Fies: faculdades para financiar o curso de Medicina

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas para contemplação de financiamentos neste segundo semestre de 2021 e muitos candidatos que não conseguiram ser contemplados no início do ano, contam com essa segunda chance para conseguir uma vaga.

Sempre que são abertos processos seletivos, é de praxe que os candidatos consultem a quantidade de vagas disponíveis. Em programas como Sisu, Prouni e Fies, analisa-se não só a quantidade de vagas disponíveis de modo geral, como também as vagas por estado, município e, principalmente, por instituição de ensino. 

Inclusive, o Melhores Escolas Médicas (MEM) costuma informar aos nossos leitores essas vagas, mas quando buscamos esses dados relacionados ao Fies, fomos surpreendidos com a deficiência do sistema em fornecer alguns dados e com a falta de mobilidade dele. 

O site não é tão interativo e dificulta a checagem de alguns dados como a quantidade de vagas por estado, além de não apresentar o número de vagas disponíveis em cada instituição de ensino. Só é possível ver o total geral de vagas por município, não especificando a quantidade em cada universidade. 

 

Porque isso é um problema?

Quando o candidato vai se inscrever no Fies, ele precisa selecionar o curso e a instituição em que deseja ser selecionado. A partir do momento em que não se tem acesso a quantidade de vagas disponíveis nas instituições, o candidato não tem a chance de analisar a possibilidade de escolher uma IES com mais vagas e tentar aumentar sua chance de ser contemplado. 

 

Importância da acessibilidade

Grande parte das pessoas sequer têm acesso a internet e, outras, mesmo tendo acesso e sabendo o básico, não tem expertise para navegar na internet e encontrar nos sites as informações que precisam. 

Quando os sites são interativos e apresentam as informações completas, torna- se mais fácil que mais pessoas consigam acesso às informações que precisam. 

E quando falamos de um site como o do Fies que trata de um processo público, as informações não só precisam estar completas, como também precisam estar expostas de forma clara e com fácil acesso. A transparência precisa ser o fator chave, principalmente, em domínios como esse. 

 

O que temos pra hoje

Mesmo com a impossibilidade de obter todos os dados que buscamos, o Melhores Escolas Médicas conseguiu um deles e listou todas as instituições que disponibilizaram vagas para o Fies. Porém, os dados como número de vagas disponíveis por instituições de ensino não foi possível obter, já que o sistema não disponibiliza essa informação. 

 

Confira abaixo as instituições que abriram vagas para o Fies:

[table id=60 /]

4 respostas

  1. o fies deveria cobrir 100% do curso de medicina, Brasil país de corruptos não de gente séria , aqui estudar e para os fortes, vivemos em país onde a corrupção compensa e não dá cadeia e eu aqui com 45 anos sonhando em cursar medicina neste país podre e hipócrita.

  2. Sou do Rio de Janeiro.
    Gostaria de saber, das universidades do Rio de Janeiro, quais aceitam financiamento de 100%, via FIES.
    Grato;

    Ricardo

  3. Gostaria muito um financiamento do fies para continuar meu curso de medicina trancado no terceiro semestre por falta de recursos financeiros. Poderia ser em salvador/ Sergipe.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?