Inscrições para vestibular de medicina abertas em 2023

Compartilhar:

faculdades de medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você tem interesse em seguir carreira na medicina, é importante prestar bastante atenção às inscrições de vestibulares abertos para esse curso. Afinal, a graduação em medicina é uma das mais concorridas e requer um processo seletivo rigoroso.

Neste momento, diversas instituições de ensino superior em todo o Brasil estão com inscrições abertas para o vestibular de medicina. É o caso de universidades federais, estaduais e privadas, que oferecem cursos de excelência para formar médicos qualificados.

 

O que cai no vestibular de Medicina?

Quando se fala em cursar medicina, existem algumas matérias que têm um peso maior que as outras. Estas são as Ciências da Natureza e a Redação. Ou seja, os quatro pilares das provas do ENEM compreendem química, física, biologia e a tão temida redação. 

Na química, os assuntos que costumam ter uma atenção especial são eletroquímica, estequiometria, funções inorgânicas e química orgânica. Já na física, as noções de dinâmica devem estar sempre frescas na memória junto a ondulatória e sistema internacional de unidades e suas conversões.

Na biologia, vale reforçar o estudo de fisiologia, citologia e histologia, muito importantes para uma boa compreensão do corpo humano e do funcionamento dos organismos. A bioquímica também é indispensável para ingressar na faculdade de medicina e para toda a vida profissional.

Na redação, é preciso ter atenção redobrada já que ela vale 20% da pontuação geral. Foco! Além de demandar bastante conhecimento teórico, a prova requer habilidades para passar a mensagem desejada de forma prática, clara e persuasiva. 

Vou deixar aqui algumas dicas para alcançar a redação nota 1000:

  • Mantenha o hábito da leitura e da escrita sempre;
  • Conheça as novas regras gramaticais;
  • Preste muita atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
  • Procure ser criativo e espontâneo;
  • Mantenha distância da linguagem coloquial, informal;
  • Exercite a sua opinião e faça críticas próprias;
  • Tenha muita atenção à relação lógica das ideias (coerência);
  • Nunca se afaste do tema e do tipo de texto propostos;
  • Clareza nas ideias demonstra domínio de conteúdo e concisão no texto, capacidade de síntese.

 

O que fazer antes de se inscrever em um vestibular 

 

Antes de se inscrever em um vestibular, é importante verificar as informações sobre o curso, como a grade curricular, a carga horária, a estrutura oferecida pela instituição e, claro, avaliar o valor das mensalidades. Além disso, é preciso estar atento às datas das provas, às modalidades de ingresso e às exigências específicas de cada processo seletivo.

Para os candidatos que estão se preparando para o vestibular de medicina, é importante estudar com antecedência e dedicar-se ao máximo nos estudos. Além disso, é fundamental ter uma boa base nas disciplinas de ciências humanas e exatas, como biologia, química e física, que são essenciais para a compreensão dos conteúdos da graduação em medicina.

 

Inscrições abertas 

 

Se você está procurando uma oportunidade no Rio de Janeiro, temos a melhor escola médica do estado: a Universidade de Vassouras.

É importante estar atento às informações sobre o curso e se preparar com antecedência para garantir um bom desempenho nas provas e conquistar a tão sonhada vaga na graduação em medicina.

 

Inscreva-se no Vestibular da UniVassouras agora

 

Saiba mais sobre a Universidade de Vassouras

 

O curso de Medicina da Universidade de Vassouras é nota 4 no MEC e propõe-se a graduar médicos generalistas com visão humanista, crítica e reflexiva do processo saúde-doença. 

A instituição foca em formar profissionais capazes de atender às principais demandas da população por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção às doenças e pela realização de uma prática médica humanizada e tecnicamente atualizada.

Para tanto, o curso adota um currículo integrado, que, ao viabilizar o ensino em distintos cenários, fomenta a construção de conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática profissional do futuro médico.

Esta diversidade de cenários possibilita aos estudantes conhecerem e vivenciarem as situações cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, contribuindo desta forma para a valorização do compartilhamento de saberes.

Assim, os principais diferenciais do curso são a inserção à prática médica e às atividades na comunidade desde o primeiro período, a ampla integração curricular, a diversidade de cenários de prática. 

Isso garante a total integração com a Rede Regional de Atenção à Saúde – em todos os seus níveis de complexidade – oportunizando ao estudante praticar medicina tanto nas Unidades Estratégia Saúde da Família, como nos centros de saúde e no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), de propriedade da mantenedora da Universidade e referência regional para cerca de 500.000 habitantes em alta e média complexidade.

 

Confira o nosso prescrição sobre Vassouras

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?