Inscrições para vestibular de medicina abertas em 2023

faculdades de medicina

Se você tem interesse em seguir carreira na medicina, é importante prestar bastante atenção às inscrições de vestibulares abertos para esse curso. Afinal, a graduação em medicina é uma das mais concorridas e requer um processo seletivo rigoroso.

Neste momento, diversas instituições de ensino superior em todo o Brasil estão com inscrições abertas para o vestibular de medicina. É o caso de universidades federais, estaduais e privadas, que oferecem cursos de excelência para formar médicos qualificados.

O que cai no vestibular de Medicina?

Quando se fala em cursar medicina, existem algumas matérias que têm um peso maior que as outras. Estas são as Ciências da Natureza e a Redação. Ou seja, os quatro pilares das provas do ENEM compreendem química, física, biologia e a tão temida redação.

Na química, os assuntos que costumam ter uma atenção especial são eletroquímica, estequiometria, funções inorgânicas e química orgânica. Já na física, as noções de dinâmica devem estar sempre frescas na memória junto a ondulatória e sistema internacional de unidades e suas conversões.

Na biologia, vale reforçar o estudo de fisiologia, citologia e histologia, muito importantes para uma boa compreensão do corpo humano e do funcionamento dos organismos. A bioquímica também é indispensável para ingressar na faculdade de medicina e para toda a vida profissional.

Na redação, é preciso ter atenção redobrada já que ela vale 20% da pontuação geral. Foco! Além de demandar bastante conhecimento teórico, a prova requer habilidades para passar a mensagem desejada de forma prática, clara e persuasiva.

Vou deixar aqui algumas dicas para alcançar a redação nota 1000:

• Mantenha o hábito da leitura e da escrita sempre;
  • Conheça as novas regras gramaticais;
  • Preste muita atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
  • Procure ser criativo e espontâneo;
  • Mantenha distância da linguagem coloquial, informal;
  • Exercite a sua opinião e faça críticas próprias;
  • Tenha muita atenção à relação lógica das ideias (coerência);
  • Nunca se afaste do tema e do tipo de texto propostos;
  • Clareza nas ideias demonstra domínio de conteúdo e concisão no texto, capacidade de síntese.

O que fazer antes de se inscrever em um vestibular

Antes de se inscrever em um vestibular, é importante verificar as informações sobre o curso, como a grade curricular, a carga horária, a estrutura oferecida pela instituição e, claro, avaliar o valor das mensalidades. Além disso, é preciso estar atento às datas das provas, às modalidades de ingresso e às exigências específicas de cada processo seletivo.

Para os candidatos que estão se preparando para o vestibular de medicina, é importante estudar com antecedência e dedicar-se ao máximo nos estudos. Além disso, é fundamental ter uma boa base nas disciplinas de ciências humanas e exatas, como biologia, química e física, que são essenciais para a compreensão dos conteúdos da graduação em medicina.

Inscrições abertas

Se você está procurando uma oportunidade no Rio de Janeiro, temos a melhor escola médica do estado: a Universidade de Vassouras.

É importante estar atento às informações sobre o curso e se preparar com antecedência para garantir um bom desempenho nas provas e conquistar a tão sonhada vaga na graduação em medicina.

Inscreva-se no Vestibular da UniVassouras agora

Saiba mais sobre a Universidade de Vassouras

O curso de Medicina da Universidade de Vassouras é nota 4 no MEC e propõe-se a graduar médicos generalistas com visão humanista, crítica e reflexiva do processo saúde-doença.

A instituição foca em formar profissionais capazes de atender às principais demandas da população por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção às doenças e pela realização de uma prática médica humanizada e tecnicamente atualizada.

Para tanto, o curso adota um currículo integrado, que, ao viabilizar o ensino em distintos cenários, fomenta a construção de conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática profissional do futuro médico.

Esta diversidade de cenários possibilita aos estudantes conhecerem e vivenciarem as situações cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, contribuindo desta forma para a valorização do compartilhamento de saberes.

Assim, os principais diferenciais do curso são a inserção à prática médica e às atividades na comunidade desde o primeiro período, a ampla integração curricular, a diversidade de cenários de prática.

Isso garante a total integração com a Rede Regional de Atenção à Saúde – em todos os seus níveis de complexidade – oportunizando ao estudante praticar medicina tanto nas Unidades Estratégia Saúde da Família, como nos centros de saúde e no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), de propriedade da mantenedora da Universidade e referência regional para cerca de 500.000 habitantes em alta e média complexidade.

Confira o nosso prescrição sobre Vassouras