Guia básico para planejar seus estudos como ninguém

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Há várias formas de se organizar, mas como saber qual é a melhor opção para mim?

Senta aqui, medaholic… Eu sei que, para muitos, organizar e planejar os estudos não é uma tarefa fácil, mas garanto que depois dessa leitura seus estudos ficarão turbinados e a aprovação virá! Apresento a vocês: o guia simplificado para organização dos estudos da MEM!

“Vamos lá, qual o primeiro passo?”

Pegue um papel e uma caneta. Não precisa ser o planner mais caro nem uma caneta importada. Apenas algo que escreva e onde escrever para iniciarmos seu planejamento. Primeiro é importante que você defina os seus objetivos, podendo ser de curto, médio ou longo prazo. Qual seu objetivo principal no momento?

Mas, calma, inicie com objetivos simples, fáceis de serem alcançados, por exemplo: “estudar geografia – globalização”. Não se preocupe com o tempo, à medida que você for conseguindo realizar os objetivos “básicos”, você pode aumentá-los, dificultá-los, mas sempre respeitando a sua realidade para evitar frustrações e acúmulo de estresse. Concluindo essas tarefas, nosso cérebro entende que somos capazes de resolver qualquer problema, como uma espécie de recompensa pelo nosso esforço, por isso a importância de estabelecer metas simples.

“Defini meus objetivos de estudos, e agora?”

Bem, agora você pode ir testando métodos de estudo que melhor funcionam para sua aprendizagem. Existem várias técnicas de memorização, leitura e otimização de tempo que você pode utilizar, entre elas, a técnica Pomodoro, em que você mantém o foco por 25 ou 30min e faz pausas de 5min entre esses momentos. Outra coisa: a melhor maneira de aprender um assunto é ensinando-o a alguém. Quanto mais você se esforça para dominá-lo a ponto de conseguir transmiti-lo para outra pessoa, mais você aprende sobre ele.

Comece com as matérias que você tem mais dificuldade. Nada de estudar aquela matéria do seu coração, é hora de sair da zona de conforto! Eu sei que incomoda, mas concorda que é melhor dedicar seu tempo para aprender algo que você não tem tanta segurança, já que o outro entra facilmente em sua cabeça? Portanto, comece com aquele assunto que você não sabe tanto, depois você pode ir alternando e arrasar no que tira de letra.

“Nem acredito que consegui entender logaritmo! Agora faço o que?”

Primeiro, meus parabéns! Agora você vai adequar seu plano de estudos ao seu tempo disponível. Liste os assuntos que você precisar estudar (listas são vida!), sempre priorizando aqueles que você não domina. Depois, desenhe ou imprima uma tabela semanal e distribua as matérias durante os dias, por exemplo:

SEGUNDA: 14h às 16h – História (Revolução Francesa) / 16h às 18h – Biologia (Genética)

E assim por diante…

Tô contando que você terá foco e disciplina para manter uma rotina de estudos consistente. Garanto que lá na frente esse esforço será recompensado.

“Mas como eu descubro que tô no caminho certo?”

É simples! Meça o seu desempenho. Pode ser do jeito que você quiser: por uma tabela, gráfico, com uso de apps etc. A forma mais habitual de aferir seu crescimento é por meio de provas gerais ou de cada matéria e simulados. Lembre-se: eles não definem o quanto você é inteligente ou o quanto você sabe, simulados existem para você errar, identificar o erro e corrigi-lo posteriormente.

Outra análise que você deve fazer é verificar se o seu cronograma de estudos está sendo cumprido, se há alguma alteração cabível a ser feita, trocar o horário, mudar o dia de determinada matéria, essas coisas. Ah, não se esqueça das revisões! Separe um dia ou até mesmo alguns minutos antes de iniciar um novo conteúdo para dar aquela revisada bacana e fixar o conteúdo aprendido.

“Nossa, é muita coisa! Resume aí, por favor!”

Claro! Vamos do início:

  • Mentalize seu objetivo principal;
  • Defina suas metas (pequenas para grandes);
  • Domine as matérias que você tem mais dificuldade;
  • Distribua seu tempo de forma adequada e possível durante a semana;
  • Meça seu aprendizado;
  • Faça revisões periódicas;
  • Mantenha a disciplina!

“Acabou, né?”

Ufa! Agora acabou. Se você gostou das nossas dicas, continue nos acompanhando aqui e em todas as redes sociais. Elas estão repletas de conteúdos que, com certeza, irão te ajudar bastante! Lembre-se: é a MEM junto com você na sua jornada médica!

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?