Faltam 55 dias para o Enem

Blog
Reading Time: 3 minutes

Faltam 55 dias para o Enem, deu aquele frio na barriga, eu sei que sim! Mas calma medaholic, você já chegou até aqui com sua rotina de estudos(cansativa, eu sei), mas necessária para você alcançar seu sonho, que é entrar numa escola médica.

E esse frio na barriga também é importante, o frio na barriga da ansiedade que te joga para frente tá, não aquela ansiedade que te consome e te atrapalha, além de dicas (que vamos dar no decorrer do texto), mas antes lembre de cuidar da sua saúde mental, porque com o Enem batendo na porta, você vai precisar dessa leveza, respira, inspira e não pira.

Faltam 55 dias para o Enem, e você consegue ter um bom resultado.

Antes de qualquer coisa, você precisa entender:

Comprometimento: com você, com seu sonho, e com o processo de estudar. A melhores escolas médicas não faz milagre, mas está aqui para te ajudar, e você precisa ter consciência de tudo que vai acontecer daqui para frente. Não tem truque mágico, mas com esforço, trabalho e vivenciar essa estratégia de maneira correta.

Estratégia para aprovação

Pense nesses 55 dias para o Enem de forma certa, o que pode te impedir de conseguir um bom resultado é a sua mente.  Repita: EU AINDA TENHO 55 DIAS DIAS ATÉ O ENEM. Pensar dessa maneira faz com que seu cérebro comece a buscar alternativas para aproveitar esse tempo, e não focar o lado da escassez, do pessimismo.

55 dias de uma rotina é bastante tempo, dê preferência a qualidade e não quantidade, e elimine todos os sabotadores, por exemplo, uma tia, um amigo, pai, mãe, que pode virar para você e dizer: não estudou antes e agora quer começar? Isole esses comentários, fortaleça sua mente, e lembre do seu sonho e do seu querer, você é capaz, e isso é possível. 

Esse será o melhor Enem da sua vida, você está construindo sua estratégia da melhor maneira e terá o melhor resultado.

Falando em estratégia. . .

Você já compreendeu que além de conteúdo a prova do Enem, é uma prova de estratégia, e você já está por dentro da TRI(Teoria de resposta ao Item)?

Para gerar a nota, o método observa o comportamento de resposta do aluno e a quantidade de acertos obtidos em uma determinada prova (Matemática, Linguagens, Humanas e Natureza). A redação não tem nada a ver com a TRI, para ela é utilizado um outro método de correção. As notas das provas do Enem são calculadas pela TRI tendo como princípio três grandes bases:

  1. Quantidade de acertos obtidos em uma prova: a tendência é que quanto maior o número de acerto, maior seja a pontuação;
  2. O parâmetro de dificuldade das questões: as questões são classificadas por nível de dificuldade na prova do Enem (25% das questões são consideradas fáceis, 50% de questões médias, 25% das questões são difíceis), para cada uma delas, existem pontuações distintas;
  3. A coerência pedagógica: como a prova tem questões com níveis variados de dificuldade, espera-se que o aluno resolva as questões fáceis, o que for possível das questões médias e o que conseguir das questões difíceis.

Nem só de estudo vive o medaholic

Se você quer fazer o melhor Enem da sua vida, cuide do seu bem estar, dormir 7/8h por noite, descansar é essencial para estar descansado durante o dia, no momento que você dorme é quando você fixa o conteúdo estudado durante o dia.

  • Faça uma atividade física, seu cérebro funciona melhor;
  • Faça coisas que te dão prazer, cinema, maratonar séries, sair com amigos, ver a família, se for da balada se joga (com moderação);
  • Passar em medicina não precisa ser sofrido;

E por que isso é essencial? Porque 6 meses só de privações é desgastante, em algum momento você pode ficar sobrecarregado, estafado, ansioso nível hard, e chutar o balde, e depois para pegar esse balde de volta é mais difícil. Então foca no bem-estar.

Priorize conteúdos para passar em medicina

Se esse texto fosse escrito em Janeiro você não teria tempo de estudar tudo, e hoje,  faltando 55 dias, continua não dando tempo de ver tudo. Então relaxa, e o que importa é sua estratégia de estudos, existem provas e conteúdos mais importantes!

  • Pesquise a faculdade que você quer, leia o edital, veja quais conteúdos têm mais peso na referida faculdade;
  • Tem que estudar tudo de tudo, mas focar no peso das provas do Enem ;
  • Quando falamos no Enem, você precisa focar em duas disciplinas: Redação e Matemática, elas são provas que podem colocar sua nota lá em cima;
  • Escreva uma redação por semana e a corrija;
  • Matemática, estude todos os dias, pelo menos 30 minutos por dia, comece pela matemática básica, para evoluir nos outros conteúdos; 
  • Estude os conteúdos mais recorrentes;
  • E como saber quais são esses conteúdos? Respondendo provas antigas do Enem
  • Domine habilidade leitora.
  • Organize sua rotina de estudos. Esses conteúdos precisam estar bem distribuídos no seu dia a dia. 
  • Exceto matemática, você pode ter flexibilidade nos conteúdos estudados.
  • Corrija todas as questões que você errou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina