Faculdades de Medicina no Nordeste avaliação MEC

Se você decidiu cursar uma faculdade de medicina no Nordeste, tem apenas 5% de chance de escolher uma instituição de ensino superior com desempenho considerado insuficiente pelo Ministério da Educação.

Divulgados nesta semana, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2019 – revelam que, entre os 59 cursos avaliados na região, oito obtiveram nota máxima, numa escala de 1 a 5; 27 estão a um passo da excelência, com nota 4; 21 são graduações consideradas boas (nota 3); e apenas três obtiveram conceito 2, classificado como insuficiente pelo MEC.

Não existe graduação de Medicina no Nordeste com conceito 1

Entre os oito cursos que obtiveram nota 5 na região, sete são oferecidos por instituições públicas (seis federais e uma estadual). Os estados do Ceará e Pernambuco se destacam, com dois cursos de excelência cada.

A única instituição de ensino superior particular que figura nesta seleta lista é a cearense Unifor.

As instituições de ensino superior públicas também são esmagadora maioria entre os cursos com conceito 4.

Elas contabilizam 21 graduações, num universo de 27. Já no conceito 3, as IES privadas somam 15 cursos, de um total de 21.

A Bahia é o estado que tem o maior número de cursos avaliados!

São 12 no total, com oito notas 4, quatro notas 3 e nenhuma nota 5. Primeiro curso superior do Brasil, a graduação em Medicina da Universidade Federal da Bahia – UFBA – não conseguiu atingir o mais alto patamar na avaliação do Enade e se equipara à particular Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ambas com conceito 4.

Já o estado de Alagoas possui quatro cursos de Medicina. O da Universidade Federal – Ufal – é nota 5.

Com conceito 4, a graduação do Centro Universitário Cesmac, da rede particular, obteve melhor resultado que a da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal (3).

Os estados que possuem cursos com nota 5 no Nordeste são: Ceará, Maranhã, Paraíba, Piauí e Pernambuco. Neste último, praticamente todos os cursos de Medicina já se consolidaram como de excelência (conceito 5) ou estão muito próximos de atingir este patamar (nota 4). Apenas uma instituição pernambucana registrou nota 3 no Enade.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS MELHORES CURSOS DE MEDICINA DO NORDESTE, SEGUNDO O ENADE 2019

UFC CE
UFPB PB
UPE PE
UFRN RN
UFAL AL
UNIFOR CE
UFPI PI
UFPE PE

Quer saber quais os melhores cursos do Brasil? Leia também: QUAIS SÃO OS MELHORES CURSOS DE MEDICINA DO BRASIL?

Uma resposta

1. Sinto muito orgullho de ser ex aluno da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e ter sido escolhido residente chefe (chief resident) da Cleveland Clinic Health System (Huron Road Hospita) em Cleveland,Ohio na década de 60