na área em que se deseja, ampliando as possibilidades para o aluno que se comprometer de forma verdadeira com o que se propôs. É uma experiência duas vezes enriquecedora: pessoal e academicamente falando.

Atléticas da Faculdade de Medicina

Organização presente na maioria das instituições de ensino superior, as Associações Atléticas são um atrativo para todo calouro e um grande aliado para todos os veteranos. Isso porque é papel da atlética buscar promover ações e eventos de integração como festas, eventos esportivos, ações sociais, eventos acadêmicos e calouradas.

 

Atuando em proximidade com a coordenação do curso, as associações atuam como parte fundamental para otimizar a experiência acadêmica para além das paredes das salas de aula. Fica a dica: ao procurar a Universidade ideal para sua graduação, dê uma olhada na atlética de Medicina e tudo que ela promove para os estudantes – associados ou não. 

Intercâmbio

Sim, essa também é uma possibilidade! Diversas instituições oferecem bolsas de estudos ou parcerias com instituições bancárias para fazer dessa uma realidade. Além de enriquecer cultural e idiomaticamente falando, a chance de fazer um intercâmbio é um dos maiores diferenciais a se ter no currículo.

 

Isso ocorre pois, estando em outro país, o estudante é exposto a outras vivências e a outros conhecimentos que nem sempre se tem acesso aqui no Brasil. Para o graduando em Medicina, essa é uma oportunidade enriquecedora para ampliar seus horizontes de conhecimento.

 

Busca pelo equilíbrio

Seja qual for a atividade escolhida, o importante é evitar excessos e mensurar quanto tempo você pode dedicar aos estudos e quanto será destinado a esses tipos de atividades. É preciso saber valorizar cada oportunidade de crescer enquanto estudante, profissional ou ser humano. Melhor ainda como tudo isso pode ser feito de uma só vez nos ambientes e ações que o meio universitário proporciona a seus estudantes.

Hand In Hand Love GIF

O equilíbrio é primordial para que tudo seja aproveitado da melhor maneira possível, sem que um prejudique o desempenho do outro.

 

É possível fazer Faculdade de Medicina e ter vida social!

Como vimos nesse post, é totalmente possível fazer a conciliação entre esses dois âmbitos. Como em qualquer atividade que nos propomos, é primordial que os outros setores coexistam de forma saudável na nossa rotina.

Celebrate Here Here GIF by CHANDON CALIFORNIA

Ao longo do tempo foi construído um mito acerca do estudante de Medicina, mas chegou a hora de desmistificar de vez a vida de quem faz essa graduação! Assim como em outras graduações, atividades sociais paralelas à formação é deve ser sempre uma forma positiva de buscar qualidade de vida e servir como escape para as diversas obrigações acadêmicas que existem.

 

Também vale ressaltar que a rotina de estudos é puxada, mas não é algo impossível de realizar. Com organização e disciplina a graduação pode ser feita de maneira satisfatória e cada vez mais humanizada, distante da imagem robótica que se criou acerca do estudante de Medicina. 

 

Para conhecer mais sobre o universo do estudante de Medicina, acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo! 

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?