Ligas acadêmicas: Por que devo participar?

ligas acadêmicas

Durante o decorrer do curso, muitos acham as grades curriculares insuficientes para a formação dos alunos, de modo que ligas acadêmicas sejam uma ótima solução.

As Ligas Acadêmicas são entidades fundadas e administradas pelos
discentes com a orientação de docentes. Apresentam enfoque no
desenvolvimento científico, procedimental e atitudinal, contemplando os
aspectos de ensino-pesquisa e extensão. Contribuem para o desenvolvimento cognitivo e interdisciplinar dos discentes e para a aproximação entre os futuros profissionais e a sociedade.

Elas também proporcionam maior interação entre os colegas e profissionais que já atuam na área, potencializando o aprendizado. Além, claro, de oferecer um panorama real da sua futura profissão.

Fazer parte de uma Liga Acadêmica é uma boa forma de aprender mais sobre assuntos já abordados em sala de aula. Essa é a hora de se aprofundar em temas do seu interesse, nos quais você pode se dedicar para desenvolver suas habilidades e seu potencial. Portanto, antes de escolher uma Liga pra ingressar, procure saber mais sobre seus temas. No final, escolha a que mais você se identifica e, claro, que esteja em sincronia com o que você quer para seu futuro profissional.

Contudo, cabe ressaltar que as ligas não almejam a especialização precoce do estudante, ou seja, funcionam como meio de transformação social e permitem ao aluno tomar contato com as diversas áreas do saber.

Ligas Acadêmicas na UniVassouras

Na Universidade de Vassouras, atualmente existem trinta ligas acadêmicas e um grupo de estudos que desenvolvem estudos em diversas áreas médicas, são esses:

1 – Liga Acadêmica de Anatomia
30 – Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos e Tecidos
. Grupo de Estudo da Saúde da Pessoa Idosa

Confira mais sobre a Universidade de Vassouras

Vantagens de participar de ligas em Vassouras

Produção Científica

Sim. Muitas ligas trabalham no eixo: ensino, extensão e científico. Ao considerar isso, o que não falta é espaço para produção científica, principalmente nesse tema de impacto das ligas acadêmicas, visto que são muito novas. Procure um dos coordenadores/diretores, se informe sobre como participar e tire suas ideias do papel.

Conhecimento Prático

Falando em aulas práticas, temos a vivência de colocar determinado conhecimento teórico em prático, de explorar atividades que não são contempladas pelo nosso currículo acadêmico ou até mesmo pela falta de recursos financeiros. É importante não se deixar levar pela falta de tempo aqui, pois em geral, essas práticas possuem um grande impacto na sua formação médica.

Rede de Contatos

Uma outra característica especial em relação às ligas acadêmicas é a possibilidade de conhecer pessoas de importância do tema, que estejam dispostas a te recepcionar em projetos de iniciação científica, estágios extracurriculares ou ao te recomendar para oportunidades no exterior.

Eventos Científicos

As atividades realizadas como congressos, simpósios são uma excelente oportunidade de publicar seus trabalhos científicos relacionados ao tema. Alguns desses possuem até premiações em dinheiro, bem como a possibilidade de levar para outros níveis, como o regional, nacional e internacional.

Experiência Profissional

Uma grande vantagem é a experiência que você terá sobre áreas de atuação médica. Por exemplo, se você tem interesse por oftalmologia, participar de uma liga de oftalmologia será importante para seu currículo por:

• Mostrar que seu interesse pelo tema é verdadeiro.
  • Obter mais vivência de como é a carreira de oftalmologia.
  • Aprender atividades práticas rotineiras na oftalmologia.
  • Conhecer aspectos importantes como hospitais de referência, opções de trabalho dentro da carreira, remuneração, etc.
  • Realizar eventos relacionados a essa área.

Empreendedorismo

Essa parte é em especial para os diretores, fundadores e coordenadores das ligas acadêmicas. Isso porque ao fundar, gerenciar, cuidar você está desenvolvendo habilidades que serão fundamentais para o seu futuro. Desde cedo você aprende a contactar profissionais para as aulas, a manejar os recursos financeiros, a obter apoio/patrocínio, a realizar eventos de grande público, dentre outros. Tudo isso ajudará muito na hora de montar seu consultório, ou clínica, ou qualquer tipo de negócio dentro da área médica.

Aprendizado

Essa é a primeira, pois não há um cenário em que você participe assiduamente em que não ocorra algum tipo de aprendizado, seja por meio de palestras, aulas práticas e/ou gincanas.

Portal Melhores Escolas Médicas | Vassouras

Além das ligas, outras atividades incentivam o apoio e incentivo a práticas extensionistas, como a prática desportiva que oferece treinos
com professores qualificados em quadras disponibilizadas para um treino
produtivo e incentivo aos campeonatos internos e externos, com patrocínio e/ou apoio, nas participações para os jogos como os torneios INTERMED, INTERENG, JUCS, SUPER 15 entre outros.

Dá para perceber que são muitas as vantagens de estar em uma liga acadêmica, desde o momento em que ingressa no curso até o período final dele. Mas o que você acha? Qual sua especialidade preferida dentro das ligas?