História do Aprovado – Maria Vitória

história do aprovado

Segunda-feira é dia de História do Aprovado aqui no portal da Melhores Escolas Médicas.

Ficamos muito felizes em relatar essas histórias, tanto pelo resultado positivo, quanto para inspirar você medaholic, seja onde você estiver nessa caminhada.

O Enem 2022 está quase ali, mas relaxa se não rolar para você esse ano, tem Enem e vestibulares de medicina todo ano, inclusive 2023 vem aí viu, com várias oportunidades para você entrar numa escola médica.

Conheça a trajetória de Maria Vitória Oliveira Damasceno dos Santos, 18 anos, baiana, estudante do 2º período de medicina da UniFTC Salvador.

Fizemos uma entrevista ping-pong com ela, perguntamos e ela respondeu.

Medicina sempre foi sua primeira opção?

“Quando eu era criança cheguei a pensar em arquitetura por saber desenhar, mas com o passar dos anos, percebi que gostava muito das áreas da saúde, aí começou a dúvida entre psicologia e medicina.

Visto que, além de gostar de saber sobre o corpo humano, eu gostava muito da parte mais abstrata da mente, entender sobre sentimentos e emoções, cheguei a cogitar durante um tempo a psicologia, entretanto após pesquisas sobre as profissões e suas áreas de atuação acabei por me apaixonar mais pela medicina.

Mesmo dividida entre psicologia e medicina por uns anos eu sempre imaginava com um sorriso no rosto como seria ser médica, toda a rotina corrida que todos falavam, os pacientes, tudo sempre me fascinou bastante, provavelmente sempre tenha sido medicina meu verdadeiro sonho, pois mesmo admirando muito e sendo bem interessada pela psicologia eu sempre vi a medicina com mais brilho nos olhos, com mais curiosidade para saber mais.”

Passou de primeira?

Cheguei a tentar o vestibular da Bahiana 3 vezes, o da Unit 2 vezes, Unicamp 1 vez, o Enem e a Uniftc na qual estudo atualmente.”

No meio do caminho pensou em desistir?

“Pensar em desistir passou em momentos na minha cabeça mas foram poucos, o que eu mais temia era  não passar, devido a dificuldade e concorrência do curso que escolhi.”

Como estava sua saúde mental?

Não estava boa, a rotina é extremamente puxada, cansativa, exige muito do vestibulando. Entretanto, aprendi que é importante momentos de relaxamento, uma noite por semana, ir tomar um açaí no domingo, aprender a se priorizar tanto quanto nós priorizamos o estudo na época dos vestibulares, acaba aliviando um pouco desse peso e pressão enorme que essa fase coloca na gente, nos tirando um pouco da realidade estressante do vestibular e dando um tempo para sermos felizes em meio ao caos.”

Como a saúde mental pode atrapalhar ou ajudar no processo?

“A saúde mental, ter ela é de extrema importância para todo o processo, ela que determina seu humor, ânimo, disposição, para ter um bom rendimento nos estudos sem sobrecarregar demais. Visto que, quando estamos tristes, com o humor pra baixo, não se sentindo bem isso só desestimula o estudante, por conseguinte, trazendo um rendimento médio ou baixo aos estudos prejudicando-o nas provas que serão realizadas.”

Método de estudos

“Na época da escola eu fazia as anotações das aulas pelo período da manhã nas aulas, ao chegar em casa eu relia e terminava elas, depois ia para a resolução de questões que me dava uma boa base para saber no que eu precisava estudar mais. E Fiz cursinho de redação para me preparar melhor.”

Como é sua rotina de estudos agora que é estudante de medicina?

O curso de medicina por si só já é puxado devido a carga horária do curso, que é integral, e o grande volume de leitura que ele traz.

Como método de estudo na faculdade faço similar ao da minha época no colégio, porém adaptando a rotina variável da faculdade, também procuro estudar muito em grupo, que ajuda a fixar melhor o conteúdo e sanar dúvidas de modo menos massivo.”

Conte um pouco sobre sua experiência na faculdade de medicina.

Estou indo para o segundo período e está sendo uma experiência incrível, claro que tem seus altos e baixos, o estresse devido ao peso do curso, mas pra quem gosta é uma sensação única, bem diferente da escola, com mais liberdade, pessoas novas e estudar o que gosta se torna mil vezes mais prazeroso do que na escola.”

Especialidade, já sabe?

Visto que, estou ainda no começo do curso, ainda não tenho muita certeza do que desejo fazer, porém me interesso bastante pela parte de neonatal, pediátrica, ortopedia e talvez psiquiatria.”

Maria Vitória tem um recado para você, medaholic.

“Busquem tudo com calma, não dá pra fazer tudo de uma vez. O mais importante é saber priorizar o mais importante é ir fazendo uma coisa de cada vez, não é fácil, mas impossível também não é.

Como estudar para o Enem?