Filmes e séries com representatividade – MEDFLIX LGBTQIA+

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

 

Oi Oi medaholic! No dia 28 de junho é comemorado o dia mundial do orgulho LGBTQIA+, e por conta disso nossa listinha semanal de filmes e séries embarca nessa temática para colorir o seu domingo. Pega o orgulho e a pipoca e vem conferir a lista MEDFLIX LGBTQIA+ que a MEM preparou para vocês! 

 

Amor por direito – MEDFLIX LGBTQIA+

O reconhecimento da união homoafetiva é uma das temáticas mais importantes dentro da pauta da diversidade. O filme “Amor por direito” retrata esse tema de maneira bem clara. O romance vivido pela policial Laurel Hester e a mecânica Stacie Andree sofre um baque terrível quando Laurel é diagnosticada com câncer. Calma, calma. Isso não pode ser considerado um spoiler (eu acho). A trama começa quando o desejo de que a companheira receba a pensão após sua morte é ameaçado, pois as autoridades não reconhecem a união. A produção de 2015 pode ser encontrada no catálogo da Amazon Prime Video.

 

 

O Segredo De Brokeback Mountain – MEDFLIX LGBTQIA+

Com certeza o filme mais premiado dessa lista. O filme de 2005 conta com 38 prêmios, contando com: oscar de melhor diretor, Oscar de melhor trilha sonora original, oscar de melhor roteiro adaptado e o prêmio MTV de melhor beijo… Certeza de que você pode esperar coisas muito boas dessa obra de arte. A história do filme tem início em 1963, quando dois jovens, Jack Twist e Ennie Del Mar são contratados para tomar conta de algumas ovelhas. Com o tempo de isolamento os dois acabam desenvolvendo um relacionamento amoroso. Após o trabalho acabar, cada um segue a própria vida, porém a experiência homoafetiva marcou os dois que acabam se reencontrando cada vez mais.

 

 

Sense 8 – MEDFLIX LGBTQIA+

Se você pensou que não teria um espacinho para ficção científica eu lhe informo que você errou feio. Errou feio, errou rude. Sense 8 trabalha de maneira maravilhosa o conceito de mente coletiva quando 8 pessoas acabam criando uma conexão mental. A série desenvolve os personagens de maneira única, dando atenção às peculiaridades de cada um, já que eles possuem culturas e experiências diferentes. E isso inclui também a sexualidade de cada um. Podemos afirmar que a diversidade é sinônimo dessa série. A série exclusiva da Netflix foi lançada em 2015 e cancelada após sua 2° temporada mas ainda permanece bem atual ao tratar de diferenças. Se é a diversidade que tu quer… Achou a galinha dos ovos de ouro.

 

 

POSE

Nela, somos apresentados a Blanca Evangelista, mulher trans, que resolve abrir uma casa para abrigar jovens homossexuais e transsexuais que não tem onde morar, além dos concursos dos bailes LGBTQIA+.  Não é apenas uma série, é uma aula de história, pois conta a ascensão dos bailes e a cultura de luxo na Nova York do final da década de 80. O cenário são os ballrooms, tem muito voguing, glamour, fashion, mas esse é apenas um pano de fundo para  os problemas enfrentados pela população transgênera, o contraste com a epidemia do HIV e da AIDS e os problemas familiares e sociais enfrentados pelos personagens. Essa é essencial para qualquer pessoa, não deixe de assistir!

https://www.youtube.com/watch?v=rfOV4IMC2Xw

 

Laerte-se

E o Brasil dá as caras aqui com um documentário incrível sobre a vida de Laerte Coutinho, uma das cartunistas mais famosas do país. A produção não se preocupa apenas em contar didaticamente a vida da personalidade, se desdobra também na jornada de aceitação e afirmação da transexualidade. Aos 57 anos de idade, Laerte se assumiu como mulher trans e contou sobre sua jornada de maneira profunda. Vale muito a pena embarcar na jornada pessoal dela sobre todas as camadas que permeiam o conceito de identidade. o documentário de 2017 é uma produção da netflix.

 

Hoje eu quero voltar sozinho

Em “Hoje eu quero voltar sozinho”, Leonardo é um menino cego que se apaixona pelo garoto recém-chegado à escola. Durante o filme, o sentimento que nutre pelo rapaz irá colocá-lo diante de vários conflitos sobre sua sexualidade, a descoberta do primeiro amor e as incertezas que decorrem disso. O filme dirigido por Daniel Ribeiro, traz uma narrativa sensível, principalmente ao abordar a cegueira do protagonista, mostrando uma história de aceitação e superação das dificuldades.

 

Tatuagem

Traz uma narrativa ambientada no Recife do período da ditadura militar. A obra traz como pano de fundo a trupe “Chão de estrelas” (grupo de resistência política liderada por homossexuais), para narrar a história de Clécio, pessoa à frente do coletivo de teatro, e Fininha, soldado que presta serviço militar na capital pernambucana. O filme mostra os diversos conflitos que surgem quando os mundos destes dois personagens colidem e eles se apaixonam. 

 

[Menções honrosas] 

 

Flores Raras

Traz uma incrível e real história de amor, tendo como pano de fundo o golpe militar de 1969 e as mudanças no país. A narrativa é centrada na arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares e a poetisa americana Elizabeth Bishop. As duas personagens são a essência do filme, que mostra as idas e vindas do relacionamento amoroso delas, em meio a um caótico cenário político.

 

A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson

Narra a trajetória de Marsha P. Johnson, uma mulher transexual, ativista dos direitos LGBTQIA+, fundadora do grupo S.T.A.R (Street Transvestites Action Revolutionaries), e que teve um papel muito importante na Revolta de Stonewall. No episódio, Marsha era uma das mulheres trans que estava na linha de frente contra a violência policial. O documentário acompanha parte da vida da ativista e a investigação da sua morte misteriosa. Para quem gosta de assistir de caráter histórico e quem entender mais sobre a história da comunidade LGBTQIA+, esse documentário é super indicado! 

 

O mundo LGBTQIA+ é repleto de tantas  mídias que trazem um recorte da realidade que seria impossível colocar todos aqui :/

Mas claro… você pode deixar sua indicação de filme e quem sabe trazemos numa parte 2. O que me diz?

Finalizamos nossa listinha por aqui e vejo vocês na próxima semana com mais MED dicas de cinemas! Tchau Tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?