Medicina através da historia: Conheça as universidades

Compartilhar:

medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

A medicina é uma das áreas mais antigas e importantes do mundo, e no Brasil não é diferente. Desde a chegada dos primeiros colonizadores, a preocupação com a saúde e o bem-estar da população tem sido uma questão relevante.

Por isso, que tal você saber quais as faculdades de medicina mais antigas do Brasil? Confere com a gente!

Faculdade de Medicina da Bahia

A Faculdade de Medicina da Bahia, fundada em 18 de fevereiro de 1808, é a mais antiga do Brasil e também da América Latina. Ela foi criada por D. João VI, que havia acabado de chegar ao Brasil com a corte portuguesa. A instituição passou por diversas mudanças ao longo dos anos, mas continua sendo uma das mais importantes do país.

Renome: Para completar a base de ensino oferecido, a Universidade dispõe de um dos maiores acervos do país de projetos de difusão científica, cultural e artística. São cerca de 20 bibliotecas e mais de 10 pavilhões para aulas teóricas e práticas na UFBA, que também possui três hospitais universitários, três museus, uma creche, três fazendas experimentais, quatro residências universitárias, um restaurante universitário e um centro de esportes. Em sua infraestrutura, há também um Museu de Arte Sacra, um Centro de Estudos Afro-Orientais, Institutos de Extensão Cultural, um Teatro e uma Orquestra Sinfônica.

mais em:  Prescrição UFBA

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é uma das mais conceituadas do Brasil e da América Latina. Fundada em 1912, ela é a segunda mais antiga do país e tem uma história muito rica. A instituição foi responsável por diversas descobertas e avanços na medicina, além de formar muitos profissionais renomados.

O curso, que tem como coroa ser um dos melhores e mais procurados pelos vestibulando em medicina, preza para que os seus alunos sejam excelências através do seu ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e à cultura e extensão de serviços à comunidade, relacionadas à medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, dentro dos mais elevados preceitos éticos e morais. Para a aluna do curso, Amanda Coli, a rotina dentro da USP…

Mais em: Prescrição USP

Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

A Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, fundada em 1808, é a terceira mais antiga do Brasil. Ela foi criada por D. João VI, assim como a Faculdade de Medicina da Bahia, e passou por diversas transformações ao longo dos anos. Atualmente, a instituição faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é uma das mais importantes do país. Hospitais conveniados: Os estudantes, além de participarem da prática nas unidades de serviço da rede de do Município do Rio de Janeiro, prestam atendimento nos hospitais: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho; Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira; Instituto de Ginecologia; Instituto de Psiquiatria e Maternidade Escola.

Mais em: Prescrição UFRJ

Inscreva-se no vestibular de UniVassouras

Por fim…

A Faculdade de Medicina da Bahia é a mais antiga do país e da América Latina, seguida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Todas essas instituições têm uma história rica e são responsáveis pela formação de muitos profissionais renomados em todo o país.

Quer saber mais universidades de medicina? Confere nosso canal do YouTube nessa playlist especial para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?