Graduação em medicina: como lidar com a pressão?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Diante de uma sociedade que exige excelência em todas as atividades, já é possível imaginar que a vida de um estudante acadêmico não é fácil. O ambiente universitário traz inúmeros desafios, juntamente com a cultura da obrigatoriedade de manter boas notas durante toda a graduação em medicina para ter uma boa performance profissional. 

No entanto, é possível observar que esse raciocínio apresenta algumas problemáticas, uma vez que a graduação em Medicina não é composta apenas de métodos teóricos, existem, também, muitas práticas e projetos de extensão.

A pressão de manter uma média muito alta pode acarretar em problemas sérios, pois, os alunos se submetem a uma carga extensa que pode prejudicar a sua saúde mental e, consequentemente, ao invés de ajudar na performance profissional, pode atrapalhar. Esse assunto deve ser discutido, disseminado e mudado, para isso, trouxemos esse texto na tentativa de alertar e de ressignificar alguns pontos. Confira!

Como lidar com a pressão na graduação em medicina?

A pressão para manter notas altas acontece, principalmente, por um contexto social que prega a necessidade de ser um aluno com as maiores notas para se tornar um bom profissional. Além disso, alguns outros motivos devem citados, como:

Mercado de trabalho extremamente concorrido: 

Ciente dessa concorrência, o estudante exige para si mesmo que tire as maiores notas possíveis durante a graduação para que na hora de enfrentar o mercado consiga mais facilmente devido às suas médias altas.

Excelência

A cultura da sociedade em querer ser melhor em tudo. Essa cultura se deve a todo um contexto, incluindo os efeitos de uma sociedade capitalista, uma vez que a competitividade aumenta.

Preparo fora da sala de aula

Muitas vezes, as instituições escolares focam o preparo dos alunos para serem aprovadas nos vestibulares, mas nem sempre há esclarecimentos acerca da vida acadêmica. Sendo realidades diferentes, é comum que haja um baque ao comparar as duas realidades com demandas tão diferentes. 

Veja também:

Graduação em medicina e vida acadêmica

Sabe-se que a pressão de manter boas médias na faculdade é grande e, querendo ou não, isso implica diretamente no aprendizado do aluno. Ademais, essas e outras consequências podem vir a aparecer em algum momento por conta do desgaste do aluno ou de outras possíveis situações dentro da vida acadêmica. Veja algumas:

Competitividade

Os estudantes universitários são induzidos, desde o início da graduação a manter notas bem elevadas, quando se deparam com um colega de sala que possui notas maiores, inicia-se um ciclo de competitividade para alcançar a maior média. Essa situação traz muitos efeitos negativos, como o desgaste psicológico e afasta a ideia de uma boa convivência entre estudantes e futuros colegas de profissão.

Mercado de trabalho

O mercado exige além de conhecimento e o que muitos pensam é que o mercado busca as pessoas mais inteligentes, as que têm a maior quantidade de conhecimentos teóricos. Contudo, é importante ressaltar que o mercado exige uma prática eficiente, ou seja, profissionais que atendam, na prática (principalmente) toda a demanda de forma eficaz e otimizada. Nesse contexto, percebe-se a incoerência na pressão pelas boas notas na graduação em medicina e na prática exigida pelo mercado.

 

Com tanta pressão, nota-se que o sistema de ensino limita as possibilidades de aprendizados de cada pessoa. Dessa maneira, é possível perceber que existe uma formação de cidadãos que estudam de forma mecanizada seguindo a única forma que é passada pelas instituições. Tal situação gera muita frustração, uma vez que muitos não conseguem se adaptar ao sistema de ensino e não são incentivados a expandir sua capacidade, buscando novos métodos de estudo, buscando conhecimento e se tornando um ótimo profissional.

peter griffin work GIF

A consequência principal é sobre a saúde mental. Em meio a uma sociedade altamente pressionada com o rendimento na graduação, fica difícil manter a sanidade mental, afinal, são em média 5 anos de formação convivendo diariamente com a pressão de ter boas notas e se tornar um profissional com uma boa performance.

Pontos relevantes

Apesar da falta de preparo para ingressar em uma universidade, é importante uma sociedade que começa a incentivar a busca por informações antes de iniciar uma vida acadêmica, com o intuito de conscientizar sobre, não só as partes positivas da universidade, mas também as negativas, como: a agressividade do ambiente universitário no quesito da competitividade de notas, da pressão para ser o aluno com a melhor média e o melhor profissional, do desgaste mental, dentre outras situações. Com isso, trouxemos algumas dicas importantes: 

Entenda sobre a sua Instituição de Ensino

Antes de escolher uma faculdade, é preciso pesquisar sobre como funciona a instituição, seja pela internet ou conversando com algum estudante da faculdade. Ter informações prévias sobre a funcionalidade, sobre ambiente, sobre as pessoas da instituição pode ajudar o aluno a saber como iniciar e como manter o curso de Medicina de uma forma mais tranquila e consciente. 

Existência da pressão

Entender que a pressão existe e que deve, ao máximo, não se deixar influenciar por esse mal pois pode causar inúmeros problemas psicológicos. Sabendo previamente da pressão com as notas e com a performance profissional, fica mais fácil de lidar e de construir uma postura sobre essa situação, buscando fazer o seu melhor.

Procurar o seu melhor método de aprendizado

Tentar não se limitar aos conhecimentos da sala de aula e a necessidade de uma boa nota. Os projetos de extensão estão muito próximos de uma realidade após a graduação, as experiências adquiridas são tão importantes quanto o conhecimento teórico e boas notas.

BAIXE NOSSO PLANNER DE ESTUDOS!

Não se desespere!

Dessa forma, é evidente que manter boas notas é, sim, importante para uma boa formação. No entanto, não se deve limitar a isso e cair na pressão exigida pela sociedade em ter sempre as melhores notas. É de extrema importância a busca por conhecimento de todas as formas, seja na teoria ou na prática, para se tornar um bom profissional. 

Portanto, não deixe de levar em consideração o seu método de aprendizado, é através dele que você poderá ser um aluno com boas notas, um ótimo profissional e ter uma mente saudável.

Veja mais sobre a graduação em medicina:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?